Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Dicas de como organizar o guarda-roupa para o verão

Dicas de como organizar o guarda-roupa para o verão

. 4 minuto ler

O verão finalmente chegou e com a subida nas temperaturas é preciso reorganizar o guarda-roupa. É necessário guardar os casacos mais pesados e colocar as peças mais leves de forma que fique mais prático ter acesso a tudo.

Mas como organizar? Quais são os primeiros passos?

A organização de um guarda-roupa nunca é igual para todo mundo, afinal, cada um tem suas particularidades, seja no tamanho, divisões e no que ele comporta. Sendo assim, separamos o que é básico para iniciar uma organização completa, acompanhe:

* Compre cabides padronizados que possam ser utilizados de várias formas, seja com uma roupa dobrada ou não.

* Mantenha suas peças de roupas sempre limpas, pois isso vai evitar que contamine as demais.

* Coloque as peças pequenas e mais delicadas em gavetas e ponha etiquetas de identificação em todas.

* Roupas mais delicadas devem ser protegidas com capas.

* Utilize caixas para colocar pequenos itens e sapatos.

Mais dicas

1. Organize tudo por categorias

O primeiro passo é que deve existir uma ordem a ser seguida. O ideal é que, após isso, seja feita uma categorização e que fique tudo a mostra.

Existem duas formas: tirar tudo do guarda-roupa e separar nas categorias ou fazer parte por parte. Fazer uma a uma é a melhor maneira para quem costuma perder o pique mais rápido ou não tem muito tempo disponível. Pois assim pode fazer um pouco em um dia e o restante no outro.

Para quem decide fazer tudo de uma vez, existe uma grande vantagem: é possível observar tudo o que tem e assim fica mais fácil definir o que pode ser jogado fora.

2.Separe as roupas por cores

Após colocar as roupas nos cabides, procure separá-las por cores e tons. Essa é uma ótima forma de evitar que haja bagunça quando precisar buscar uma peça.

3.Separe o que vai continuar com você o que vai embora

Com a troca da estação, é essencial que você aproveite para verificar o que ainda serve e o que ainda quer manter consigo. Muitas vezes guardamos peças que nem utilizamos mais e que servem apenas para ocupar espaço.

Veja o que está em bom estado e faça doação. Se o inverno passou e você não utilizou uma determinada peça, que tal mandá-la embora? Com certeza alguém fará um melhor proveito.

Avalie se as roupas guardadas ainda são do seu gosto e se há chances de usá-las novamente. Se a sua resposta for não, já sabe o que deve ser feito.

4. Lave o que precisa

Toda roupa que passa muito tempo guardada acaba ficando com cheiro de mofo. Quando mistura as peças com as limpas, todas passam a ter o mesmo cheiro. Sendo assim, veja o que está com alguma mancha ou odor diferente e envie para uma lavanderia ou lave você mesmo.

5. Deixe um espaço para edredons e cobertores

No verão, com certeza você não dormirá mais com cobertores ou edredons pesados. Por isso, separe um espaço onde possa guardá-los. Se possível, guarde-os em sacolas ou capas.

6. Roupas de inverno mudam de posição

Na hora de redistribuir as peças você deve pensar em praticidade. Resumindo: tudo o que for utilizado com constância, nessa estação, deve ser colocado nos lugares de fácil acesso.

As roupas de inverno vão para as prateleiras mais altas e as gavetas mais baixas. Ou seja: locais com menor facilidade de alcance.

7. Os casacos maiores ficam nos cabides

Os casacos mais grossos não devem ser dobrados e guardados com os demais. Isso porque ao fazer isso, eles ficam maiores e ocupam mais espaço.

Quando colocados em cabides ficam esticados e o espaço mais otimizado. Porém, deixe esses cabides em locais menos acessíveis.

8. Algumas peças de frio devem ficar disponíveis

A maioria das suas roupas de inverno ficarão em locais menos acessíveis, porém, algumas peças mais leves devem ficar com as de verão.

Mesmo na estação mais quente do ano, pode acontecer um dia ou outro um pouco mais frio. Além disso, dependendo dos lugares que você frequenta, pode ter ar condicionado e assim você vai precisar ter um casaquinho à mão.

9. Tecidos finos devem ser pendurados.

Quando falamos de otimização do guarda-roupa, isso inclui manter as peças de forma que não amassem.

Normalmente, tecidos mais finos costumam amassar com mais facilidade. Por esse motivo, o ideal é que eles fiquem pendurados e não dobrados. Mas lembre-se de que deve haver espaço o suficiente para isso.

10. Utilize organizadores

A melhor forma de separar as roupas de frio das de calor é através de organizadores. Coloque alguns dentro das gavetas e assim vai ser mais fácil identificar as peças de acordo com suas categorias. Por exemplo: em um lado ficam as blusas de manga comprida e do outro as de manga curta.

11. Organize os sapatos

Caso você possua uma sapateira, coloque em ordem os sapatos e mais acessivelmente as sandálias e sapatilhas. As botas e qualquer outro sapato mais fechado devem ficar em um espaço menos acessível.

Não se esqueça de manter os sapatos com as solas limpas, antes de colocar no armário, pois assim você evita que a sujeira se espalhe e contamine suas peças.

12. Enrole as toalhas

As toalhas costumam ser mais grossas e por isso é melhor criar “rolinhos” com elas, pois isso ocupa menos espaço e assim você pode guardar mais itens.

Por serem peças que não são trocadas todos os dias, você pode colocá-las em lugares um pouco mais altos.

13. Utilize sachês aromatizantes

É maravilhoso pegar as roupas e sentir um cheirinho agradável, certo? Que tal colocar alguns saquinhos aromatizantes e manter as roupas assim por mais tempo?

Coloque odores suaves e evite que as peças fiquem com cheiro muito forte.
Conclusão

Após arrumar o guarda-roupa é preciso deixar que tudo fique organizado, pois imagine ter que fazer todo o trabalho novamente?! Siga as dicas abaixo:

* Sempre que pegar uma roupa da lavanderia, coloque-a no mesmo lugar que ocupava anteriormente.
* Deixe uma boa parte de peças em fácil acesso, pois assim fica mais fácil evitar bagunça procurando algo.
* Quanto mais cheio estiver seu armário, mais difícil fica manter a ordem. Mantenha apenas o que vai realmente usar.
* Tudo que for movimentado deve ser recolocado imediatamente no mesmo lugar.

Gostou do nosso artigo? Para mais informações, acesse o nosso site e conheça nossos produtos.