Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Saiba como deixar seu quarto mais sustentável

Saiba como deixar seu quarto mais sustentável

. 4 minuto ler

O quarto é o local mais importante da casa, pois é onde você passa seus períodos de descanso e renovação. Para isso, precisa ser um local aconchegante e tranquilo. No entanto, outra questão pode ajudar a tornar o ambiente ainda melhor, que é a sustentabilidade.

Ter um quarto mais sustentável faz diferença para você e para a natureza. Portanto, neste artigo você vai descobrir como deixar seu quarto mais sustentável!

Aposte em móveis e objetos reutilizados e reutilizáveis

Uma das principais dicas para você deixar seu quarto mais sustentável é dar preferência para moveis e objetos que sejam sustentáveis. Isso quer dizer que tudo que entra no quarto precisa ter boa durabilidade para que não precise ser trocado com frequência.

Quanto mais você troca seus móveis e objetos, mais resíduos está gerando ao meio ambiente. O que não é nada sustentável e também nada econômico. Cada troca os gastos são grandes e os benefícios não são duráveis.

Ademais, escolher os materiais certos para seus móveis, faz toda diferença. Evite móveis compensador e objetos plásticos, pois apesar de a maioria dos plásticos ser reciclável, a quantidade que de fato é reciclada é baixa.

Portanto, evite que seu quarto faça para desse ciclo. Para isso, uma dica é utilizar móveis de ferro, pois é um material altamente resistente e que tem longa durabilidade. Nessa perspectiva você pode optar por ter uma cama com cabeceira de ferro, o que além de tornar seu quarto mais sustentável ainda vai deixar a decoração muito mais bonita.

Junto com isso, outros móveis também podem ser de ferro ou metal, pois vão poder ser utilizados por muito tempo. E você não precisa comprar tudo novo, pode encontrar móveis reutilizados e restaurar!

Além da cama de ferro, estantes e armários de ferro são até mesmo tendência em decorações como a industrial, por exemplo. Dessa maneira, você pode mesclar com móveis personalizados de madeira, como utilizar caixotes de feira como mesa de cabeceira.

Com certeza esse é um passo que vai deixar seu quarto muito mais sustentável. Afinal de contas, você estará dando uma nova utilidade para algo que havia sido descartado por outra pessoa, mas que estava em condições de uso.

Ademais, dê preferência para roupas de cama e tecidos que sejam orgânicos, pois muitos materiais liberam resíduos tóxicos que podem prejudicar o sono e a qualidade de vida. Assim, tecidos de algodão orgânico são sempre uma ótima alternativa.

Existem colchões orgânicos, o que também pode fazer com que seu quarto se torne mais sustentável. No entanto, não jogue fora seu colchão atual se ele ainda estiver bom. No entanto, quando for substituir, procure por marcas que sejam sustentáveis.

Além disso, essa é uma dica muito boa e que serve para todas as coisas. Ao comprar algo, o ideal é verificar a procedência, a forma de fabricação e o destino que será dado após o uso. Assim, você consegue visualizar toda a cadeia de consumo e dar preferência por coisas sustentáveis.

Experimente o minimalismo

Você já deve ter visto falar em minimalismo. Esse estilo de vida é pode ser muito sustentável se praticado direcionado para isso. Por si só, o conceito faz com que os adeptos tenham uma vida mais sustentável.

Isso porque, com a ideia de viver com o que precisamos e abrir mão de coisas materiais que não são essenciais, a cadeia de consumo já vai ser diminuída consideravelmente.

Aplicar isso ao seu quarto trará mais sustentabilidade, pois, com menos coisas, você terá um ambiente mais limpo, espaçoso e arejado para relaxar a mente e der boas noites de sono.

Além do mais, com alguns móveis de boa qualidade, como os móveis de ferro citados acima, seus objetos pessoais e demais objetos que considere importantes, o uso descartável de coisas e a falsa sensação de necessidade de mais objetos, não acontecerão. Desse modo, o resultado é um quarto e uma vida mais sustentável.

Isso não quer dizer que você não possa ter decorações e pensar no design no quarto. Muito pelo contrário, pois a cama de ferro, por exemplo, é algo que ajuda a compor a decoração do ambiente.

Você pode utilizar tapetes de materiais orgânicos e biodegradáveis, em vez de sintéticos, pode encontrar objetos reutilizados e investir em peças de boa qualidade. Dessa forma, você cuida do estilo do seu quarto e ao mesmo tempo consegue ter um ambiente mais sustentável.

Outra questão que vai ajudar nessa tarefa é pensar no consumo de energia. Deixe cortinas e janelas abertas o máximo de tempo durante o dia, o que vai exigir menor consumo de energia elétrica.

Ademais, tente não utilizar aparelhos eletrônicos no seu quarto. Televisão, computador, tablets e aparelhos eletrônicos, em geral vão consumir muito mais energia. Além disso, podem ser uma distração para seu relaxamento.

Muitas vezes esses aparelhos atrapalham o sono e fazem a mente permanecer estimulada durante a noite, o que vai prejudicar seu descanso. Assim, quanto menor o uso, mais sustentável se torna sua rotina e seu quarto.

Ademais, outra dica de sustentabilidade para seu quarto é optar por tintas orgânicas e não tóxicos quando for renovar a cor das paredes do quarto. Isso vai evitar que você respire partículas tóxicas e vai evitar que componentes químicos sejam dispersados na água que é utilizado para a limpeza dos materiais utilizados durante a pintura.

Dessa forma, você pode notar que há várias dicas para que você saiba como deixar seu quarto mais sustentável. O primeiro passo já foi feito, que é você ter a iniciativa de querer encontrar soluções para isso.

Desse modo, comece revendo o que não é tão sustentável dentro do seu quarto e veja como poderia se desfazer de forma correta. Além disso, aos poucos você pode ir acrescentando hábitos mais sustentáveis e encontrando móveis e objetos que façam jus a esse desejo.

Por isso, acesse o nosso site e veja as opções de cabeceiras de ferro que temos disponíveis. Esta poderá ser uma ótima maneira de começar a ter móveis duráveis e deixar seu quarto muito mais sustentável!