Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Descubra como organizar seu quarto para deixa-lo mais relaxante

Descubra como organizar seu quarto para deixa-lo mais relaxante

. 4 minuto ler

O quarto é considerado, para muitas pessoas, o ambiente mais sagrado da casa. Não é para menos. O quarto é um refúgio particular. É onde a intimidade reina e o corpo descansa e se restaura para o dia seguinte. Por isso, é muito importante investir um pouco de tempo e criatividade para fazer deste espaço um lugar gostoso e relaxante, como realmente deve ser.

A insônia é um dos problemas que mais afeta a população atualmente. A ansiedade e o estresse da vida moderna acabam por deixar o indivíduo sempre alerta até quando ele deveria estar descansando. O resultado é a dificuldade em pegar no sono ou manter uma noite ininterrupta de horas dormidas. Felizmente, alguns ajustes no quarto podem ajudar. Confira.

Como deixar o seu quarto mais relaxante

O quarto de dormir deve ser o seu local de descanso. Uma boa noite de sono é fundamental não só para um dia seguinte produtivo, mas também para garantir um organismo mais saudável e sem estresse. Quer um quarto realmente relaxante? Siga as nossas dicas.

Não leve o celular para o quarto

O celular se tornou uma ferramenta essencial não só para lazer e distração, mas também para estudos e trabalho. O problema é quando o seu uso é excessivo, especialmente antes de dormir, o que acaba comprometendo o sono.

As luzes dos aparelhos eletrônicos estimulam o cérebro e impedem que ele relaxe, atrapalham a produção da melatonina, o hormônio do sono, causando a insônia. E não é só o celular. Tablets e TVs devem ser evitados pelo menos duas horas antes de dormir.

Se você usa o alarme do celular para acordar de manhã, experimente trocá-lo por um despertador comum, ou deixe o smartphone em outro cômodo da casa. E não esqueça de desativar as notificações para não cair na tentação de dar uma olhadinha a cada notificação.

Aposte em cores frias e neutras

Uma regra básica de decoração é o uso de cores mais frias e neutras nas paredes do quarto como o branco, o bege, o marfim, o cinza ou rosa clarinho. Essas tonalidades ajudam a relaxar. Faça o mesmo com os móveis do ambiente.

Se você gosta muito de cores fortes, deixe para usá-las em outros cômodos da casa ou em objetos pequenos que não deverão interferir tanto no seu descanso.

Capriche na cama, lençóis e travesseiros

Sabe quando você olha para uma cama e já sente aquela vontade de deitar e tirar uma sonequinha? Essa sensação tem muito a ver com os lençóis, colchas e fronhas utilizados na arrumação. Escolha peças com cores leves, de material macio e confortável ao toque. Mantenha essas peças sempre limpas e cheirosas trocando-as com frequência.

Outro cuidado importante é a escolha da cama. Pesquise e invista em qualidade. Uma boa noite de sono tem muito a ver com um colchão confortável. Afinal de contas, é lá que você vai passar pelo menos um terço do seu dia.

Por fim, mas não menos importante, dedique-se à escolha dos travesseiros. O travesseiro deve deixar a coluna alinhada. Não pode ser baixo e nem alto demais, pois pode provocar dores no pescoço e muitas complicações derivadas de uma noite mal dormida.

Livre-se da bagunça

O quarto não deve ser um lugar para acumular objetos e nem deve ser desorganizado. Portanto, livre-se de tralhas e do excesso de itens decorativos. Aposte na funcionalidade do ambiente sem perder o conforto.

Elimine ou arrume objetos que ficam embaixo da cama ou em cima do guarda-roupa. Não deixe roupas ou papéis espalhados e mantenha o quarto sempre limpo. Feche as portas do armário ou guarda-roupa, principalmente se estiver bagunçado. Visualizar coisas fora de ordem pode causar ansiedade.

Use a mesa de cabeceira para reunir, de forma prática, tudo aquilo que você precisa para terminar o dia bem. Deixe ali um livro para ler antes de dormir, o creme que usa todas as noites e uma garrafinha com água. Outra dica é usar um bloco de notas para anotar as ideias que fervilham antes do sono e tirá-las da cabeça. Também é uma forma de relaxar a mente e dormir bem.

Invista em uma decoração aconchegante

A decoração do seu quarto deve ser leve, sem excessos. Aposte no básico que dá certo. Uma boa cama com lençóis confortáveis, uma mesa de cabeceira com itens necessários, um abajur, um despertador, quadro decorativo, o guarda-roupas e um ou outro objeto.

Escolha as cores com cuidado, mantenha o quarto limpo e pronto. Já é o suficiente para ter um ambiente relaxante.

Apague a luz

Abra as janelas e aproveite a luz natural do sol sempre que possível. É um hábito importante para renovar o ar do quarto. Mas, à noite, na hora de dormir evite qualquer iluminação. As cortinas que bloqueiam a luz externa são uma ótima opção.
O escuro é necessário para a produção da melatonina, o hormônio da noite e do sono e que induz o indivíduo a dormir melhor.

Quanto menos luminosidade, melhor. Se não for possível manter o quarto completamente no escuro, adote uma iluminação mais difusa dentro do cômodo ou em um ambiente próximo. Ou então opte pela luz amarelada em vez da luz branca. Vale também apostar em um tapa-olho se achar necessário.

Deixe o quarto cheiroso e silencioso

Um quarto limpo e com cheirinho gostoso é muito propício para uma boa noite de sono. Além da limpeza básica diária e de uma bela faxina de vez em quando, que tal apostar na aromaterapia?

O uso de óleos essenciais são altamente eficazes no relaxamento do corpo. Dois exemplos são os óleos de camomila e de lavanda. Outra opção é o incenso e até mesmo as velas aromáticas. Vale a pena experimentar. Ao lavar a roupa de cama, use produtos de cheiro agradável, leve que tornarão o momento de dormir muito mais prazeroso.

Crie um cantinho novo dentro do quarto

Se houver espaço, que tal criar um ambiente dedicado a uma atividade relaxante que você gosta e costuma fazer dentro do quarto? Não precisa fazer uma grande mudança. Se você gosta de ler antes de dormir pode instalar uma poltrona confortável para realizar essa tarefa, por exemplo.

E então, quer deixar o seu quarto relaxante, super confortável e garantir as melhores noites de sono? Ponha em prática as nossas dicas e valorize ainda mais esse ambiente tão gostoso dentro de casa.