Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Por que escolher uma cama de ferro para sua casa de campo?

Por que escolher uma cama de ferro para sua casa de campo?

. 4 minuto ler

A cama que você escolhe para o seu quarto pode dizer muito sobre a sua personalidade. O design da cama selecionada é uma escolha muito pessoal. Ao adquirir uma cama, é preciso ter em mente que aquele vai ser seu local de descanso após um dia estressante, além de ser parte fundamental da decoração do cômodo.

Portanto, ao decidir qual modelo de cama é o ideal para sua casa, é importante pensar nas qualidades que mais o interessam, tais como: a durabilidade, o conforto e um design atraente que o agrade.

Atualmente, já estão disponíveis no mercado camas dos mais variados modelos e materiais. Não importa qual for o estilo de decoração do seu quarto, existem múltiplas opções para agradar a todos os gostos. Entre essas opções, não poderia faltar a cama de ferro, muito popular na era vitoriana.

Apesar de ter surgido no início do século XIX, a cama de ferro ainda carrega consigo muito valor, principalmente quando o assunto é a decoração de casas de campo. Se você ficou interessado e quer saber por que a cama de ferro é a escolha ideal para sua casa de campo, continue lendo este artigo.

Conheça a história das camas de ferro

As camas de ferro começaram a aparecer no Reino Unido no início do século XIX. Com a revolução industrial, surgiram novas tecnologias e meios de produção que mudaram muitos aspectos da vida cotidiana da população, até mesmo o estilo das camas.

Desde o início do século XIX, o ferro tornou-se uma escolha cada vez mais popular de material para as camas vitorianas. Durante esta época, a higiene era uma preocupação importante, considerando que a medicina não era avançada como hoje e que o acesso à informação não era tão acessível. As camas de ferro, portanto, forneciam uma base estéril e durável, em vez das tradicionais estruturas de madeira.

O conceito das cabeceiras de cama vitorianas foi concebido para ser luxuoso e requintado. Portanto, as camas de ferro eram decoradas com sinuosidades: os desenhos florais e as curvas.

O design das camas de ferro sofreu influência do movimento Art Nouveau, o qual celebrava a estética natural. Por esse motivo, as formas e curvas que representavam a beleza orgânica da natureza foram incorporadas às cabeceiras e aos rodapés das camas vitorianas.

Após a era vitoriana, as camas de ferro continuaram sendo bastante populares. Por conseguinte, durante a era eduardiana, as cabeceiras de ferro ainda estavam muito presentes nas residências. No entanto, durante esse período, o design das camas foi influenciado pelo movimento emergente Art Déco.

O movimento Art Déco, inspirado por artistas cubistas como Picasso, propôs obras com a estética simétrica, geométrica e aerodinâmica, muitas vezes simples, mas que agradava aos olhos do espectador. O estilo Art Déco veio em contraste com a arte vanguardista da época, que desafiava os espectadores cotidianos a encontrar significado e beleza naquilo que muitas vezes representavam imagens e formas não tradicionais.

Portanto, as camas de ferro da era eduardiana tomavam formas geométricas, em discrepância com a sinuosidade das camas de ferro vitorianas.

Motivos para escolher uma cama de ferro para sua casade campo

É possível listar diversas vantagens em adquirir uma cama de ferro que tornarão esse modelo de cama irresistível. Confira abaixo alguns dos benefícios de ter uma cabeceira de ferro:

Durabilidade

Se você deseja adquirir uma cama que dure por muito tempo, a cama de ferro é uma excelente escolha. Quando se trata de durabilidade, uma cama de ferro supera todos os outros materiais devido à sua forte estrutura metálica.

Com o passar do tempo, as camas feitas de madeira, por exemplo, podem começar a ranger, rachar, e até mesmo a se desfazer. Além disso, essas camas são suscetíveis a danos causados pela umidade e por insetos indesejados, como o cupim.

Em contrapartida, em razão de sua alta resistência, uma cama de ferro é firme e pode suportar qualquer quantidade de peso sem ser prejudicada estruturalmente.

A durabilidade das camas de ferro é evidente, uma vez que é possível encontrar ainda hoje camas de ferro vitorianas originais em lojas de antiguidades.

Dessa forma, uma cama de ferro forte e durável irá desempenhar bem sua função durante muitos anos, podendo até mesmo se tornar uma herança de família transmitida por várias gerações.

Praticidade

Em comparação com camas feitas de madeiras, as camas de ferro se mostram mais convenientes de várias maneiras. Como exemplo, elas são muito simples de montar e desmontar, o que as torna fáceis de mover sempre que necessário.

Além disso, as camas de ferro tendem a ser muito mais leves. Se você precisar se mudar para uma casa diferente ou simplesmente reorganizar a mobília de sua casa, a cama de ferro se torna uma alternativa mais adequada em comparação com opções mais volumosas, mais pesadas, e mais complexas.

Beleza e sofisticação

Não importa qual seja o estilo da decoração do seu quarto, uma cama de ferro é a escolha perfeita para dar um toque especial ao cômodo. As cabeceiras de ferro elegantes e luxuosas são capazes de trazer sofisticação até mesmo ao cômodo mais simples e comum.

Desde os designs contemporâneos mais ousados até aos estilos clássicos e elegantes, o ferro pode ser trabalhado à mão e personalizado para se adequar ao visual desejado.

Estão disponíveis cabeceiras de ferro em todos os tipos de tamanho, acabamento e estilo. As camas de ferro são versáteis e vêm em uma vasta gama de cores e designs que se adaptam à decoração de qualquer quarto.

Preço acessível

As camas de ferro costumam ser significativamente mais baratas do que as camas feitas de madeira. Ademais, as camas de ferro não requerem tanta manutenção quanto as camas de madeira.

Ao contrário da madeira, o metal não se deforma nem desbota com o tempo. Por isso, as camas de ferro são difíceis de quebrar e não precisam da mesma frequência de limpeza e quantidade de cuidado que as camas de madeira exigem.

Se você ficou interessado e gostaria de adquirir uma cabeceira de ferro para compor o estilo da sua casa de campo, não deixe de entrar em nosso site e confira os diversos modelos que disponibilizamos a preços acessíveis!