Decoração para quarto pequeno: confira essas 3 dicas incríveis!

Decoração para quarto pequeno: confira essas 3 dicas incríveis!

Nosso quarto é lugar de relaxamento e conforto, e a decoração dele deve refletir nossa personalidade e nossas necessidades. E mesmo que os cômodos das casas e dos apartamentos estejam ficando cada vez menores (principalmente nos grandes centros), a decoração otimizará os espaços, transformando seu lar num lugar muito confortável.

Não parece tão difícil fazer uma decoração para quarto pequeno se você planejar os móveis e evitar objetos muito grandes. Contudo, algumas dicas podem fazer com que o ambiente seja ainda melhor aproveitado e você nem perceba que está num local pequeno.

Existem três pontos que você pode prestar atenção redobrada para garantir que o cômodo seja otimizado e aconchegante. Veja agora!

1. Escolha as cores corretas

Prefira cores claras para ambientes pequenos, principalmente para a base da sua decoração. É interessante usar, nesse caso, as cores bege e branca com pontos de outras cores.

Uma ideia é optar por móveis, bancadas e prateleiras com cores mais claras e deixar os tons escuros para os detalhes. Além disso, manter a parede e o piso com a mesma cor ajuda a ampliar visualmente o ambiente. Se essa ideia não parece tão interessante para seu estilo, experimente usar tom sobre tom.

Se você optar por colocar um papel de parede ou pintar uma parede apenas, preste atenção em qual delas receberá a cor. Nunca pinte o teto de quartos pequenos. Pintar a parede onde está a janela pode não ser a melhor escolha, assim como a parede que está logo em frente à porta. Tudo isso pode contribuir para diminuir ainda mais o espaço visualmente.

2. Aposte no móvel mais adequado

Investir em móveis planejados é a melhor solução para quartos pequenos. Com eles, você conseguirá aproveitar cada cantinho. Outro ponto positivo da mobília sob medida é que você consegue usar o alto do quarto, com guarda-roupas que vão até o teto, por exemplo. Mas cuidado: se a maioria dos móveis for até o teto, parecerá que o quarto é menor. Um bom truque é deixar o guarda-roupa mais alto e, nas outras paredes, optar por mobília mais baixa.

Outro detalhe que você deve prestar atenção é na disposição dos móveis. Quando dispostos da maneira correta, eles permitem a circulação e a sensação de que o quarto não é tão pequeno.

cama encostada na parede evita a necessidade de um criado-mudo, e prateleiras acima da penteadeira podem ser a solução ideal para garantir a circulação e o espaço para guardar seus pertences. Outra ideia muito boa é usar a cama-baú: assim, um espaço que seria perdido, torna-se um armário a mais.

3. Preste atenção aos detalhes

Os espelhos são os melhores amigos dos quartos pequenos. Opte por colocar um que ajude a ampliar o espaço, além da sua função tradicional. Você verá como eles ajudam a arejar e trarão uma sensação gostosa.

A iluminação é outro truque incrível. Ambientes mal iluminados parecem apertados e cansativos, mas uma boa luz pode transformar tudo.

Por fim, não é porque o quarto é pequeno que você não pode ser criativo na decoração. Um item que tem conquistado os decoradores é a cama de ferro. Em diversos modelos, ela garante personalidade ao ambiente e adapta-se nas decorações mais românticas às modernas.

Invista em peças de personalidade — assim, você tornará tudo mais interessante. Um bom tapete, uma luminária diferente e uma colcha bonita na cama: tudo isso ajudará a deixar seu quarto com a sua cara e, ainda, muito aconchegante.

Viu só? Com essas dicas é possível aproveitar bem o pouco espaço de um quarto e fazer com que ele não pareça tão pequeno. Não tenha medo de investir em bons móveis e na decoração — afinal, chegar em casa e ter um quarto super confortável é ideal para relaxar após um dia cansativo, não é mesmo?

Gostou das dicas de decoração para quarto pequeno e quer saber mais? Então assine nossa newsletter e receba direto no seu e-mail muitas dicas para decorar sua casa.