Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Por que apostar no tom rosa quartzo para o quarto?

Por que apostar no tom rosa quartzo para o quarto?

. 4 minuto ler

As paletas de cores são uma poderosa ferramenta na decoração. Sobretudo nos quartos, aplicar uma coloração diferente do tradicional branco nas paredes é uma forma muito simples de agregar mais personalidade ao ambiente e trazer mais interesse para a decoração, deixando tudo com a cara do dono.

Além disso, com um tom diferenciado é possível dar destaque às peças de mobiliário e dar mais harmonia à decoração imaginada para um ambiente. Assim, a seleção de uma cor é o passo inicial para se criar um projeto de decoração exclusivo e sofisticado. Mas muita gente ainda tem medo na hora de se aventurar no universo das cores.

As opções parecem ser infinitas e muitas delas parecem ousadas de mais. Mas saiba que existem diversas paletas que você pode usar com muito bom gosto para dar mais personalidade a um quarto. E hoje nós vamos falar de uma delas: o rosa quartzo.

Continue a leitura deste artigo e descubra por que apostar no tom rosa quartzo para o quarto!

Conheça o rosa quartzo

O rosa quartzo é uma das cores elaboradas pela Pantone, a mais importante empresa de cores do mundo. O trabalho da organização é a principal referência para as indústrias gráficas e têxteis, e estabelece os parâmetros de qualidade para o setor.

Não é à toa que todos os anos, profissionais e entusiastas do segmento aguardam ansiosamente pela divulgação da cor do ano da Pantone. E no ano de 2016, a eleita foi justamente o rosa quartzo.

Mas apesar de não ser mais a cor do ano, este tom ainda é uma carta coringa para a decoração de quartos. O nome da cor vem da pedra preciosa que exibe a tonalidade e garante resultados incríveis. Veja o porquê a seguir!

Moderno, mas não mainstream

Mainstream é o termo utilizado para definir algo que está em alta, que se vê em todo lugar e que todo mundo está usando. A tradução ao pé da letra seria convencional. Pense no que chamamos de modismos.

E para a decoração de ambientes mais íntimos, fugir dos modismos é essencial. É preciso selecionar peças e tons que ajudem a conferir uma personalidade única ao local. E esta é uma das razões que faz o rosa quartzo ser uma cor perfeita para o quarto!

Justamente por não ser mais a cor do ano, o rosa quartzo não se configura mais como mainstream, ou convencional. Não é uma cor que se vê em todo lugar.

No entanto, o tom não perdeu sua modernidade, sendo utilizado de forma mais sutil em conceitos visuais diversos. A gema que dá nome a esta tonalidade, inclusive, está muito em voga, sendo vista em diversas peças de joalheria.

Assim, usar o rosa quartzo no quarto favorece a criação de um ambiente mais exclusivo, sem perder a sofisticação e a modernidade.

Ousadia na medida certa

Cores fortes e ousadas não são para todo mundo. Assim, as cores suaves garantem segurança na decoração de um ambiente. Elas diminuem o risco de se obter um resultado final que não agrade e ajudam a criar uma atmosfera mais leve.

Por isso, o rosa quartzo é ideal se você não quer se arriscar muito na decoração do quarto. Sua nuance suave dá charme sem acrescentar contrastes fortes. Assim, é confortável aos olhos e agrega cor de uma forma mais fácil de coordenar.

Com paredes ou peças em rosa quartzo é fácil criar combinações de duas, três e até quatro cores sem perder a harmonia.

Ambiente gostoso e aconchegante

Além de ser mais fácil de harmonizar, a suavidade do rosa quartzo é perfeita para criar um ambiente bastante acolhedor e aconchegante, características ideais para o quarto. Não é à toa que normalmente se evita aplicar cores muito vibrantes neste ambiente. O local deve trazer tranquilidade e conforto, e esta cor desempenha muito bem a tarefa de acalmar.

Além disso, o rosa quartzo traz o calor das cores quentes junto com a quietude dos tons mais frios. Assim, deixa o ambiente bastante aconchegante.

O tom também auxilia no controle da luminosidade. Com o rosa quartzo, o quarto se torna leve e iluminado na medida certa, sem o brilho excessivo do branco. Isso contribui para a criação da atmosfera acolhedora e relaxante no ambiente.

Feminilidade madura, infância terna

Muitas mulheres que gostam de rosa não sabem como utilizá-lo em sua decoração, por medo de criar um ambiente demasiadamente infantilizado. E o rosa quartzo é uma cor muito democrática no que se trata de faixa etária. Este tom permite aplicar os tons rosados de forma madura e charmosa, evitando a vibração dos rosas chiclete e choque.

Por outro lado, nos quartos de meninas, o rosa quartzo também tem seu espaço. Sua suavidade ajuda a criar um clima mais doce, remetendo a uma infância repleta de ternura, com um ambiente meigo e jovial.

E por ser uma cor excelente para quartos tanto de meninas quanto de mulheres, o rosa quartzo também é uma cor coringa na decoração do quarto de adolescentes, refletindo bem a transição da infância para a vida adulta.

Romance para o casal

O rosa quartzo não é uma cor exclusiva das mulheres. O tom agrega uma feminilidade que é bastante sutil, por isso também é uma boa pedida para o quarto do casal.

Neste caso, criar alguns pontos de destaque nesta cor ajuda a deixar o ambiente mais romântico e intimista, sem comprometer o tom unissex que o quarto de casal idealmente exibe.

Toque vintage

Por fim, o rosa quartzo permite criar um quarto muito charmoso, com um toque vintage que agrega estilo e personalidade. Além disso, o visual vintage está em alta, e utilizar esta cor para fazer uma referência sutil à estética retrô é uma excelente maneira de embarcar na tendência sem criar um ambiente genérico.

Para alcançar o visual vintage de forma fácil, mas com muita sofisticação, basta combinar peças, detalhes ou destaques em rosa quartzo com mobiliário ou decoração retrô. Por exemplo, utilizar o rosa quartzo nas paredes, na roupa de cama, poltronas, tapetes e almofadas em combinação com mobiliário que remeta à época, vai garantir a criação da estética vintage de forma sofisticada e simples.

E entre as opções de mobiliário para coordenar com o rosa quartzo e agregar um visual exclusivo para o quarto estão as charmosas cabeceiras de ferro. Você pode utilizá-las para criar um ambiente personalizado com um toque retrô. Gostou da ideia? Encontre a cabeceira de ferro perfeita para a sua cama aqui!