Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Quais tipos de plantas podem ficar no quarto?

Quais tipos de plantas podem ficar no quarto?

. 4 minuto ler

Contribuir com a decoração, limpar o ar, deixar o ambiente mais elegante e, ao mesmo tempo, mais aconchegante, e ainda melhorar a qualidade do sono são alguns dos benefícios de ter plantas no quarto. Porém, nem todas as espécies são indicadas para esse espaço.

Para te ajudar na escolha, trouxemos uma lista com os principais tipos de plantas que, não só podem, como devem estar no seu quarto. Confira:

Plantas podem ficar no quarto?

Muita gente acredita que, por ser um ambiente fechado e menos iluminado, os quartos não são ideais para o cultivo de flores e plantas.

Além disso, reza a lenda que, por consumirem oxigênio e liberarem gás carbônico durante a noite, as plantas “roubariam” o ar de seus donos. Mas isso tudo é balela.

Ter plantas no quarto é equivalente a dormir com um animal de estimação, ou seja, totalmente seguro e, no que diz respeito ao ambiente, existem diversos tipos de plantas que, exatamente por precisarem de pouca luz, são excelentes para viverem dentro de casa.

Conheça-os agora:

1. Espada de São Jorge

Excelente para quem tem pouco tempo ou não está acostumado a cuidar de plantinhas, a espada de São Jorge tem a vantagem de crescer bem na sombra e precisar de pouca água, com regas a cada vinte dias.

É um tipo de planta bastante indicado para o quarto porque, além da necessidade pequena de cuidados, absorve substâncias tóxicas como benzeno, formaldeído e tricloroetilenos, melhorando assim a qualidade do ar.

Experimente colocá-las em vasos, tanto no chão, quanto em cima de móveis baixos, como criados.

2. Lírio da paz

O lírio da paz exige pouca luz e ambientes quentes, o que faz dele uma ótima opção de planta para ficar no quarto.

Eles possuem o benefício de aumentar a umidade do ar em até 5% e ajudarem a eliminar substâncias químicas e microorganismos que causam alergias. Além disso, desabrocham lindas flores que contribuem dando um ar mais refinado à decoração.

3. Dinheiro em penca

Também conhecida como tostão, essa planta precisa de sombra total ou parcial e terra úmida para crescer saudável.

Segundo o Feng Shui, é uma planta que emana positividade, atraindo prosperidade, principalmente na área profissional.

Por ser uma planta pendente, fica linda quando colocada em lugares mais altos do quarto, como prateleiras e estantes. Espécies desse tipo, quando combinadas com os itens certos, são capazes de transformar a decoração do quarto.

Com cabeceiras de ferro, por exemplo, você pode combiná-las para deixar o ambiente num estilo vintage e, ao mesmo tempo, rústico, uma das principais tendências de decoração atual.

4. Suculentas

Existentes nas mais variadas espécies, tamanhos, formatos e cores, as suculentas são excelentes para a decoração de quartos, uma vez que, muito versáteis, podem ser combinadas das mais diferentes formas.

Seu cultivo é outro ponto positivo, pois exige poucos cuidados: se adaptam bem a ambientes secos, podem ser regadas apenas uma vez por semana, ou quando a terra estiver seca e crescem bem em ambientes com luz indireta.

5. Filodentro

Ideal para quem gosta de plantas maiores, com folhas grandes, o filodentro é um tipo de planta que pode ficar no quarto, pois, não precisa de muita rega — apenas uma vez por semana — e gosta de luz indireta, do tipo que se espalha por todo o cômodo, sem um foco único.

O filodentro ainda contribui para a melhora do ar, pois libera umidade facilmente e absorve substâncias químicas prejudiciais à respiração.

6. Árvore da felicidade

A única exigência essencial para o cultivo dessa planta em ambientes fechados é que fiquem próximas de janelas, para que possam receber luz solar em determinadas horas do dia.

A árvore da felicidade tem um significado especial, principalmente para os casais: de acordo com a tradição, duas mudas da espécie devem ser plantadas no mesmo vaso, para atrair boas energias para o casal.

Por causa de seu formato, essas plantas ficam ótimas na decoração de ambientes internos. Combinadas com uma cabeceira de ferro e objetos em madeira, por exemplo, conferem um ar clássico e artesanal ao ambiente, com destaque para a natureza.

7. Camedórea-elegante

Mais uma opção de planta grande, a camedórea-elegante é uma espécie de palmeira de pequeno porte, excelente para decorar ambientes internos iluminados com luz difusa, uma vez que a incidência direta do sol pode queimar suas folhas.

São plantas muito charmosas e possuem a capacidade de filtrar o ar em cômodos maiores.

8. Hera

Apesar de ser conhecida como hera venenosa, essa espécie é, na verdade, uma das melhores opções de plantas para se ter no quarto.

Excelente para quem sofre com problemas respiratórios, a hera absorve toxinas perigosas como o benzeno e o formaldeído, e ainda reduz a quantidade de mofo presente no local. Dessa forma, eles purificam o ar, diminuindo a incidência de alergias e irritações.

Por ser uma planta pendente e tóxica quando ingerida, é essencial cultivá-la em lugares altos, principalmente em casas com crianças e animais de estimação.

9. Jiboia

Assim como a hera, as jiboias também possuem propriedades purificadoras e precisam ser colocadas em locais altos, no caso de lares com animais de estimação, pois possuem toxinas que podem contaminar os bichinhos.

Fora isso, a espécie é maravilhosa para quartos, pois necessita de vasos pequenos e pouca quantidade de terra para crescer. Além disso, sua folhagem é um bônus extra para a decoração.

10. Lavanda

Última da nossa lista, mas, nem por isso menos importante, a lavanda — ou alfazema — precisa de um pouco mais de atenção do que as opções anteriores, pois, precisa de bastante luz para se desenvolver, de modo que, caso seu quarto não receba luz solar, será preciso colocá-la para fora todos os dias.

Porém, os benefícios dessa planta compensam suas exigências: além da beleza e do perfume maravilhoso, a lavanda possui propriedades calmantes, que reduzem o estresse e ansiedade, melhorando significativamente a qualidade do sono.

Com sua aparência delicada, é excelente para ser usada na decoração de quartos no estilo clássico, com uma pegada mais romântica, ou até mesmo em quartos de bebê.

Assim como as plantas, as cabeceiras de ferro também possuem a qualidade de combinarem perfeitamente com os mais diversos estilos de decoração e, em nossa loja, você encontra os melhores produtos, com os melhores preços. Conheça nossos serviços.