Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Entenda para que serve o dossel

Entenda para que serve o dossel

. 4 minuto ler

O dossel consiste em um acessório usado para a decoração de quartos, mais especificamente para acompanhar a cama. Existem diversos modelos de dossel, o qual sofreu adaptações com o passar do tempo.

De forma geral, um dossel pode ser composto de uma estrutura de madeira nos quatro cantos da cama que sustenta algum tipo de tecido ou tela. Esse material, por sua vez, envolve a cama, de maneira a criar um ambiente mais íntimo.

O dossel, no entanto, não necessariamente precisa estar anexado à cama. Alguns modelos de dossel ficam pendurados no teto logo acima da cama e desempenham a mesma função de um dossel mais complexo, anexado à cama.

Se você ficou interessado e gostaria de saber mais sobre a história do dossel e sobre a sua função, continue lendo este artigo.

Conheça a história do dossel

O dossel começou a ser usado na Europa medieval por famílias que faziam parte da nobreza.

No início da Idade Média, o senhor feudal e a sua família costumavam dormir no grande salão do castelo junto de todos os seus serventes. Geralmente, a família dormia em uma extremidade do salão, enquanto os serventes dormiam em outra extremidade. As duas partes do salão eram separadas por cortinas.

Com o tempo, os castelos começaram a ser construídos com quartos separados para a nobreza. No entanto, alguns serventes ainda dormiam no mesmo quarto da nobreza por conveniência e segurança.

Uma vez que os integrantes da família dividiam o quarto com seus serventes, eles preferiam dormir em camas cortinadas para ter mais privacidade e conforto.

Era comum que os serventes precisassem se movimentar pelos aposentos do castelo durante a noite para desempenhar diversas tarefas. Como essa movimentação incomodava o sono da família, a nobreza passou a querer cada vez mais privacidade.

As cortinas utilizadas para envolver a cama da nobreza começaram a ser penduradas no teto, acima da cama. Com o tempo, esse design sofreu alterações. A partir disso, a cama da nobreza ficou mais complexa, passando a ter também uma armação anexa à cama.

Além de conferir mais privacidade à família, o dossel também tinha como função proporcionar conforto, uma vez que sua estrutura era capaz de preservar o calor no ambiente.

Com a chegada do século XVI, as cabeceiras tornaram-se o foco principal do design das camas, o que também resultou na confecção de camas de dossel mais extravagantes e decorativas.

Além de ser usado para funções práticas, o dossel passou a ser usado também como um adereço decorativo. A nobreza apreciava uma decoração luxuosa e extravagante, e o dossel se tornou uma forma de expressar essa preferência da nobreza.

Ao longo do tempo, os materiais que eram utilizados para fazer as camas de dossel foram melhorados para proporcionar maior durabilidade, e as armações de ferro foram escolhidas não somente pela estética, mas também para garantir maior longevidade para a cama de dossel.

Com o passar do tempo, as cortinas pesadas que eram utilizadas nos designs das camas de dossel foram substituídas por tecidos mais leves. No entanto, para compensar, os artesãos criavam modelos deslumbrantes e espetaculares que eram adorados pela nobreza ao ponto de a família receber visitas no quarto, bem em frente ao dossel.

Com a chegada do século XVII, o dossel se tornou um elemento muito importante para a alta sociedade francesa. Durante esse período, na França, um quarto luxuoso dizia muito sobre o status de uma família, e a cama era o elemento principal.

Portanto, ter uma cama luxuosa era indispensável para as famílias nobres francesas. O dossel, claro, se tornou a escolha perfeita para decorar o quarto por serem muito extravagantes e chamarem bastante atenção.

Qual é a funcionalidade do dossel?

Apesar de ter sido um adereço muito popular no passado, o dossel é pouco utilizado atualmente. Muitas pessoas não veem utilidade para o dossel, e algumas também o consideram cafona.

No entanto, o dossel tem sua funcionalidade e, quando bem aplicado, pode ser um diferencial muito importante para a decoração de um quarto. Confira abaixo algumas vantagens de ter um dossel.

Decoração e versatilidade

As camas de dossel têm um visual extraordinário. Isto é, elas fogem do comum e chamam bastante atenção. Existem vários estilos diferentes de dossel, por isso é fácil encontrar um que se adapte ao seu quarto e ao resto da decoração na sua casa.

Além disso, com o dossel você pode estar sempre variando a ambientação do seu quarto. Isto se dá porque é possível trocar o tecido de cobertura do dossel, de maneira a sempre usar tecidos que combinem com seus lençóis e com outros elementos do seu quarto de forma simples e prática.

Regulação de temperatura

Além de serem excelentes no âmbito estético, as camas de dossel também são bastante utilitárias. Para aumentar a temperatura da sua cama em dias frios, basta usar tecidos grossos em seu dossel. No entanto, se a intenção for tornar sua cama mais fresca, é possível trocar o tecido grosso por uma opção mais leve.

Ademais, também é possível trocar o tecido do seu dossel por uma tela antimosquitos. Dessa forma, não há por que se preocupar com insetos indesejados durante a noite.

O uso de tecidos grossos no seu dossel também é capaz de bloquear a luz, de maneira a conferir uma proteção extra à luz, ou até mesmo de forma a substituir o uso de cortinas.

A única desvantagem de uma cama de dossel seria a limpeza. Por se tratar de uma peça extravagante que conta com bastante tecido, a limpeza de um dossel pode se tornar um trabalho tanto quanto árduo.

Contudo, se você gostaria de adquirir um dossel sem precisar se preocupar tanto assim com a limpeza, basta optar por modelos mais simples. Apesar de discretos, esses modelos também são bastante elegantes e sofisticados.

Se você ficou interessado e gostaria de saber mais sobre diferentes tipos de cama e opções de decoração para o seu quarto, não deixe de acessar o nosso site e confira também nossos modelos de cabeceiras de ferro. Entre em contato com a nossa equipe para que possamos ajudá-lo a encontrar a opção ideal para o seu quarto!