Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Quais almofadas usar na cama de casal?

Quais almofadas usar na cama de casal?

. 4 minuto ler

As almofadas, peças praticamente obrigatórias em qualquer casa, já não servem apenas para proporcionar apoio para as costas ou para enfeitarem os sofás e poltronas das salas. Hoje, elas também ganharam espaço em outro cômodo: o quarto.

Nas camas de casal, esse objeto se junta aos travesseiros e mantas, criando a atmosfera perfeita para quem adora unir conforto e estilo, e deixando a decoração ainda mais particular e cheia de presença.

Mas, afinal, como escolher as almofadas perfeitas? Existe algum truque para combiná-las da maneira correta? Se você quer descobrir a resposta para essas perguntas, é só acompanhar as dicas que preparamos a seguir.

Conheça os diferentes tipos de almofadas para camas de casal

Definitivamente, os principais motivos para que as almofadas façam tanto sucesso quando o assunto é decoração são a praticidade, a facilidade de encontrá-las e o baixo custo, que permite que elas sejam trocadas com frequência, acompanhando o estilo do ambiente.

Se o seu objetivo é deixar a cama de casal ainda mais estilosa e aconchegante, aí vão alguns modelos e características para ficar de olho!

Tipos de enchimento

Tanto os enchimentos quanto os materiais externos das almofadas dependem da finalidade das peças. Se a ideia é usá-las para dar mais conforto às costas, o melhor é apostar em forros mais firmes e estáveis, que proporcionem sustentação para a região.

Já as almofadas decorativas, devem ser mais suaves ao toque, mudando de formato sempre que alguém se apoiar sobre elas.

Apesar da enorme quantidade de enchimentos disponíveis no mercado, se o seu objetivo é decorar a cama de casal, você pode “refinar” a lista e apostar em:

  • Penas de ganso: geralmente, é a opção mais cara disponível no mercado. Porém, acredite, o investimento vale a pena, principalmente para serem utilizados nos quartos. Além de extremamente macios, esses enchimentos podem ser reaproveitados durante anos, sem nunca perderem seu formato original;
  • Fibras: fáceis de encontrar, esses enchimentos costumam rechear almofadas meramente decorativas. Ao contrário das penas de ganso, as fibras são baratas, o que permite que você troque a decoração da cama de casal sempre que quiser, com o mínimo de investimento;
  • Espuma: esse também é um tipo bastante comum de enchimento, sendo caracterizado por dezenas de pequenos “flocos” do material, que podem ser sentidos ao apertar a almofada. Por conta de sua composição, não costuma proporcionar muita sustentação à peça.

Estampas

As estampas das almofadas podem ser bastante variadas, agradando todos os gostos. Na hora de escolher quais utilizar na cama de casal, fique de olho nos seguintes modelos (que estão em alta):

  • Almofadas texturizadas: as texturas não são exatamente uma estampa, mas seguem o mesmo princípio. Ao invés de desenhos pintados ou impressos no tecido, esses modelos costumam apresentar diferentes linhas, barras e bordados, com os mais variados materiais e sempre em relevo, para que sejam sentidos no manuseio;
  • Almofadas berbere: o berbere é um tipo de tecido sustentável, fabricado através da reciclagem do algodão e do poliéster (descartados pela indústria têxtil). O modelo recebe suas estampas através de tecelagem manual, o que dá um ar extremamente descolado e minimalista ao quarto;
  • Almofadas nórdicas: se você adora detalhes e cores neutras (mas sem perder a personalidade), essa pode ser a melhor escolha para decorar a sua cama de casal! No estilo nórdico, o que predomina é a simplicidade e o bom gosto, que transformam essas peças em itens “coringas” para a composição do ambiente.

Formatos

Os formatos inusitados estão cada dia mais em alta. Hoje, além dos clássicos modelos quadrados e retangulares, com medidas de 45x45 cm e 45x25 cm respectivamente, é possível encontrar no mercado peças pensadas exclusivamente nas camas de casal, como é o caso das que possuem 60x60 cm, ou seja, vão de um lado ao outro do colchão.

Se você quiser “turbinar” a decoração do ambiente, também é possível encontrar almofadas em formatos de:

  • Círculo;
  • Estrela;
  • Coração;
  • Triângulo;
  • Nó escandinavo.

Dicas para utilizar as almofadas na decoração da cama de casal

Antes de mais nada, decida a posição das almofadas sobre a cama. Claro, isso dependerá da sensação ou aparência que você deseja alcançar.

Por exemplo: se você procura um ambiente que se pareça com um hotel, com a cama feita e pronta para ser utilizada, opte por posicionar as peças na horizontal, de forma mais plana. Agora, se a ideia é dar volume à cabeceira, basta deixá-las na vertical, como uma espécie de “encosto”.

Quantas almofadas devo colocar em uma cama de casal?

Uma coisa é certa: quanto maior o número de almofadas, mais volumosa a cama parecerá. Entretanto, mais difícil será de destacar suas formas e desenhos, já que o foco será dividido entre os modelos.

No caso das camas de casal, o ideal é investir em três almofadas (para quem procura um estilo minimalista) ou seis (quando o objetivo é deixar tudo mais aconchegante).

Aprenda a combinar as almofadas

Se mesmo com tantas informações você continua um pouco perdido, aí vão algumas dicas de como combinar essa peça única:

  • Mire na paleta de cores: observe as paredes, os móveis e a decoração do ambiente. Pronto? Então, é hora de entender a paleta de cores do quarto. Com todos os tons em mente, basta escolher as almofadas que melhor combinam com o que já faz parte do cômodo;
  • Na dúvida, vá de neutro: se você tem medo de arriscar nas cores ou já possui um ambiente super vibrante, opte por cores neutras como o branco, cinza e cru. Além de equilibrar a decoração, esses tons evitam combinações exageradas e desconexas;
  • Misture: a ideia é brincar com as possibilidades de uma cama de casal, que possui espaço suficiente para se transformar em um dos focos da decoração do quarto. Para isso, experimente colocar diferentes texturas e estampas juntas, dando profundidade e variedade ao visual. Ah, não se esqueça de apostar em diversos tamanhos, para criar um espaço aconchegante e único;
  • Siga seu estilo: nunca deixe a sua personalidade de lado. Lembre-se que a cama de casal é um espaço íntimo e totalmente particular, que deve ter “a cara” de seus donos para garantir uma sensação de satisfação e bem-estar.

E aí, curtiu descobrir um pouco mais sobre o universo das almofadas? Então, aproveite para conhecer nossas cabeceiras de ferro e crie uma combinação perfeita para o seu ambiente agora mesmo!