Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Organização inteligente: dicas incríveis para se inspirar

Organização inteligente: dicas incríveis para se inspirar

. 4 minuto ler

Para manter a casa sempre organizada é essencial fazer uma organização de forma inteligente. Existem métodos e dicas que podem fazer os ambientes ficarem sempre organizados.

Por isso, veja agora mesmo 9 dicas incríveis para você se inspirar a organizar sua casa de forma inteligente!

Dicas funcionais

Uma das principais dicas para organizar a casa de forma inteligente é apostar em uma organização funcional. Isso quer dizer que ela precisa ser dinâmica e prática. O ideal não é apenas pensar em guardar os objetos, mesmo que seja em qualquer lugar. Os lugares precisam ser estratégicos.

Então, a primeira coisa a fazer é se desfazer do que não tem utilidade para você, pois coisas demais só vão fazer você gastar mais tempo organizando o que não é importante.

Além disso, outra dica muito boa é fazer de móveis, espaços de organização. Isso quer dizer que alguns móveis que somente serviriam para uma finalidade, podem servir para ajudar a criar uma organização inteligente.

É o caso da mesa de centro, por exemplo. Em vez de ter uma mesa de centro na qual você só vai largar coisas em cima, aposte em um móvel em que você possa guardar coisas dentro.

A partir desse conceito uma opção é utilizar baús como mesa de centro. Você pode guardar objetos de uso da sala dentro da mesa de centro. Assim, fica fácil e rápido organizar sua sala ou pegar aquela mantinha para assistir TV no sofá em dias frios.

Ademais, outra dica funcional importante é o hábito de guardar os objetos no mesmo momento em que terminou de usar. Não faz parte de uma organização inteligente utilizar vários objetos e ir deixando por toda a casa, pois isso vai dificultar a organização no momento posterior.

Para que a organização funcione, por menos coisas que você tenha e por mais funcionais que sejam os móveis, guardar os objetos logo após o uso é crucial.

Outra dica de organização inteligente é economizar espaços nos cômodos. Com isso, com locais mais amplos, mesmo que alguma coisa ou outra estiver fora do lugar, você vai ter um visual mais organizado.

Isso é importante para aqueles dias em que você realmente está sem tempo de cuidar das coisas básicas da casa.

Portanto, invista em móveis de canto, como prateleiras. Nelas, você pode guardar objetos e coisas sem ocupar espaço.

Além disso, saber aproveitar os espaços que você tem é outra dica de organização inteligente. Pois muitas vezes achamos que não há espaço, quando na verdade falta melhorar a organização.

Nesse caso, aposte em separadores de gaveta, prateleiras adaptáveis para interior de móveis e coisas do tipo. Assim, mesmo em um armário cheio na cozinha, colocando um suporte móvel para criar mais uma prateleira entre as já existentes, você ganha espaço extra.

Essa dica também vale para outros cômodos, como o quarto, por exemplo. Se o armário de roupas está sem espaço, coloque prateleiras móveis para criar mais espaço.

Dicas objetivas para uma organização de forma inteligente

O quarto é um dos locais onde a organização é mais necessária. Pois é um ambiente que você usa diariamente.

Nesse ambiente, uma boa dica de organização inteligente é ter um baú aos pés da cama. Nesse móvel você pode guardar roupa de cama, cobertor, travesseiros e tudo mais que for relacionado à cama.

Existem modelos que combinam com qualquer tipo de cama, principalmente com cama de ferro. O que vai fazer a sua organização melhorar e, de quebra, vai deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

Ademais, uma ótima dica, principalmente para o quarto, é organizar as coisas que você mais usa na frente do resto.

Se você tem algumas peças de roupas que são preferidas ou que você precisa usar vários dias da semana, deixe essas peças em local de destaque. Com isso, você evita de bagunçar as peças da frente e consegue encontrar o que procura em menos tempo.

Além disso, faça a mesma coisa com sapatos. Deixe os de uso diário em local que você tenha acesso mais fácil. E se faltar espaço, uma dica boa é apostar em suportes fixo na parede.

Essa dica vale principalmente para sapatos de salto alto, pois o salto encaixa no suporte e o sapato fica pendurado. Assim, fica muito rápido e prático de visualizar todas as opções e encontrar o sapato ideal.

Outra dica fundamental para ter uma organização inteligente é fixar regularidade para realizar as tarefas. Isso quer dizer que determinadas tarefas de organização você precisa fazer diariamente, outras semanalmente e outras mensalmente.

Nesse caso, as organizações diárias são:

• Organizar superfícies como cômodas, bancadas e mesas de centro;

• Arrumar a cama;

• Devolver objetos ao lugar certo;

• Guardar a louça lavada.

Depois, semanalmente é indicado que você:

• Organize de forma completa todos os ambientes;

• Troque roupas de cama;

• Lave e guarde todas as roupas.

Por fim, mensalmente é indicado que você faça as seguintes organizações:

• Faça e guarde todas as compras do mercado;

• Organize a casa toda;

• Organize roupas, sapatos e objetos pessoais que são de uso frequente.

Manter esse tipo de rotina faz a organização ser muito mais inteligente, prática e eficiente, pois você não acumula tarefas e não deixa que o caos da desorganização domine os ambientes de sua casa.

Dessa forma, tenha sempre em mente que uma organização inteligente requer alguns passos. Entre eles deixar os objetos de uso diário mais a mão, otimizar espaços com móveis funcionais, manter uma rotina de organização por períodos e não deixar de guardar no lugar os objetos que foram tirados do local.

Assim, seguindo as dicas que mostramos nesse artigo, com certeza você vai conseguir otimizar melhor sua organização e vai passar a distribuir os objetos de forma inteligente, pois assim você leva menos tempo organizando, mesmo nos cômodos que mais utilizada ao longo dos dias.

Gostou dessas dicas de organização inteligente? Então acesse nosso site e encontre uma cabeceira de ferro que vai fazer seu quarto parecer ainda mais organizado, pois você não vai guardar objetos na cabeceira e ter mais um local para arrumar!