Quarto colorido: saiba como fazer uma decoração com muitas cores!

Icamas 0 Comentários

O quarto é o ambiente da casa que exige cuidado na hora da decoração, pois precisa ser aconchegante e propício para relaxar. Portanto, é fundamental dar atenção para os móveis, a iluminação e as cores que serão aplicadas.

Quanto mais bem aproveitado for o cômodo, melhor será a qualidade do seu sono. Entretanto não significa torná-lo obrigatoriamente branco ou neutro. Ao utilizar as cores nesse espaço, é possível deixá-lo com a sua personalidade e outra vibração.

Isso acontece porque cada cor transmite uma sensação diferente, e dá para tornar o cômodo receptivo e com um visual ousado. Como acertar na decoração do seu quarto colorido e não pesar na mão? A seguir, separamos 5 dicas para você adotar novos tons nesse local e transformá-lo totalmente. Confira!

Analise o espaço

Para acertar no visual é essencial analisar o cômodo e perceber como as cores podem ser utilizadas. Afinal, não adianta comprar alguns galões de tinta e pintar as paredes aleatoriamente.

É necessário entender quais sensações você deseja despertar no ambiente. Basta pensar no uso do espaço. Se é usado apenas na hora de dormir, as escolhas podem ser aplicadas de maneira sutil. Já se for utilizado também como escritório, as nuances precisam incentivar a criatividade, mas sem perturbar o sono. Por meio da psicologia das cores, dá para entender o que cada cor transmite e acertar na decisão.

O tamanho do cômodo também deve ser considerado. Se for pequeno, as escuras o tornam menor. Portanto, investir em nuances mais claras é a melhor pedida.

Saiba harmonizar as cores

Saber como harmonizar as nuances no quarto é essencial ao produzir esse espaço. Isso significa escolher uma paleta que converse a fim de compor o ambiente de maneira perfeita.

Para facilitar, dá para usar o círculo cromático e saber quais tons combinam. É possível criar diversos tipos de paleta de acordo com o seu gosto. O ideal é optar por uma cor base e utilizar as outras nuances em detalhes.

As principais combinações são:

  • ****monocromática **** consiste em usar diversas tonalidades de uma nuance em conjunto com cores neutras, como branco, preto ou cinza;

  • ****complementar **** as complementares são aquelas que ficam em lados opostos do círculo cromático. Nesse tipo de combinação, são usadas duas cores para um efeito contrastante, como o laranja e o azul;

  • ****análoga **** aqui, você escolhe até três opções que estejam lado a lado no círculo. A dica é definir a combinação como fria ou quente e não misturar os tons desse tipo. Um exemplo é o conjunto de verde e azul.

Invista em móveis coloridos

Não são somente as paredes que aparecem coloridas: os móveis também podem sair do tradicional. Dentro da paleta de cores escolhida, invista em um armário azul, na cômoda vermelha ou mesmo na cama com a cabeceira dourada, por exemplo.

Assim, se você não quiser alterar a cor das paredes, dá para optar por essas peças coloridas. Por serem móveis importantes, chamam a atenção e entregam um visual atraente e único.

Abuse da cor nos itens decorativos

Os itens decorativos dão o toque especial no quarto colorido. Como são objetos menores, não há problema em optar por cores chamativas. A dica é não exagerar na quantidade e escolher peças atraentes e que tenham a ver com o seu estilo.

Você pode utilizar quadros, vasos com plantas e almofadas. Essas últimas, inclusive, são ótimas opções de decoração, já que permitem trocar as capas e ter sempre uma produção diferente.

Cuide da iluminação

A iluminação é um ponto imprescindível no quarto para valorizar as cores selecionadas. Já pensou aplicar um papel de parede com detalhes coloridos e, à noite, a peça não ter destaque?

Logo, opte pelas lâmpadas corretas e que tenham a temperatura adequada. As amarelas são as ideais porque trazem maior conforto. Também vale utilizar luminárias próximas à cama para facilitar a leitura e criar uma iluminação indireta.

Um quarto colorido pode melhorar o humor após um dia estressante e trazer a sensação tão desejada. Com essas dicas, é possível acertar na escolha das cores e valorizar os detalhes desse espaço.

Para apostar nessa tendência, conheça as camas coloridas e veja como incorporá-las ao quarto!

Comentários