Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Transforme sua cabeceira no principal diferencial do seu quarto

Transforme sua cabeceira no principal diferencial do seu quarto

. 4 minuto ler

Atualmente, com a popularidade das camas box, as cabeceiras viraram um item acessório do quarto, servindo, inclusive, para decoração.

Existem muitas possibilidades na hora de fazer com que sua cabeceira se torne o principal objeto decorativo do seu dormitório. Há opções em diversos modelos, compradas prontas, criadas do zero ou customizadas. Até mesmo objetos como portas, janelas, biombos, almofadas e cortinas podem ser reaproveitados com essa finalidade.

Além de artigo decorativo, as cabeceiras também protegem a parede de manchas e riscos indesejados. São objetos versáteis e tornam o ambiente ainda mais bonito, trazendo sofisticação, elegância, modernidade, criatividade, descontração, etc.

As cabeceiras podem ser feitas de diferentes materiais, mas, neste artigo, falaremos mais sobre os modelos em ferro.

Cabeceira de ferro: uma alternativa que nunca sai de moda

A cabeceira de ferro é bastante tradicional e clássica. Porém, já existem modelos mais modernos e despojados também.

Esse tipo de cabeceira pode ser utilizado em camas de casal ou solteiro; em dormitórios infantis, de jovens ou adultos. Com a escolha do design, ela pode ser o principal elemento que irá imprimir personalidade no quarto. Aliada ao modelo escolhido, a cor também contribui na hora da decoração.

A cabeceira de ferro pode ser usada com diferentes propósitos por cada pessoa. O objeto pode compor decorações rústicas, provençais, minimalistas, modernas, etc. Pode ser, inclusive, o ponto de contraste no quarto, quando combinado com móveis de outros materiais, ou com diferentes cores e texturas de parede. Até mesmo objetos postos sobre a cama podem ser utilizados para destacar ainda mais o modelo de cabeceira de ferro.

Uma vantagem das cabeceiras feitas de ferro é que estas são itens que não saem de moda – ou seja, elas podem fazer parte do quarto por muito tempo e continuar sendo usadas mesmo com a troca de decoração do ambiente.

Como fazer com que a cabeceira de ferro seja o ponto-chave da decoração no seu quarto

A cabeceira de ferro pode ser usada como elemento discreto e coringa, combinando com qualquer tipo de móvel e objeto. Contudo, também pode ser utilizada como o principal atrativo na decoração do quarto. Confira dicas de como transformar a decoração do dormitório com a cabeceira de ferro.

Entre o antigo e o novo: misturando elementos vintage e modernos

A cabeceira de ferro pode adequar-se a quartos rústicos ou despojados. Porém, que tal misturar um pouco esses dois estilos?

Uma cabeceira com design mais moderno e diferenciado em um quarto com móveis antigos e parede de tijolos ou madeira chama atenção e ajuda a criar um ambiente único. O contrário também pode ser feito: combinar cabeceiras tradicionais e vintage com decoração despojada e móveis mais futuristas. Essas ideias colocam a cabeceira como centro da decoração e a utilizam de modo criativo.

Cabeceira de ferro combinada com móveis de outros materiais

É possível utilizar cabeceiras de ferro em meio a objetos e móveis de outros materiais, como madeira, plástico, vidro, etc. A cabeceira, inclusive, pode ser o único item de ferro do quarto, destacando-se em relação ao restante do cômodo.

Nesse caso, o dormitório pode ser decorado com um tipo de material predominante ou uma mistura de vários. Em quartos em que até paredes, portas e janelas são de madeira, por exemplo, a cabeceira de ferro representa um contraste ainda mais forte.

Diferença de cores

Existem cabeceiras de ferro de cores variadas, sendo as brancas, pretas, prateadas e douradas as mais comuns. Essa característica pode ser usada como parte da decoração também, combinada com as cores dos outros móveis e parede.

Para dar destaque à cabeceira, por exemplo, é possível utilizar um modelo na cor preta em ambientes predominantemente brancos. Dormitórios muito coloridos, com papel de parede estampado, também combinam com cabeceira preta, que contrasta com o restante do local.

Já ambientes escuros podem ter como diferencial cabeceiras brancas, douradas ou prateadas. Os modelos prateados e dourados, aliás, ficam interessantes em peças claras também, ou monocromáticas, no geral.

Cabeceira como o elemento chamativo em quartos com decoração minimalista

A cabeceira de ferro é bastante utilizada em decorações minimalistas. Mas, ao invés de optar por modelos simples, por que não escolher designs mais detalhados, justamente para destacar esse objeto? Existem modelos para todos os gostos: com formas geométricos, detalhes românticos e provençais, dos mais discretos aos mais chamativos, com bordas retangulares ou arredondadas.

Uma cabeceira com riqueza de detalhes feitos em ferro pode ser posta em dormitórios com mobília pouco detalhada. Além de ser a parte atrativa da decoração, a cabeceira também pode ser o objeto a proporcionar sofisticação ao ambiente. Essa ideia, ainda, é válida em quartos com poucos itens decorativos, o que contribui ainda mais para destacar a cabeceira.

Customizar ou adicionar acessórios únicos à cabeceira

Outra alternativa para transformar a cabeceira de ferro no elemento principal da decoração do quarto é a customização do objeto. Pintando o objeto com cores diferentes das encontradas usualmente nos modelos, é possível proporcionar descontração e jovialidade ao ambiente.

O uso de tecidos, fitas, luminárias, ou qualquer outro acessório, também confere personalidade e unicidade à peça. Até mesmo plantas podem adornar a cabeceira, basta ter criatividade. Esses itens, ainda, podem ser trocados com frequência, ajudando a modificar a aparência do quarto de maneira simples e rápida.

Conheça a icamas e encontre variadas opções de cabeceiras de ferro

Se você está interessado em transformar a cabeceira no principal objeto decorativo do seu quarto, conheça os modelos da icamas. A loja trabalha, desde 2012, exclusivamente com a confecção de camas e cabeceiras de ferro para venda online.

Na linha de cabeceiras há modelos para camas box de casal, solteiro, king, queen e viúva. Com resistência à ferrugem, pintura eletrostática e fixação em box ou parede, a icamas oferece garantia de três anos. Os modelos são exclusivos e podem ser pagos à vista, com desconto no boleto bancário, ou em até 10 vezes sem juros. Escolha a peça que irá trazer mais autenticidade e criatividade na decoração do seu dormitório e compre pelo melhor custo benefício.

Fontes:

https://www.tuacasa.com.br/cabeceiras-criativas/
https://www.westwing.com.br/guiar/cabeceira-de-ferro/