Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Guia prático para usar móveis de ferro na sua decoração

Guia prático para usar móveis de ferro na sua decoração

. 4 minuto ler

Para quem busca peças bonitas, resistentes e de fácil harmonização em diferentes ambientes, os móveis de ferro são opções versáteis e de alta qualidade, que podem trazer personalidade a sua decoração, com um bom custo/benefício.

Produtos do tipo podem ser tanto inspirados em mobiliários mais tradicionais, fabricados em tempos passados, quanto possuir elementos modernos, adaptando-se a variadas situações, locais e pessoas.

Muitos especialistas consideram que esta tendência veio para ficar, podendo trazer um algo mais para a sua casa, a sua loja ou o seu escritório, entre outros espaços. Confira neste artigo um guia prático para usar móveis de ferro na sua decoração.

Mobiliários com mais estilo e design personalizado

Na hora de escolher itens que possam integrar áreas residenciais ou mesmo tragam um certo aconchego para a sua empresa e eventos, como em recepções, lançamentos e festas, os móveis de ferro podem fazer a diferença.

Eles podem ser 100% fabricados neste metal, fazer parte de peças decorativas ou apenas ter alguns detalhes com esta matéria-prima. O importante é identificar o tipo de produto que mais se adapta à sua proposta, com estilo e design personalizados.

Em espaços amplos, inspirados nos tradicionais lofts – surgidos na cidade de Nova Iorque (EUA), nas décadas de 1950 a 1970 -, mobiliários do gênero são bastante usados para compor projetos variados.

Nestes locais, galpões e prédios fabris são transformados em moradias, mantendo características originais, adaptados às necessidades dos clientes.

Muito acessíveis, eles acomodavam mais pessoas e incorporam metais expostos em tubulações, instalações e encanamentos na decoração.

Estilo industrial vai bem com opções em metal

O estilo Industrial é uma oposta urbana e moderna, privilegiando ambientes integrados, que mistura a simplicidade de estruturas expostas com uma certa sofisticação de peças em metal na casa ou estabelecimentos comerciais.

Móveis de ferro antigos ou restaurados combinam muito com este tipo de decoração, que pede cores sóbrias e neutras: branco, preto e cinza nas paredes de quartos e salas, por exemplo.

Opções mais vibrantes e contrastantes podem ser usadas nestes locais, mas indicadas para detalhes no mobiliário ou em peças decorativas em tons primários, como azul, amarelo e vermelho.

Ao decorar o quarto, sendo de solteiro ou casal, pode-se dar um certo ar de aconchego ao espaço. Um estilo mais romântico pede camas ou cabeceiras de ferro, preferencialmente em tonalidades claras.

Cômodos com mais sofisticação e design variado

Peças metalizadas com design e acabamentos mais elaborados, como o modelo baronesa no estilo provençal, trazem um charme extra para o quarto de quem busca uma certa sofisticação em meio à delicadeza de um espaço clean e leve.

Este estilo mais clássico também pode ser aplicado a cômodos infantis, desde bercinhos de ferro, cabeceiras e camas em cores branca, azul, rosa, amarelo e verde, entre outras.

Para a garotada, assim como os adultos, ainda há a opção de buscar uma decoração mais retrô em estilo vintage com mobiliários produzidos em metais ferrosos envelhecidos.

Além disso, peças feitas com o metal podem integrar uma proposta mais temática, como uma decoração de marinheiro, um quarto de princesa com detalhes de Cinderela ou inspirados nos dormitórios de reis e rainhas medievais.

Camas do gênero podem conter dossel, uma armação de ferro forrada ou não com tecidos para proteção ou usado dar um certo requinte e ostentação.

Móveis de ferro aplicados em toda a casa

Outra tendência é misturar diferentes matérias-primas em mobílias. Na sala de jantar, pode-se optar por mesas com estruturas de ferro e tampos transparentes em vidro.

A combinação mistura o clássico e o moderno, por meio de desenhos diferenciados, inovadores ou detalhes ornamentais rebuscados. As peças podem ser multiuso, com composições variadas.

Para não errar na decoração, aposte na mistura de elementos, mesclando poltronas em ferro com estofados mais contemporâneos. O metal pode ser trabalhado também na mesa lateral ou em um barzinho, por exemplo, dispostos na sala de estar.

Facilmente dobrável no momento de sua fabricação, o ferro pode ser usado tanto para peças mais rústicas como rebuscadas, composto por curvas ou adornos em prateleiras, estantes e até formar a estrutura de divãs.

Além disso, há móveis mais minimalistas, contendo linhas retas e poucos detalhes. No banheiro, o material pode fazer parte de bancadas e espelhos, assim como de armários e cristaleiras para abrigar itens de higiene e beleza.

Este tipo de mobiliário pode ter ainda acabamentos diferenciados, feitos com texturas ou tintas especiais. Na cor preta, pede uma decoração mais colorida, tornado o ambiente mais descontraído e autêntico.

Outra opção é o ouro envelhecido, que deixa os ambientes mais elegantes e românticos. Cadeiras, sofás, ou camas podem conter almofadas brancas para quebrar a rigidez e a rusticidade de itens feitos com o elemento químico.

Dicas para proteção e manutenção em espaços externos

Móveis de ferro, como bancos, namoradeiras, espreguiçadeiras, conjuntos de mesas e cadeiras, são muito adequados para áreas abertas, como varanda, pátio, jardim, mas devem ser protegidos constantemente, para evitar que fiquem desgastados ou enferrujem.

Tanto metais novos como envelhecidos costumam ser super-resistentes, principalmente os do tipo fundido, pois não oxidam com facilidade, podendo durar por muitos anos mesmo se ficarem a céu aberto.

Alguns cuidados, no entanto, são fundamentais para deixá-los sempre bonitos e garantir uma maior permanência em bom estado:

• Higienização: nunca use produtos abrasivos para limpá-los. O mais indicado é optar por detergente neutro e pano macio;

• Recuperação: em caso de ferrugem, pode-se recuperá-los com uma lixadeira ou um removedor químico. Depois de realizar o processo escolhido, lave os mobiliários e seque-os com cuidado.

• Conservação: proteja as peças contra a ação do tempo, evitando que peguem chuva ou neblina. Pinte-as com um primer selante resistente à ferrugem e oxidação, próprio para superfícies de metal, prolongando a vida útil de móveis em ferro forjado.

• Reparos: mobiliários já pintadas requerem manutenção, quando estiverem com aspecto envelhecido ou desbotado, assim como descascando ou lascados. Basta lixar o local e pintá-los novamente com tinta metálica.

Quer embelezar a sua casa com produtos diferenciados? Conheça as nossas cabeceiras de ferro, fabricadas com alta qualidade e os melhores preço do mercado. Saiba mais sobre estes e outros itens no nosso site.