Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Saiba por que apostar no estilo vintage na decoração do seu quarto

Saiba por que apostar no estilo vintage na decoração do seu quarto

. 4 minuto ler

A palavra vintage em nada remete à moda. Seu significado vem da palavra “vint”, que significa safra de uva e “age”, que significa idade em inglês.

Sua junção quer dizer quanto mais velho melhor, o que naturalmente nos faz pensar no estilo vintage com elementos dos anos 20 até 80.

Um dos ambientes que mais gostamos de decorar em uma casa é definitivamente o quarto. Um espaço que muitos consideram particular e o mais especial para uma decoração vintage.

Saiba como apostar no estilo vintage na decoração do seu quarto.

Cama vintage

Algumas pessoas ainda confundem vintage com retrô. Embora a primeira possa ter elementos da segunda, a decoração vintage tem como elemento-chave, peças e objetos que realmente pertenceram ao passado.

Profissionais do design constantemente recomendam compor o estilo vintage com algum objeto de decoração que já tenha sido dos nossos avós ou tios mais velhos. Um dos grandes destaques para o dormitório é a cabeceira de ferro.

Ideal para quem busca dar um ar de romantismo ao quarto com o estilo vintage, a cabeceira de ferro também pode ajudar a compor outras narrativas no mesmo ambiente.

Cabeceira de ferro em um estilo mais moderno

Variações de cores e de objetos no quarto podem ser grandes aliados para compor o estilo moderno com a cabeceira de ferro vintage.

Usando móveis modernos e até o tom certo de luz, o ambiente se desprende do romantismo mesmo com a utilização a cabeceira de ferro.

O elemento vintage que a cabeceira de ferro traz mesmo em um ambiente moderno, pode ser uma grande opção de decoração para o quarto de um adolescente que aprecia estilos variados de música e arte e quer conviver em um espaço mais atual sem abrir mão do estilo.

Estilo mais discreto também é opção para a cabeceira de ferro

Pela vantagem de serem versáteis, a cabeceira de ferro consegue compor muito mais de que um só estilo de decoração no quarto sem fugir da estética vintage.

Além do moderno e do romântico, quem prefere apostar em cores neutras e em uma decoração mais discreta também pode escolher a cabeceira de ferro.

Sempre com um toque suave, as cabeceiras de ferro para o ambiente mais discreto podem ser usadas tanto para o quarto de solteiro como para o de casal, dependendo da junção do estilo de ambos.

A cabeceira de ferro também ajuda aos amantes de um estilo mais rústico

Sem pesar no ambiente, a cabeceira de ferro é um coringa na decoração do quarto mais rústico, indicado para casais que gostam de um estilo mais alternativo sem abandonar elementos vintages.

Anos 50 e 60 sempre estão em alta

Apesar de o estilo vintage fazer parte das décadas de 20 até 80, a grande aposta da decoração fica por conta dos anos 50 e 60.

Um dos motivos de o porquê as décadas são sempre relembradas se dá pelas primeiras manifestações de rebeldia e o surgimento do rock’ n’ roll e da cultura pop.

Conhecido também como “Anos Dourados”, os anos 50 marcam história com revoluções tecnológicas importantes, como a chegada da televisão.

Quase 70 anos depois, as famosas televisões de tubo voltaram a ter espaço na decoração vintage.

Algumas marcas de eletrodomésticos apostaram em modelos retrôs da época e criaram sucesso de vendas que vão desde televisões ao frigobar.

Embora o estilo retrô não seja reconhecido como um legítimo estilo vintage, estes itens de decoração fazem toda a diferença para quem busca decorar o quarto com estes elementos.

A televisão de tubo pode fazer parte do quarto em cima de uma estante que pertenceu a sua avó enquanto você aproveita sua companhia passando um tempo livre na cama com uma cabeceira de ferro.

Para aqueles que são mais nostálgicos com os elementos dos anos 60, apostar em cores durante a decoração vintage é o ideal.

Isso porque, foi durante os anos 60 que a televisão começou a exibir seus primeiros programas a cores e a cultura pop começou a tomar forma graças a figuras como os Beatles e a atriz Audrey Hepburn, para sempre lembrada como “Bonequinha de Luxo”.

A figura da Audrey Hepburn também abriu caminho para uma emancipação feminina nas telas, que um pouco mais tarde viria a ser seguida por Jane Fonda.

O estilo rock’ n’ roll é um dos elementos mais importantes da década, tendo seu peso na decoração.

Se você deseja ter um quarto com estilo vintage, mas não é tão fã de objetos mais padronizados dos anos 50, pode apostar na pop art de 1960 por meio de quadros pela parede.

Além de dar um ar um pouco mais moderno para o quarto, você ainda pode aproveitar a cabeceira de ferro e usar elementos da própria época, como os telefones de disco.

Estilo vintage anos 80 na decoração do quarto.

O punk rock ainda faz o imaginário dos jovens atualmente. A cultura underground inaugurada nos anos 80, abriu espaço para diversas bandas no cenário musical, dando aos novos adolescentes uma sensação de nostalgia de algo que nunca viveram realmente.

É fácil encontrar jovens desejando e copiando o estilo vintage dos anos 80, fazendo do quarto seu ambiente de criação, descoberta e estudo.

Pensando nisso, saiba como decorar o quarto do jovem com um estilo vintage.

Por ser uma década relativamente recente, conseguimos encontrar com muito mais facilidade os elementos decorativos da época, podendo ser algo passado de pai para filho.

O estilo underground nasceu na Inglaterra e a cultura britânica continua perpetuando até hoje no imaginário adolescente.

É possível resgatar o estilo britânico se apoiando em um ambiente vintage. Para isso, aposte em escrivaninhas de madeira e uma estante de livros próxima à cama.

Luminárias de cor quente, preferencialmente incandescentes, ajudam a trazer a cena dos anos 80 para o espaço.

Seguindo sua função múltipla, a cabeceira de ferro mais uma vez pode fazer toda diferença neste espaço dos anos 80, remetendo diretamente ao estilo de decoração britânico.

Gostou da ideia de transformar o estilo vintage do seu quarto e dividir a nostalgia de diferentes épocas? Veja as categorias de cabeceiras de ferro que temos para ajudá-lo a criar sua identidade.