Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Quartos clássicos: saiba por que eles nunca saem de moda!

Quartos clássicos: saiba por que eles nunca saem de moda!

. 4 minuto ler

O estilo clássico nunca deixa de estar em alta entre as escolhas de decoração para suítes, salas de estar, cozinhas e até banheiros. Os tons pastéis e os tecidos macios que os acompanham são envolventes e dão a sensação de lar e conforto.

A sua casa e, principalmente, o seu quarto, são ambientes nos quais você passa a maior parte do tempo, e por isso não é indicado encher eles com muitas poluições visuais ou elementos que possam quebrar essa sensação de relaxamento.

Apostar em um design simples e tradicional é uma escolha certeira. Caso você venha a querer adicionar um pouco mais de cor ou objetos diferentes, também não haverá grandes barreiras para fazê-los combinar com o cômodo.

O que chamamos de ‘’clássico’’?

A influência clássica na arquitetura e design de interiores é muito apreciada e procurada, tanto por especialistas quanto por novos entusiastas que desejam decorar seu quarto em estilo atemporal e aconchegante.

No espectro do clássico, há alguns elementos indispensáveis que dão nome ao estilo, como a preferência por materiais de qualidade, a exemplo do granito e do ferro fundido. Uma bela cabeceira confeccionada em ferro pode ser a peça chave para o seu quarto clássico!

A influência renascentista não se limita apenas ao mobiliário: também se parte dos princípios de proporção artística e arquitetônica da época clássica na hora de distribuir os elementos no ambiente, evocando o estilo através de sensações visuais.

É crucial nesse estilo de arquitetura que se preze pelo conforto, pela mobilidade dentro dos espaços. É por isso que os móveis vão sempre rente à parede, contornando o quarto, e o centro fica livre para circulação.

Por que o estilo Clássico nunca sai de moda?

Estilos atemporais tem algumas características importantes, como a versatilidade e a universalidade, e são facilmente combináveis e adaptáveis. As paredes normalmente são pintadas em tons claros que agreguem luz ao cômodo.

Um quarto clássico tem a particularidade de nos fazer sentir aconchegados, tranquilos, quase abraçados pelo ambiente. Uma cabeceira clássica (e aqui entram as bem tradicionais e aquelas com influência moderna) dão um charme especial à cama.

É possível transitar entre diversos estilos para compor um quarto clássico, e é por isso que essa opção agrada a diversos tipos de público e diferentes gostos. Isso é uma grande vantagem quando é preciso dividir o quarto com alguém, por exemplo.

Manter a estrutura clássica é com certeza uma escolha econômica, caso seja preciso eventualmente fazer uma reorganização ou até vender o seu imóvel.

A importância das linhas na decoração

As linhas que escolhemos para modelar cada item do nosso projeto de obra são importantíssimas para o visual final daquele ambiente. Elas vão definir a energia e o estilo.

A cabeceira funciona como uma moldura para a cama, e sendo a cama um dos elementos mais importantes do quarto, é interessante que se pense com cuidado e objetividade na hora de decidir.

As linhas que encontramos nas cabeceiras de ferro podem tanto remeter a essas proporções renascentistas – com suas formas características – ou apresentar linhas mais retas, puxando para uma proposta mais moderna com ares de simplicidade.

Hoje em dia preza-se muito pelo estilo clean e minimalista. Isso se deve ao fato de que cores sóbrias e designs simples são também muito versáteis e fáceis de combinar.

Investir em uma cabeceira de ferro, seja ela bem simples ou mais rebuscada, com arabescos ou desenhos formados pela grade, habilitará e facilitará possíveis mudanças na decoração, e vai possibilitar a escolha entre diversas opções de composição.

Paleta de cores

Há várias propostas para combinar cores e tecidos com a sua cabeceira. Você pode incorporá-la ao ambiente de forma leve e sutil, adotando uma cor sóbria que combine com o resto das peças do quarto.

Mas uma alternativa igualmente interessante é torná-la o elemento central da sua decoração, com uma cor de destaque que faça contraste e dê um tom divertido e moderno ao lugar. Dessa forma, aquele fica sendo o ponto de cor principal.

Tomando o caminho de uma proposta com influência mais clássica, você pode optar por combinar uma cabeceira em tons de branco ou preto com seda ou veludo. Cores pastéis vão bem com essa proposta, mas você pode também adicionar um cobertor vinho, por exemplo.

Para os outros elementos do quarto, ou até mesmo para a cor da cabeceira, tons metálicos como prata e dourado ajudam a criar a atmosfera clássica e ornam perfeitamente com cores claras. Se quiser adicionar um toque de cor, prefira tons escuros de azul e vermelho.

Como modernizar o estilo clássico?

O estilo moderno, mesmo que imperceptível à primeira vista, já tem em sua essência profundas influências do período clássico.
Muitos dos conceitos e diretrizes usados hoje em dia na arquitetura já datam dos modelos antigos de construções gregas. Por esse motivo não é nenhum desafio ornar clássicos e modernos em uma decoração harmônica e delicada.

Um design industrial, com uma parede de cimento e colchas ou almofadas rústicas para compor o ambiente já oferecem um visual mais descontraído do que a seda e o veludo, e são ótimas combinações para uma atmosfera jovial.

Inicialmente, o estilo clássico não é o que mais preza pelo conforto e funcionalidade. Entretanto, como visto, isso não precisa ser uma regra enquanto você estiver decorando um ambiente nesse estilo.

Há muitas opções no mercado de móveis com inspiração clássica e design moderno, que não abrem mão de pensar naquela peça especificamente para uso no dia a dia.

Você economiza!

A vantagem econômica desse estilo é enorme, já que não requer uma grande quantidade de objetos para compor uma decoração bonita. Ao prezar por materiais de mais qualidade, os móveis e objetos também tendem a durar mais, evitando reposições.

Porém, não é necessário gastar enormidades de dinheiro com móveis caríssimos para ter um quarto clássico dos sonhos. Há opções que oferecem um custo benefício fantástico para o consumidor –as cabeceiras de ferro são exemplo.

Além de compor extremamente bem com diversos estilos, esse tipo de cama é fácil de manipular, possui grande qualidade e durabilidade. E ainda te deixa à mão a opção de customizá-la no futuro.

O estilo clássico é chave para quem busca atemporalidade!

Gostou? Venha nos conhecer e escolher sua peça favorita para compor a decoração do seu quarto!