Aprenda as melhores posições para dormir e descanse melhor

Aprenda as melhores posições para dormir e descanse melhor

O bem-estar no dia a dia está está ligado diretamente a uma noite bem dormida. A qualidade do sono é fundamental para renovar as energias, descansar corpo e mente, e impedir que você se sinta cansado durante o dia. Para que isso aconteça é importante buscar as melhores posições para dormir.

A boa postura garante ao indivíduo, além de um excelente período de sono, uma melhora na respiração, facilitando a oxigenação do cérebro e do restante do organismo, e evita o desenvolvimento de dores devido à má postura. Separamos as melhores posições para dormir que podem garantir descanso completo para seu corpo, acompanhe!

Melhores posições para dormir

De lado

Estudos apontam que a melhor posição para dormir é a de lado em consequência do alinhamento da coluna, facilitando a respiração. No entanto, é preciso ter cuidado para que o travesseiro seja da mesma altura que o ombro, garantindo o alinhamento correto do corpo. Ao deitar-se de lado, dobre levemente os joelhos e coloque outro travesseiro entre as pernas.

Essa posição é a mais adequada para aliviar o estresse do quadril e da parte inferior da coluna. Também é a ideal para grávidas, já que não comprime a veia cava, permitindo a oxigenação ideal entre mãe e feto. Atualmente é possível utilizar travesseiros de corpo para se acomodar perfeitamente.

De barriga para cima

Também conhecida como decúbito dorsal, essa posição não é a mais indicada para pessoas que roncam, sofrem de refluxo ou algum distúrbio do sono, já que pode favorecer a apneia.

No entanto, é uma boa posição para dormir, desde que seja usado um travesseiro que possa alinhar a cervical com o restante da coluna, e também outro debaixo dos joelhos, permitindo que as pernas não fiquem muito estendidas, relaxando-as. Essa posição pode ser ideal para pessoas que sofrem de dores de cabeça e lombar, pois mantém a coluna arqueada.

Posição estrela do mar

Segundo um estudo realizado com mais de mil britânicos, essa posição é adotada somente por 5% das pessoas. Assim como a de barriga para cima, é contraindicada para pessoas que sofrem de refluxo, roncos e distúrbios. É boa para as costas, e ajuda a prevenir rugas, marcas e erupções na pele facial.

Nessa posição, a pessoa se deita de costas na cama, com as pernas dobradas em direção à lateral e com os braços para cima, seja em torno do travesseiro ou não. Contudo, manter os braços levantados durante o sono pode realizar pressão em punhos e ombros, ocasionando dores.

Posições não muito indicadas

Posição fetal

Essa é a posição para dormir mais comum, adotada por quase 41% das pessoas, sendo a maioria mulheres. É parecida com a de lado, no entanto o indivíduo levanta significativamente os joelhos, levando-os de encontro com o rosto e deixando os braços à frente do corpo.

Apesar de parecer confortável e acolhedora, essa postura pode causar problemas nas costas e pescoço, além de restringir a respiração profunda, em consequência do encurvamento extremo do corpo.

De bruços

Conhecida como decúbito ventral, a posição de bruços é a menos indicada, já que aplica um esforço em rotação da coluna cervical reduzindo a expansão dos pulmões e diminuindo a oxigenação.

Nela o indivíduo se deita completamente de bruços na cama, precisando virar o pescoço para conseguir respirar. Isso pode ocasionar dores nas costas, lombar, tendinite, bursite e até problemas dentários, por isso é contraindicada.

Você pôde perceber a importância de escolher a melhor posição para garantir uma noite de sono adequada, que permita o descanso e a reposição de energias. Fique atento também ao tipo de travesseiro, colchão e cama a serem usados pois, assim como as melhores posições para dormir, você precisa garantir maior conforto e aconchego.

O travesseiro de corpo é um item que pode fazer grande diferença no momento do seu descanso. Veja como fazer um você mesmo!