Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
modelos de tapetes para deixar seu quarto ainda mais aconchegante

modelos de tapetes para deixar seu quarto ainda mais aconchegante

. 4 minuto ler

O quarto é o ambiente da casa que precisa ser tranquilo, limpo e aconchegante. Isso porque, em média, você passa cerca de 8 horas dormindo ali. Pensando nisso, separamos alguns modelos de tapetes para deixá-lo ainda mais confortável.

Aliás, uma das sensações mais agradáveis na vida é chegar em casa, após um dia cansado, tomar um banho e desfrutar de um ambiente relaxante, como o quarto.

Portanto, além da cama e de um colchão agradáveis, os tapetes podem aumentar o conforto.

Muito mais que decoração: tapetes têm diversas funções

Um tapete aos pés da cama deixa o ambiente mais aconchegante, isso é um fato. Outras qualidades desse acessório, no entanto, incluem abafar ruídos e disfarçar qualquer anormalidade no piso. A única exigência para o item é que esteja em sintonia com os outros móveis do quarto.

Antes da escolha, é preciso elencar um item essencial que deve estar presente nos tapetes: maciez. Mesmo que esteja combinando com a cama ou o guarda-roupa, por exemplo, se não for macio, não servirá de nada.

Tapete felpudo, um dos mais pedidos

Se a maciez é tão importante assim, muita gente acaba por escolher o tapete felpudo que, olha só, é muito confortável e deixa o ambiente elegante. Ele é indicado para quartos com chão de piso frio, já que proporcionam conforto térmico.

Além disso, caso você seja daquelas pessoas que gostam de andar descalças, o tapete felpudo é uma ótima pedida, pois evita mudanças bruscas de temperatura.

Em tamanhos grandes, pode ficar embaixo da cama, de uma extensão a outra. Ao acordar, a sensação de maciez sob os pés é revigorante.

Agora, se você acha que é exagero um tapete que se estende por debaixo da cama e que ainda sobra pelas laterais, escolha passadeiras felpudas apenas para as laterais. Pode ser mais fácil de limpar e, ainda, mais barato.

Tapetes estampados, como escolher o melhor?

As estampas presentes no mercado são as mais variadas. As estampas geométricas e com cores pastéis, por exemplo, estão em alta. Para quartos pequenos e com móveis de uma tonalidade apenas, as estampas dão um charme especial, além de destacarem o ambiente.

Você pode escolher entre círculos, labirintos, listras, triângulos ou outra estampa que melhor casar-se com o espaço. Lembre-se, apenas, de selecionar cores ou formas que dialoguem com o restante da decoração.

Até as estampas de animais estão liberadas. Modelos que lembram uma zebrinha ou uma onça podem combinar com a decoração do local, como uma poltrona de couro sintético, por exemplo. Atente-se, porém, ao meio ambiente. Nada de estampas verdadeiras de animais.

A cabeceira é outra peça que pode combinar com a estampa do tapete. Ou a almofada da cama pode ter cores aproximadas com a do tapete, para causar harmonia.

Caso opte pelo colorido, fique atento ao restante do ambiente. Sem contar que, com o passar do tempo, você pode enjoar de cores chamativas. Sendo assim, uma possibilidade para quem gosta de cores é optar pelos tapetes com lavagens desbotadas.

De qualquer forma, se o seu quarto tiver cores sóbrias, como bege ou branco, o colorido ou as estampas geométricas combinam muito bem, pois trazem harmonia e aconchego.

Tapete redondo é uma boa ideia?

Sim, caso queira demarcar uma área específica do cômodo, como os pés da cama ou uma das laterais.

Mas atenção: os tapetes redondos acabam ocupando muito espaço, então, selecione esse modelo caso o cômodo do quarto seja grande. Assim, você trará aconchego ao local.

Eles também combinam próximos a uma poltrona ou a estantes que estão mais isoladas. Uma almofada em cima do tapete redondo delimita o espaço, principalmente se você quiser um cantinho no quarto para relaxar, orar ou meditar, por exemplo.

Será que crochê e tricô ainda combinam nos cômodos?

Com certeza, em especial nas laterais da cama, aos pés dela ou embaixo de uma poltrona ou banquinho. Eles também são excelentes apostas para o quarto das crianças, onde é possível trabalhar com cores e diversidade de desenhos.

Mandalas e flores são alguns dos desenhos que aparecem nos modelos. Além disso, tapetes nesse estilo são mais delicados e conferem um ar artesanal ao ambiente, principalmente para quem curte o estilo ou para quem tem camas de ferro.

Para decorações minimalistas, uma ideia é colocar um tapete redondo no centro do quarto, em composição com a cama. Você também pode combiná-lo com a colcha ou as almofadas.

Tapete persa, um clássico

O tradicional tapete persa é mais comum em salas, mas isso não significa que eles não podem estar presentes no quarto do casal. Em quartos com camas de ferro, por exemplo, eles proporcionam um visual retrô.

Caso exista algum outro móvel um pouco mais colorido no ambiente, a cor do tapete persa precisa combinar com ela. Uma exemplo é uma cadeira em tons bordô e um tapete persa mais ou menos nessa cor.

Além dos tapetes, quais outros elementos deixam o quarto relaxante?

Os tapetes têm o poder de deixar o cômodo com ar de cuidado, o que desperta a nossa atenção. Outros elementos também complementam essa harmonia. É o caso, por exemplo, de lençóis limpos e de algodão.

Por isso, na hora da compra, o indicado é selecionar modelos de cores claras, pois lençóis com cores escuras sobrecarregam o ambiente e roubam a sua energia.

A iluminação do quarto é outro item importante. Lâmpadas de baixa intensidade ou abajures são opções melhores que luzes de teto, que clareiam todo o espaço.

Falando nisso, não se esqueça de selecionar uma cortina que que bloqueie a luz noturna, caso a sua janela não tenha blackout. Assim, você consegue uma noite de sono mais suave.

E para deixar o ambiente mais acolhedor, as velas são excelentes, pois deixam aquele clima intimista. Desse modo, elas substituem as luminárias ou abajures.

Outra possibilidade é acendê-las no chão. Lembre-se, somente, de mantê-las distante das cortinas.

As nossas dicas foram úteis para você? Então, aproveite também para conferir, em nosso site, os modelos de cabeceira que oferecemos. Quem sabe, assim, você não escolhe uma decoração melhor para o seu quarto?