Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Quais quadros decorativos usar no quarto de crianças?

Quais quadros decorativos usar no quarto de crianças?

. 4 minuto ler

Para uma criança, o seu quarto é o seu refúgio, a sua zona de criatividade, onde todas as suas ideias mágicas acontecem. É lá que ela vai brincar, descansar, buscar conforto, onde ela terá todas as coisas que ela tanto gosta e que são importantes para ela.

Todos os pais querem deixar o quarto da criança perfeito desde a sua chegada, e essa pode ser uma tarefa muito divertida. Se você gosta de decorar, aproveite os anos iniciais do seu filho para participar ativamente desse processo, pois ao chegar a adolescência, você dificilmente poderá opinar.

Decorar esse ambiente é importante para que a criança se reconheça ali, que a sensação de acolhimento seja a melhor possível. Além de uma boa escolha de móveis, objetos e paletas de cores, o uso de quadros decorativos são uma ótima saída para dar familiaridade ao ambiente, sem deixá-lo pesado. Esses elementos podem ajudar a estimular a criatividade, desenvolver os sentidos e ajudar no crescimento das crianças. Tendo isso em mente, preparamos este post para te ajudar a escolher quadros para os quartos dos pequenos, de acordo com os seus objetivos.

Quadros Provençais

Esse estilo é mais clássico e sofisticado, muito utilizado em quartos de bebês. O Provençal possui suas origens em Provença, na França, e é uma opção mais próxima do estilo romântico e rústico. A paleta de cores utilizada aqui são mais claras, as molduras de madeira, geralmente com formato oval, e com padrões de flores. Quadros com composições delicadas caem muito bem nesse estilo, ursinhos e bichinhos de pelúcia, por exemplo. Elementos florais ficam lindos também!

Em quartos de crianças maiores, é possível fazer uma composição de quadros de tamanhos e formatos diferentes, com imagens, fotos, ou até mesmo objetos. Não se esqueça de que, por mais lindo que esse estilo seja, precisa haver harmonia com o restante da decoração do ambiente. Não adianta decorar o quarto todo minimalista e compor com quadros provençais.

Quadros Lúdicos

Essa é uma das opções favoritas das crianças, isso porque é possível incorporar todos os elementos de fantasia que eles tanto adoram. Quadros de heróis, princesas, personagens... As possibilidades são infinitas, e fica muito fácil ornar com o restante da decoração.

Para quartos com a temática lúdica, dê preferencia às cores e formatos, tudo que estimule os sentidos da criança. Nesse tipo de decoração, o foco costuma ser o divertimento e o desenvolvimento da criança, sendo assim, a mesma lógica deve ser repassada nos quadros.

Pensando no lúdico, dê preferência aos quadros que possam contribuir com as brincadeiras e atividades da criança. Por exemplo: os personagens favoritos dela podem auxiliar no momento de contação de histórias; uma composição com diversos quadrinhos de animais de fazenda pode contribuir com as brincadeiras, ao estimular a criatividade e o vocabulário.

Lembre-se de que os quadros são um dos últimos elementos a serem incorporados na decoração do quarto, para que a decoração faça sentido e siga uma linha de raciocínio. Se a criança gostar, a própria arte dela pode se tornar parte da decoração!

Quadros Minimalistas

Molduras em tons claros e ângulos retos podem comportar diversos estilos de gravuras. O benefício desse tipo de quadro é se adaptar facilmente a qualquer escolha de decoração que você tenha aplicado no quarto de maneira fluída. Em uma moldura branca e reta, por exemplo, você pode colocar gravuras multicoloridas de temáticas diferentes sem que fique fora de contexto. Se os móveis que você escolheu para o quarto são simples e brancos, por exemplo, as molduras podem acompanhar esse raciocínio minimalista, podendo ousar na escolha das imagens, como personagens clássicos ou super-heróis.

Quais os melhores locais para se colocar os quadros?

Dependendo da idade da criança, os melhores lugares para se colocar os quadros pode mudar, mas, como, em geral, os moveis são mais baixos, sobra muito espaço para deixar a criatividade trabalhar. A única questão é evitar sobrecarregar as paredes com muitos quadros para não deixar o ambiente pesado e acabar atrapalhando o desenvolvimento e o sono do seu pequeno. Vejamos os melhores lugares para colocar os tão queridos quadrinhos!

Acima da mesa: Muitos quartos possuem uma mesa ou escrivaninha para a criança brincar, desenhar ou fazer as suas atividades escolares. No espaço acima dessa mesa, pode ser colocado um quadro de tamanho médio para grande, ou uma composição de quadros menores. Pode ser uma ilustração grande e única, ou uma espécie de história em quadrinhos (literalmente). Quadros nesse local podem estimular a criatividade da criança, uma vez que ele se encontra numa área onde a criança costuma deixar a sua imaginação fluir.

Acima da cômoda: Assim como no caso anterior, os quadros nessa área ficam muito bem dispostos, porém, numa perspectiva mais alta do que a anterior. Apenas se atente para que eles não se encontrem imediatamente a frente da cama ou berço para que o sono da criança não seja afetado. Aqui também pode ser disposta uma composição de quadrinhos.

Acima da cama: para quadros que ficam acima da cama da criança, dê preferencia a molduras neutras e com ilustrações menos coloridas, também para não atrapalhar o padrão de sono. Um desenho muito complexo, detalhado ou colorido, pode estimular a imaginação da criança no momento de descanso e atrapalhar a rotina de sono da mesma, gerando diversas consequências.

Delimitando os espaços dentro do quarto: em quartos onde a área em que a criança dorme e a parte onde ela brinca ficam separadas, é possível utilizar quadros decorativos para fazer a distinção entre esses ambientes. Por exemplo, manter a área da cama mais neutra, e a área onde ficam os brinquedos com quadros mais lúdicos e divertidos.

Outras dicas de decoração com quadros

Além dos temas que já mostramos aqui, existem outras opções de decoração com os quadros que podem trazer muito aconchego e acalanto para o quarto da criança. Mantendo a paleta de cores escolhida, e até mesmo o tema, você também pode incorporar:

• Uma foto da gravidez;

• Colagens com fotos diversas de todos os membros da família;

• Composição com fotos da criança em fases diferentes;

• Nome do bebê ou da criança.

O que você achou das nossas dicas? Para conhecer nossos produtos, acesse o nosso site!