Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Estilo industrial: 6 dicas para usar na decoração do quarto

Estilo industrial: 6 dicas para usar na decoração do quarto

. 4 minuto ler

O estilo Industrial resgata alguns itens, elementos e cores que são tipicamente encontrados em fábricas e espaços industriais. Assim, as encanações, texturas de concreto e tijolos expostos, iluminações artificiais e elementos de ferro, aço e cobre são resgatados e combinados para formar cenários residenciais sofisticados e modernos.

Esse estilo é bastante democrático e deixa espaço para a criação de um manifesto próprio que demonstre a personalidade, criatividade e estilo de vida de quem ama uma decoração mais despojada. Além disso, a proposta industrial admite diversas sobreposições e dá muita liberdade para você criar e combinar elementos, cores e objetos.

A tecnologia pode encontrar um lugar privilegiado dentro desse estilo, mas também ficar em segundo plano e assumir um ar mais vintage. A decoração do quarto, por exemplo, é uma forma de ousar e criar seu próprio refúgio criativo, moderno e inspirador.

Quer saber mais sobre a pegada industrial e conferir algumas dicas para não errar na hora de decorar? Confira, a seguir, algumas ideias para implementar esse estilo.

1 – Aposte em uma parede de tijolo exposto ou textura diferenciada

A base da decoração do quarto com estilo Industrial são as paredes. Entretanto, se você já tem um espaço padrão, pode optar por trabalhar com apenas a parede principal do cômodo. As opções são bastante diversificadas: tijolinhos expostos sem pintura adicional ou banhados em verniz, tinta branca ou outra tonalidade mais ousada e brilhante são apenas algumas delas.

Outra opção mais democrática e barata é fazer uma textura diferente, com característica mais rígida. Essa decisão é, de longe, uma das mais acessíveis, já que dispensa uma intervenção mais cara e demorada do espaço.

As placas de vidro também não podem deixar de serem citadas, pois tornam o ambiente muito mais sofisticado e facilitam a higienização. Além de contribuírem para criar um contraste entre os objetos mais pesados e a leveza e sofisticação do vidro. Além disso, permitem a utilidade criativa, pois transformam a parede em um painel amplo. Seja como um local para escrever, criar sua própria arte ou fazer colagens e expor quadros.

2 – Crie contraste entre a rigidez e a sofisticação

A essência do estilo Industrial reside no contraste criado entre os diferentes aspectos da decoração. Assim, caso os móveis, paredes e pisos apresentem uma tonalidade escura, você pode apostar livremente em objetos de decoração e o conjunto de cama com uma paleta de cores vibrantes ou tons pastéis.

O inverso também se aplica. Locais com maior iluminação e cores majoritariamente clean podem ser equilibrados com objetos de estilo Industrial mais pesados, confeccionados em materiais como ferro e madeira.

Outro exemplo é o piso sem polimento que pode casar muito bem com decorações envernizadas, brilhantes e revestidas com vidro. Além disso, closet de vidro também pode ajudar a quebrar um pouco do concreto típico desse tipo de decoração e puxar o seu estilo para uma proposta mais elegante e luxuosa.

3 – Sobreponha diferentes estilos e propostas

Se você gosta de apenas alguns dos aspectos do design industrial e deseja uma abordagem mais conservadora, a saída perfeita é sobrepor diferentes propostas de decoração. Misture o clássico, o vintage, o luxuoso ou o art Deco com os elementos industriais que mais lhe agradam.

Optar por móveis que oferecem a modernidade do estilo Industrial, como as cabeceiras, estantes e mesas de ferro, pode ser exatamente o equilíbrio que você está procurando. Se você não tem certeza de como essa combinação pode ser colocada em prática, analise como cada aspecto pode ser substituído por um conjunto que tenha a proposta industrial.

Nesses casos, pode ser apenas a iluminação do ambiente, que deve ser trocada por luminárias e conjuntos de lâmpadas com outra proposta de design, ou apenas os móveis do quarto.

4 – Opte por itens com acabamento de ferro, aço ou cobre

Seja um móvel, estante, cabeceira de cama ou objeto de decoração, priorize aqueles que apresentam acabamento em aço, ferro ou cobre. Esse tipo de material é o espírito do ambiente industrial. Além disso, itens que fazem referência aos encanamentos também podem se tornar peças chaves na decoração do seu quarto.

É possível encontrar estantes, abajures, luminárias e nichos que são especialmente criados para quem ama a decoração industrial. Quadros emoldurados, vasos, suportes para cortina, maçanetas e poltronas são incluídas nessa categoria com tranquilidade, já que as opções disponíveis no mercado são bastante diversificadas.

5 – Saiba utilizar a multifuncionalidade para deixar o ambiente mais moderno

Seja o espaço amplo ou limitado, a decoração do quarto não fica prejudicada com o estilo Industrial. Aliás, a multifuncionalidade é um atributo que pode ser explorado com maior liberdade nessa proposta.

Especialmente quando se tratar de um espaço pequeno e considerando que exista a necessidade de realizar diferentes tarefas no mesmo cômodo, pensar em uma decoração que atenda as suas necessidades vai garantir não apenas beleza, mas também praticidade e conforto ao espaço. Dessa maneira, os móveis que são poucos usados devem ser ocultados, por isso, o fato de serem multifuncionais facilita a organização do cômodo.

As mesas de estudo e trabalho dobráveis e as camas com nichos laterais representam alguns dos móveis que podem ser dispostos na decoração do quarto.

6 – Complemente com itens de arte, cultura e tecnologia

Por fim, a expressão da personalidade de quem mora no espaço pode ser valorizada e realçada através de itens de arte, cultura e tecnologia. E se você for do tipo tecnológico, a praticidade da inovação poderá ganhar ainda mais destaque em meio à decoração que remete às fábricas.

Os livros, por exemplo, são elementos preciosos nessa abordagem, pois podem ser organizados de inúmeras maneiras que vão ajudar a complementar o design industrial do espaço. Além disso, bandeiras, pôsteres, quadros decorativos, instrumentos musicais e as esculturas de arte são o toque final que o seu quarto precisa para balancear a rigidez e impessoalidade do estilo Industrial e a sua visão de mundo.

Agora que você já conhece algumas dicas básicas para planejar o seu quarto em estilo Industrial, que tal conhecer algumas opções de cabeceiras de ferro para ousar ainda mais em sua decoração?