Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Retro Living Room: como usar essa decoração no seu quarto?

Retro Living Room: como usar essa decoração no seu quarto?

. 4 minuto ler

Se você gosta da decoração Retro Living Room, vai gostar de ter esse conceito no seu quarto. Esse estilo é baseado em peças e estilos de outras décadas, o que oferece resultados incríveis e muito aconchegante para seu quarto.

Então, veja como usar essa decoração no seu quarto e tenha a inspiração que faltava para colocar sua vontade em prática agora mesmo!

Como usar a decoração Retro Living Room no quarto?

Inicialmente, é preciso fazer uma distinção entre o conceito retroô e o vintage. Vintage são peças e móveis antigos que são utilizados em decorações nos dias de hoje. Com isso, são móveis restaurados e que foram fabricados décadas atrás.

Eles possuem todo um cuidado de conservação e passaram por várias gerações. Muitos podem ser encontrados em bricks e em lojas de móveis antigos. Porém, não é a mesma coisa de retrô.

Em contrapartida, o conceito retrô utilizada a referência do que era tendência décadas atrás, como estilo de móveis, objetos e roupas. Mas as peças retrô utilizadas atualmente são novas, são fabricadas hoje. Apenas há inspiração em outras épocas para a criação do design.

Nesse sentido, a principal diferença é na idade dos móveis, pois ambos os conceitos tem base em algo que era tendência em outros tempos.

E é justamente nesse último conceito que é baseado o estilo Retro Living Room, que cria salas de estar retrô, com móveis e decorações que remetem a um passado mais distante. É como se você estivesse entrando em uma sala nos anos 80, mas com móveis fabricados atualmente.

E uma das formas de levar isso para seu quarto é apostar em móveis retrô para fazer a base de sua decoração. Uma dica importante é focar em algumas peças para que sejam o centro das atenções da decoração.

Nesse caso, uma dica é utilizar uma cama retrô com cabeceira de ferro. É um estilo de cama muito utilizado nas décadas passadas e vai harmonizar totalmente com o conceito em questão.

Além disso, você pode colocar mesas de cabeceira retrô, que são aquelas com design que lembra madeira menos industrializada, pois são pintadas muitas vezes com verniz ou com uma cor só, como azul, verde e amarelo.

Diferentemente de estilos de móveis modernos, que não possuem tantos detalhes esculpidos e puxadores com aspecto envelhecido. Além disso, a maioria dos móveis de hoje não são pintados, são revestidos.

Além disso, utilizar um guarda roupa retrô também é uma ótica escolha e vai ajudar a compor o conceito Retro Living Room. Nesse caso, escolha um armário que combine com as mesas de cabeceira e com a cama de ferro.

No entanto, não é preciso que tudo seja da mesma cor. Podem ser de uma mesma paleta de cores, tom sobre tom ou até mesmo coloridos, pois uma das tendências retrô é a mistura de cores.

Assim, vai depender muito do seu estilo e do que você mais gosta dentro da decoração retrô.

Outra ideia é misturar o estilo retrô com o estilo que você já possui no quarto. Não é preciso mudar tudo de uma vez para levar o estilo Retro Living Room ao seu quarto.

Além disso, o que era para ser provisório pode ser tornar definitivo, porque uma das formas de decorações existentes é justamente mesclar estilos. Então, você pode deixar elementos de outro estilo decorativo e levar referências ao estilo retrô.

Nesse caso, como a cama é o que mais chama atenção no quarto, o estilo dela predomina. Por isso, você pode investir em uma cama com cabeceira de ferro também nessa decoração.

Além disso, pode ter uma das mesinhas de centro retrô e a outra com outro estilo. O mesmo se pode fazer com o restante do quarto, sempre lembrando de espalhar as referências de forma uniforme para que tudo fique misturado e não delimitado.

A ideia é que o quarto seja um ambiente único, por isso misture os objetos de forma que quem entrar não veja nitidamente separações de estilo.

Aposte em cores e objetos retrô

Além de se preocupar em conseguir moveis retrô para criar um quarto Retro Living Room, as cores das paredes, cortinas, tapetes e objetos também fazem diferença.

Ademais, o material e o estilo dessas coisas precisam estar dentro do retrô, se a sua intenção é que o quarto todo seja somente desse estilo.

Nesse caso, preste atenção aos detalhes. Nos anos 70 e 80, por exemplo, não existiam persianas como as que existem atualmente. Por isso, cuide para escolher cortinas que remetam a outra época e que não sejam de aparência moderna.

Desse modo, cortinas de pano são uma ótima opção. E para criar uma certa neutralidade e destacar os móveis retrô que são a cereja do bolo, utilize cortinas em tons neutros.

Ademais, como muitos moveis retrô são mais coloridos, os tapetes também podem ser de cor neutra, como cores claras e nude. Mas isso não é uma regra, você sempre pode fazer o que encaixar melhor na sua personalidade.

Além disso, os objetos de decoração também precisam passar uma imagem de coisas antigas, mesmo que sejam fabricadas atualmente. Uma boa dica é utilizar pratos decorados, como aqueles pratos de porcelana que a casa dos avós tem.

Você pode utilizar esses pratos para colocar pequenos objetos em cima de cômodas e mesas de cabeceira. Além disso, objetos de louça também possui característica retrô.

Outra dica de como deixar seu quarto com a decoração Retro Living Room é prestar atenção na iluminação. Muitos pendentes e luminárias não remetem a esse conceito. O ideal é apostar em abajures, quanto mais com aparência de antigos, melhor.

Assim, vai ser possível criar uma atmosfera retrô em seu quarto e levar todos os aspectos do Retro Living Room para o local em que você passa boa parte do dia.

Gostou de saber como usar esse tido de decoração em seu quarto? Então entre em nosso site e encontre as cabeceiras de ferro que disponibilizamos. Com certeza, vai ser a peça essencial para que as dicas dadas até aqui sejam colocadas em prática!