Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
5 tipos de tapetes para usar no quarto

5 tipos de tapetes para usar no quarto

. 4 minuto ler

Não existe nada como ter o nosso quarto decorado do estilo que gostamos, com nossas coisinhas perfeitamente arrumadas em seus devidos lugares, umas plantinhas para dar paz no coração, e, como não poderia faltar, um tapete lindíssimo para ajudar a fechar tudo com chave de ouro, não é mesmo?

Mas se você acredita que escolher tapetes para o seu quarto é como escolher qual o melhor sapato que combina com a bolsa, elaboramos este conteúdo para descomplicar sua vida. Isso porque existe uma infinidade de tapetes disponíveis no mercado, dos mais diversos tamanhos, modelos, materiais e acabamentos. E foi pensando nisso que reunimos no post de hoje algumas dicas que com certeza vão ajudar você a encontrar o tapete perfeito para compor a decoração do seu quarto.

Quem aí está preparado (a)? Vamos lá! Boa leitura.

Tapete tapete meu, pra que te quero?

Antes de falarmos sobre as opções de tapetes entre as quais você pode escolher, é preciso entender um pouco melhor qual o objetivo desse item de decoração tão amado por todo mundo. Afinal, assim como grande parte dos itens de decoração, o tapete também tem sua função (além de ser lindo e aconchegante).

Você pode estar à procura de um tapete para delimitar o seu espaço, por exemplo. Isso é bastante comum no caso de espaços conjugados, onde não existem paredes para dividir fisicamente onde um cômodo acaba e o outro começa. E é justamente com esse objetivo que o uso do tapete é adotado: para ajudar a delimitar os cômodos.

Mas talvez você só esteja procurando um tapete bonito, que combine com a decoração do seu quarto e traga aquela sensação que todo mundo ama de conforto e bem-estar. Se esse for o seu caso, acredite, ainda assim é preciso seguir alguns passos que ajudarão a nortear a sua compra. Afinal, não existe nada mais frustrante do que comprar algo pensando em como ele ficará no espaço e, quando chegamos em casa, vemos que não é nada daquilo, não é mesmo?

Agora que você já deve ter imaginado qual a finalidade do seu tapete, vamos às dicas.

Tapete para delimitar espaço

Como citado anteriormente, os tapetes para delimitar espaço são grandes coringas dos espaços conjugados, mas funcionam perfeitamente em outros ambientes. No caso de quartos, por exemplo, eles podem facilmente servir como delimitadores de espaços em específico, como o de uma penteadeira, por exemplo.

Nesses casos, você pode inclusive escolher mais de um tapete, já que esse escolhido para delimitar um espaço será utilizado apenas no espaço em questão. Mas antes de sair comprando o primeiro tapete que encontrar pela frente, é importante pensar sobre o seu material, sua cor, tamanho, entre outros detalhes.

E é sobre isso que falaremos a seguir.

Escolhendo as cores do seu tapete

Não precisamos nem dizer que o seu tapete precisa conversar com o restante da decoração do quarto, não é mesmo? Por isso, se o seu quarto está todo decorado em tons de rosé e branco, não faria muito sentido comprar um tapete preto ou marrom (mesmo que esses sejam mais fáceis de limpar).

Mas isso não significa que o seu quarto precise adotar apenas uma tonalidade. O que queremos dizer aqui é que você deve se atentar quanto à paleta escolhida e já estabelecida pelos outros itens presentes. No caso de uma decoração em tons de rosé e branco, como citado no exemplo, o seu tapete pode tanto ser dessas duas cores, quanto uma mistura delas, ou até mesmo em tons mais escuros, como seria o caso de um rosa convencional.

Os gostos para decoração costumam variar muito de pessoa para pessoa, mas o importante a ser frisado aqui é que, para que seu quarto fique sempre lindo e passe aquela impressão de que toda a decoração foi, de fato, planejada, é preciso seguir sua paleta de cores, inclusive na escolha dos tapetes.

Já no caso de quartos com decoração mais clean ou minimalista, a escolha das cores ganha limites mais amplos. No caso de um quarto totalmente em tons de branco, um tapete em qualquer cor pode quebrar totalmente a monocromia, trazendo mais estilo e alegria para o ambiente.

Atente-se ao material

Principalmente se você sofre com alguma alergia respiratória, é preciso analisar muito bem o material do qual é feito o tapete que você pretende comprar. Isso porque esses itens costumam acumular bastante sujeira, a qual nem sempre é perceptível, principalmente em tapetes mais ‘fofinhos’.

Por falar neles, que estão muito em alta nos últimos tempos, é importante frisar que eles devem ser a última opção caso você seja alérgico a poeira ou ácaros. Como citamos anteriormente, os tapetes mais felpudos costumam ser uma verdadeira bomba acumuladora desses alérgenos, o que com certeza não fará nenhum bem para a sua saúde.

Mas se o seu coração bateu mais forte por esse tapete e nenhum outro vai combinar com a decoração do seu quarto, tudo bem. O importante aqui é frisar que a higienização deve acontecer com mais frequência do que a de outro tapete. Utilizar o aspirador de pó também é uma ótima alternativa, já que ele ajuda a remover boa parte da poeira e dos ácaros que nossos olhos não conseguem enxergar.

Sem injustiças por aqui!

E, para que nenhum tapete se sinta injustiçado, que tal considerar as outras possibilidades? Temos certeza que alguma delas, além do felpudo, pode encaixar perfeitamente no seu quarto – e no coração.

Você pode escolher entre: tapetes de fibras naturais ou sisal, tapetes de material sintético, tapetes de crochê ou tricô, tapetes artesanais (muitas vezes feitos com palha e outros materiais simplesmente lindos), entre diversas outras opções. Vale a pesquisa!

E, se você pretende dar aquela repaginada no seu quarto, que tal investir em uma bela cama e cabeceira de ferro? Além de serem ultrarresistentes, esses móveis ainda trarão para o seu quarto todo o conforto e bem-estar que você merece, e vão combinar com o tapete escolhido.

Que tal saber mais a respeito? Entre em contato com a gente!