Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Conheça o estilo provençal e saiba como incorporar no design do seu quarto

Conheça o estilo provençal e saiba como incorporar no design do seu quarto

. 4 minuto ler

Dentre todos os estilos de decoração, o provençal é um dos mais queridos por trazer história, delicadeza e singularidade para todos os espaços da casa. Sendo o cômodo que possibilita mais liberdade de criação, o quarto é ideal para incorporar o estilo. Saiba mais sobre essa decoração elegante e simples ao mesmo tempo para transformar a sua casa!

A história por trás desse estilo tão especial começa na França do século XVII, uma época em que o Palácio de Versalhes era símbolo de sofisticação e prosperidade. Sua construção, durante o reinado de Luís XIV, representou todos os aspectos luxuosos da nobreza francesa.

A influência barroca levou ao surgimento do estilo artístico Rococó tornando-se evidente na valorização da estética e na riqueza de detalhes. Sendo assim, a decoração leve e elegante se tornou o norte de muitos camponeses que ansiavam por um pouco de nobreza em seus lares.

Com seus jardins gigantescos e sua decoração repleta de detalhes valiosos, como cristais, mármore de Carrara e ouro, o Palácio de Versalhes inspirou e aprimorou o gosto pela decoração na população. Os camponeses de Provença, região localizada ao sul da França, decidiram decorar suas casas como os nobres, apesar de suas limitações econômicas dando origem ao estilo provençal.

O estilo refletia a mentalidade da época que saia dos moldes formais e expressava liberdade e intimidade. A liberdade que o estilo provençal oferece está nos laços, nas conchas, nas flores e até mesmo no uso da luz em um ambiente. Por isso, o design provençal pode ser incorporado em todos os lares!

Inspire-se também!

Invista nas cores

Uma forma simples de trazer o estilo provençal para o ambiente mais particular da casa é inserindo cores características como tons pastéis de amarelo, verde, azul e bege. O branco, claro, é super bem-vindo também!

O quarto com edredons, cortinas e luminárias nessas cores ficará muito adequado ao estilo provençal. O caráter bucólico do estilo também pede estampas florais com fundos claros como o off-white. Para o gosto por cores mais vivas, vale inserir tons de lavanda, planta típica nos campos do sul francês.

Use a criatividade para trazer mais conforto para a atmosfera do quarto com papéis de parede e fronhas com estampas delicadas incluindo cenas características do campo.

Formas nobres

Como mencionamos antes, o estilo Rococó é a base da inspiração provençal, portanto a forma é extremamente importante. Pense em detalhes delicados e em curvas sinuosas quando for decorar o ambiente.

Uma ótima maneira de incluí-los são os entalhes em móveis de madeira, especialmente o formato de concha, que podem ser aplicados nas gavetas de um armário, por exemplo.

Não pense que o estilo provençal é exclusivamente romântico e feminino, quartos masculinos podem ser trabalhados com madeiras envelhecidas já que o rústico é característico de casas de campo.

A técnica de pátina em madeira ou o uso de tintas à base de gesso (chalk paint) trazem o aspecto envelhecido e permite o aproveitamento de móveis antigos.

Objetos simples e muita sofisticação

Para uma atmosfera mais aristocrática sem muito gasto o ideal é brincar com objetos! Imagine-se morando no Palácio de Versalhes e brinque com espelhos no quarto, de espelhos menores nas paredes até os grandes em armários. Valorizando sempre formas curvas em suas molduras!

O interessante dos objetos que compõem o estilo provençal é a possibilidade de inseri-los em outros cômodos, como na sala de jantar através de lustres com muitas lâmpadas e cristais. Aliás, ornar outros espaços com lavandas trará ainda mais nobreza para a sua casa.

Voltando ao melhor ambiente de todos, o quarto, um toque delicado e bastante atual é a cabeceira de ferro. Totalmente conectada com o estilo provençal, possibilita liberdade nas formas e personalidade para a sua cama.

Quarto luxuoso!

Hoje em dia o estilo provençal é sinônimo de luxo e elegância sendo admirado por decoradores e profissionais respeitados mundialmente. Seus elementos permitem criações inovadoras mesmo inspiradas em uma época tão distante.

A cabeceira de ferro é um toque essencial para a atmosfera campestre compondo decorações femininas e masculinas de forma sutil e refinada. Além de ser versátil e combinar com qualquer tom de cor que você escolha para o seu quarto!

Existem cabeceiras de ferro para todos os tamanhos de cama e, cada vez mais, é reconhecida como um dos tipos de cabeceira mais vantajosos. Os benefícios são muito interessantes para o dia a dia, por exemplo:

• Definitivamente é o modelo mais resistente o que garante a durabilidade e promove a riqueza de valores familiares, pois pode passar de geração para geração sem danos.

• A facilidade na hora da faxina é um dos quesitos mais elogiados, afinal quem quer mais trabalho no cuidado com a casa, não é? O ferro não possui vincos, logo não acumula poeira em cantos de difícil acesso. Limpar cabeceiras de ferro é tarefa simples e rápida!

• Outro benefício é a liberdade na hora de escolher formas e cores. Você dificilmente vai enjoar de uma determinada cor porque o ferro permite uma pintura rápida e prática, caso você queira mudar o visual do seu quarto.

Os modelos de cabeceiras de ferro são muito variados e garantem uma decoração marcante. Esse material é associado ao caráter sólido da vida no campo que não esbanja e nem descarta os itens de casa com facilidade. Remete a histórias familiares de gerações e ao reaproveitamento, o que acaba sendo um assunto bastante atual.

Como o estilo provençal envolve delicadeza em cores e estampas, o ferro entra com o papel de harmonizar e equilibrar o visual, fundamental em boas decorações, impedindo que o design do quarto fique exagerado perdendo, assim, toda a sutileza e elegância.

Escolhendo uma cabeceira de ferro você mantém o seu conforto, garante praticidade no dia a dia e investe em um móvel realmente durável. Não é à toa que durante tantos séculos esse estilo de cabeceira continua a ser procurado e valorizado por consumidores leigos e profissionais da área de decoração e design de interiores.

Curioso? Conheça diversas cores e formas de cabeceiras de ferro no nosso site para deixar o seu quarto mais sofisticado!