Saiba como unir decoração rústica e moderna em seu quarto

    A combinação de dois estilos de decoração harmoniza o melhor de cada um com o propósito de criar ambientes personalizados cada vez mais próximos da personalidade do proprietário. Assim é a fusão da decoração rústica e moderna, mesclando conforto e comodidade com suavidade e bom gosto.

    Como resultado, temos um ambiente leve e elegante. No artigo de hoje, vamos mostrar como unir esses estilos no quarto, apresentando alguns fatores capazes de ajudar no momento de transformar seu local de descanso em um espaço mais sofisticado. Continue conosco para conferir!

    Decoração rústica

    Esse estilo de decoração é marcado pela presença de alguns componentes voltados para a natureza, como pedra, vime e madeira. As cores predominantes são as mais escuras, com tons terrosos, buscando transparecer conforto no ambiente.

    Por prezar pela comodidade, é comum o uso de mantas, carpetes e almofadas. Para o piso, o mais utilizado nesse estilo é a madeira.

    Decoração moderna

    A decoração moderna busca móveis leves, de materiais como vidro e ferro. As cores mais utilizadas são as claras, a fim de empregar leveza aos espaços.

    As peças e objetos aparecem em menor número, para manter o ambiente limpo e moderno. No piso, utiliza-se porcelanato e cerâmica com tonalidades suaves.

    Mesclar decoração rústica com a moderna

    A decoração rústica moderna é composta por elementos naturais (madeira, pedra etc) e componentes modernos que equilibram o visual, mantendo-o aconchegante e elegante ao mesmo tempo.

    A decoração moderna conta com aspectos de linhas simples, assim como móveis de design arrojado. Acompanhe alguns fatores que podem auxiliar na decoração do quarto no estilo rústico moderno.

    Revestimentos

    Como qualquer combinação entre elementos de decoração, pode-se destacar mais um estilo que outro. É possível optar por utilizar revestimentos de característica rústica, como paredes e pisos de madeira — até mesmo de demolição — ou pedras.

    Nesse caso, os móveis devem ter características modernas para suavizar o ambiente. Caso a escolha seja utilizar revestimentos de estilo mais novo, as peças se encaixam melhor com traços rústicos para apresentar conforto e comodidade.

    Móveis

    Como citamos, os móveis precisam ser escolhidos de acordo com o estilo do revestimento. Para ambientes revestidos por traços modernos, são indicados materiais rústicos como cadeiras e mesas de madeira, sofás, tapeçaria, almofadas e mantas.

    Caso o revestimento seja rústico, invista em móveis com design moderno. Bons exemplos são luminárias, cadeiras de aço ou policarbonato e objetos únicos mantendo o ambiente com visual leve e limpo.

    A cama de ferro oferece harmonia nos dois estilos. Com linhas retas e sem cabeceira, ela leva um ar acolhedor mesmo sendo moderna. Já as camas com design diferenciado e cabeceira podem se harmonizar com roupas em cores que destaquem o convite para o descanso e aconchego do ambiente rústico.

    Cores

    As cores são fatores com grande influência em qualquer ambiente. Para que o equilíbrio seja alcançado na decoração rústica e moderna, elas precisam se complementar.

    Paredes brancas com pisos em tonalidades claras demonstram frieza e impessoalidade, portanto escolha móveis em tons fortes, terrosos e vibrantes (estampas de animais são bem-vindas). Caso o revestimento tenha características rústicas, com cores fortes e escuras, os objetos devem ser claros e lisos, procurando a neutralidade em contraste.

    Objetos

    As decorações podem ser mescladas no uso de objetos com materiais característicos de cada estilo.

    Atualmente, existem lojas de decoração que harmonizam peças com design simples e moderno, criado-as com materiais que remetem ao rústico, como madeira e couro.

    Iluminação

    A mistura de estilos também se reflete na iluminação. Para ambientes em que as tendências rústicas se sobressaem, prefira a iluminação natural, com grandes janelas que permitam a incidência da luz solar e pendentes de vime em tons terrosos.

    Mas se o estilo moderno for o destaque, opte por elementos arrojados como ponto focal, iluminação no estilo industrial ou abajures minimalistas de linhas limpas e tons neutros.

    Observamos como é possível unir a decoração rústica e moderna sem exagerar em nenhum dos dois estilos, levando inovação, conforto e elegância. Faça bom uso da harmonização e deixe seu quarto aconchegante e sofisticado de uma maneira descomplicada!

    Gostou das dicas sobre decoração? Então deixe um comentário e compartilhe conosco suas impressões!

    Icamas

    Icamas

    Leia mais posts escritos por este autor.

    Saiba como unir decoração rústica e moderna em seu quarto