Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Qual o melhor modelo de cortina para o seu quarto?

Qual o melhor modelo de cortina para o seu quarto?

. 5 minuto ler

A cortina é um dos detalhes decorativos de uma casa que pode trazer uma atmosfera muito importante ao ambiente, além da beleza, pois traz conforto, privacidade, ajuda a regular a temperatura do cômodo, bem como a sua iluminação.

Para os quartos, as cortinas são essenciais para trazer o acolhimento que este ambiente precisa para o descanso. Mas qual o melhor modelo de cortina para este cômodo? Vejamos no decorrer do post.

A escolha de modelo de cortina de acordo com seu perfil e necessidade

Primeiro de tudo, para encontrar modelos que se harmonizem com a decoração escolhida e de acordo, é claro, com seu perfil e necessidade, é fundamental conhecer as diversas opções, tipos de tecido ou material escolhido, texturas e outras características disponíveis. Para isso, pode ser interessante contar com a ajuda de um profissional de decoração de interiores para ajudar na decisão.

Uma dica que estes profissionais dão é procurar optar por tecidos de cores neutras, a fim de não errar na combinação com o restante da decoração.

Depois de optar pelas cores, o próximo passo é saber o estilo de cortina que deverá estar de acordo com a decoração que será definida, bem como as funcionalidades.

Vejamos a seguir quais os tipos disponíveis de cortina que você poderá levar em conta na hora da escolha para o seu quarto.

Modelos disponíveis de cortina para o seu quarto

Depois de feita a escolha da decoração para o seu quarto, você poderá optar pelos seguintes modelos de cortinas:

As cortinas tradicionais

Este tipo de cortina serve para qualquer decoração. Elas ficam melhor posicionadas se forem instaladas no forro e ter a opção de trilhos, que devem ficar bem próximo do teto.

O tamanho da cortina deve ir do teto ao chão, em locais livres de móveis, principalmente nas laterais, para que o tecido tenha espaço para ficar acomodado quando a cortina estiver aberta. Este modelo deixa o ambiente bastante elegante.

Cortinas de persianas

São ideais para quartos de jovens e adultos jovens ou para quem quiser mais sofisticação no ambiente. Seu mecanismo de abrir e fechar sem a necessidade de puxá-las mantém um controle da claridade do ambiente. São encontradas em modelos horizontais e verticais.

Painéis

Assim como o modelo rolô, o modelo painel é indicado para estilos contemporâneos e clean. Portanto, se você quer leveza no seu dormitório, vale a pena experimentar esse tipo de cortina.

Modelo Rolô

São modelos confeccionados em tecidos decorativos ou com blackouts. São acionadas por mecanismos como correntes, molas ou motorizadas. São mais modernos e atuais, além de práticos.

Modelo Blackout ou corta luz

Também conhecidos como corta-luz, os tecidos de cortina blackout são utilizados para quem quer bloquear completamente a luz externa dentro do ambiente, garantindo 100% de privacidade.

Cortinas Double Vision

Também um tipo de cortina em estilo persiana, este modelo é bastante clássico, dá certo com qualquer estilo de decoração. É graduável, permitindo diversos tipos de abertura e visibilidade.

Modelo de cortineiro embutido

Este modelo é o mais utilizado, caso a residência tenha sanca no teto. Ele fica embutido, tornando o ambiente bastante elegante, pois o trilho fica escondido.

Cortina com bandô

Um modelo bastante elegante e discreto, o bandô é um painel de cortina que fica envolvido em uma haste que cobre o topo da janela. Este pode ser confeccionado em vários tipos de materiais e acabamentos decorativos. Ideal para quartos mais despojados.

Algumas dicas para escolher cortinas para o seu quarto

Para fazer uma boa escolha em cortinas, siga estas dicas de arquitetos e decoradores para te ajudar nessa tarefa:

1. Faça as medidas antes de mandar fazer ou comprar suas cortinas. Afinal, um erro de cálculo pode fazer toda a diferença nos resultados.

2. Verifique as margens laterais para que a cortina fique perfeita e que sirva ao seu propósito, deixando uma sobra de 20 centímetros da parede, em cada lado.

3. Os quartos são o melhor lugar para relaxar, então, escolha ideias de cortinas de quarto com texturas e cores que ajudarão a criar uma atmosfera tranquila.

4. Dê uma reviravolta no estilo. Se você deseja dar um toque de modernidade ao design tradicional de um quarto, a chave é garantir que pelo menos um dos elementos de suas cortinas viole um pouco as regras. Você pode, por exemplo, optar por um padrão tradicional em uma cor estranha ou escolher um par clássico de cortinas em um tecido inesperado.

5. Ideias neutras criam um visual descontraído. Os neutros dão uma sensação romântica a um quarto – e as cores de rosa suave, brancos e amarelados também são propícios a uma atmosfera calmante de quarto. Então, por que não levar isso para as cortinas do quarto? Escolher um tecido que combine com essas cores será uma maneira fácil de adicionar o toque final ao seu quarto e, estando iluminado por lâmpadas de cabeceira à noite, brilhará de forma convidativa.

6. Para obter um efeito mais marcante, podemos usar cortinas duplas com cores e estilos diferentes. Podemos até brincar com os desenhos ou com as formas de amarrá-los ou entrelaçá-los. Você pode deixar sua imaginação voar e usar as cores que você mais gosta.

7. Se sua residência tiver gesso muito rebaixado, é importante verificar quanto tem de espaço disponível para comportar o cortineiro, antes mesmo de escolher qual modelo será utilizado. Normalmente, o tamanho fica em cerca de 15 centímetros.

8. Se a sua janela for muito rebaixada, coloque sua cortina em uma altura que seja maior do que ela, para não passar a impressão de que o ambiente é espremido e achatado.

As cortinas para quarto conferem uma atmosfera bastante aconchegante, além de criar espaços mais harmoniosos e confortáveis, trazendo também privacidade ao ambiente, já que é o mais íntimo da residência.

Com estas dicas, certamente você estará preparado para escolher o melhor modelo de cortina para o seu quarto.

Visite nosso site e conheça o que temos de melhor em matéria de cabeceiras de ferro para o seu quarto, que certamente combinarão com qualquer modelo de cortina que você escolher.

Fonte:

Modelos de Cortinas para Quarto: Fotos e Sugestões

https://www.westwing.com.br/guiar/cortinas-para-sala-de-estar/?gclid=EAIaIQobChMIpK27peyI5wIViYeRCh3PtwZsEAAYAiAAEgJ7ZfD_BwE

15 dicas para escolher os melhores modelos de cortinas

Cortinas para o quarto: qual é o modelo perfeito para você?