Você sabe o que é a densidade do colchão? Aprenda a escolher!

    Você comprou uma bela cama e chegou a hora de renovar o colchão! Aí vem aquela dúvida: qual a melhor densidade? Muita gente fica confusa ao fazer essa escolha, além de sentir medo de acabar com uma cama exageradamente dura ou macia.

    A densidade do colchão é uma medida que indica a quantidade de peso que a espuma aguenta com elasticidade, sem danificar e deformar. Ela varia conforme a fabricação do produto e a resistência, ou seja, quanto maior a densidade, mais peso é suportado. A densidade só é aplicada no caso de colchões com espuma.

    Para tirar todas as suas dúvidas e ajudá-lo a tomar a decisão adequada na hora de comprar um novo colchão, confira todas as nossas dicas. Boa leitura!

    Qual a importância da densidade correta?

    Dormir em um colchão com a firmeza adequada para seu peso e estatura física garante, além de maior durabilidade do produto, melhor saúde para você. A qualidade do seu sono melhora, você fica mais disposto e seu corpo relaxado.

    Quando se está confortável, é fácil relaxar e curtir bons momentos no sono. De mola ou de espuma, fique sempre atento à validade do produto e troque-o no prazo estipulado. Uma vez que descoberta a densidade ideal, é possível que você nunca mais abra mão desse cuidado.

    Como escolher a densidade do colchão?

    A maioria dos fabricantes trabalha com as densidades 18, 20, 23, 28, 33 e 45, sendo que as quatro primeiras são indicadas para crianças e adolescentes de até 50kg e as seguintes para adultos. Se você dividir a cama com alguém, escolha sempre o tipo indicado para a pessoa mais pesada para garantir o conforto dos dois.

    Como você já percebeu, para selecionar é preciso ficar atento ao seu peso e altura. Mas, isso não é tudo. A matéria-prima utilizada também é importante. O que acontece é que alguns fabricantes usam espumas mais resistentes e de qualidade superior. Dessa forma, o colchão mantém a firmeza, oferecendo conforto por mais tempo.

    Outro ponto é que o artigo deve ter, no mínimo, 15 cm de espuma. Menos que isso prejudica muito a maciez de qualquer modelo. Caso surjam dúvidas, compre o mais firme. Com o tempo, ele fica um pouco macio e você passa a contar com um produto confortável.

    Como fazer o cálculo?

    A densidade do colchão é medida pela quantidade de matéria-prima usada por metro cúbico. Para definir qual o peso e altura ideal para cada modelo, as indústrias fazem cálculos e testes complexos. Para os consumidores, basta saber qual o tipo indicado conforme o seu biótipo. Nada impede, portanto que você escolha outro modelo, seguindo seu gosto. O importante é que nada atrapalhe a qualidade do seu sono.

    Densidades de 18 e 20 são indicadas para bebês. A D23 é para crianças de até 50 kg, mas com altura máxima de 1,60 metro. A D28 pode ser usada para adolescentes e adultos com até 80 kg e 1,80 m, porém, não é sugerida para casais. Neste caso, escolha a D33 que dá melhor sustentação. Ela é ideal para pessoas acima de 70 kg e até 1,90 m. Por fim, a D45 é a melhor para camas de casal, quando uma das pessoas pesa mais de 100 kg e mede até 1,90 m.

    Na hora de escolher o seu colchão, lembre-se sempre de optar por fabricantes de confiança e que ofereçam garantia. Depois, é só verificar a densidade do colchão adequada para você e relaxar. Porém, também existem os modelos de mola. Para saber mais sobre eles, conheça os tipos de molas mais usados!

    Você sabe o que é a densidade do colchão? Aprenda a escolher!