Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Conheça a tendência e aposte em plantas no quarto

Conheça a tendência e aposte em plantas no quarto

. 4 minuto ler

Já viu o termo “urban jungle”? Conheça a tendência e aposte em plantas no quarto. É cada vez mais comum empregar a “floresta urbana” na decoração.

Caso você tenha dúvidas sobre como trazer este estilo para a sua casa, este artigo é para você.

Plantas proporcionam um ambiente mais alegre e convidativo, contrastando com o cinza das cidades. A escolha certa permite um visual acolhedor, sem que os cuidados exijam muito tempo. Saiba como apostar nessa tendência!

Urban jungle: conheça a tendência

Caso você goste de ter contato com a natureza, essa tendência irá trazer um toque especial para o seu quarto, assim como para outras áreas da casa. A urban jungle consiste em trazer o verde para dentro de casa, mesmo em apartamentos.

Para o resultado desejado, é possível encontrar diversas inspirações e tipos de plantas, que devem ser escolhidas conforme a incidência de luz solar no cômodo. Ao contrário de outras tendências de decoração, não há regras para criar a sua floresta urbana.

Você utiliza o espaço disponível e considera o tempo que possui para cuidar das plantas no momento da escolha. Os resultados são surpreendentes e permitem um ambiente mais aconchegante.

Flores dão espaço para as folhagens, que exigem menos cuidados e ajudam a criar os espaços verdes na decoração.

Vantagens de ter plantas no quarto ou em casa

São várias as vantagens de ter plantas no quarto, sendo uma delas a purificação do ar. Plantas como o clorofito, babosa e espada de São Jorge auxiliam na beleza e a manter o ar de seu quarto mais limpo, permitindo um ambiente mais agradável.

Quem não deseja respirar com mais qualidade, não é mesmo? As plantas permitem essa versatilidade, enquanto tornam a decoração ainda mais especial. Fora isso, ainda podemos citar o toque de cor para o ambiente.

Um grande problema, principalmente em imóveis alugados, é não poder fazer alterações na estrutura e, algumas vezes, utilizar quadros e espelhos nas paredes. As plantas auxiliam neste sentido, criando uma decoração diferente e viva.

Outra vantagem é a possibilidade de convívio com a natureza. Viver em apartamentos é uma realidade nas grandes cidades e as plantas em casa trazem um toque mais acolhedor, permitindo a construção de um retiro da rotina atribulada.

Aposte em plantas no quarto

Mas, afinal, quais plantas escolher? Se você deseja apostar nessa tendência, basta seguir alguns passos para construir a sua floresta urbana no quarto. Em primeiro lugar, avalie o espaço que possui e observe a quantidade de luz solar que incide no ambiente.

As plantas se dividem em três categorias:

– Sombra total;
– Meia sombra;
– Pleno sol.

As plantas de sombra total se adaptam bem em ambientes com pouca incidência de luz solar (luz indireta). As de meia sombra necessitam de sol em um período do dia somente.

Já as plantas de sol pleno, como o nome indica, precisam de luz solar direta por, pelo menos, quatro horas por dia. Dessa forma, manterão a sua vitalidade e beleza, tornando a decoração de seu quarto ainda mais bonita.

Com essa informação, você já é capaz de escolher as plantas corretas para o seu quarto. Veja a seguir, alguns exemplos para compor a sua decoração.

Plantas de sombra total

Essas plantas são as mais fáceis de cuidar e são ideais para quartos com pouca incidência solar. Aposte em:

– Cróton;
– Cheflera;
– Árvore-da-felicidade;
– Zamioculca;
– Peperômia;
– Costela de adão;
– Palmeira areca.

Plantas de meia sombra

Opte por:

– Samambaias;
– Pacovás;
– Lírios-da-paz;
– Clívias;
– Marantas;
– Patas-de-elefante;
– Pleomeles;
– Bambus-mossô;
– Bromélias;
– Fitonias;
– Aspargo rabo-de-raposa;
– Heras;
– Filodendros;
– Dracena rubra;
– Suculentas;
– Columeias.

Plantas de sol pleno

Escolha entre:

– Cactos;
– Babosas;
– Ixoras;
– Barba-de-serpente;
– Lantanas;
– Agave-dragão;
– Bulbines;
– Dasilírio;
– Dracena de Madagascar;
– Espada de São Jorge;
– Evonimo;
– Jade;
– Begônias;
– Alamanda.

Composição de plantas no quarto

São várias as opções para compor a decoração de seu quarto. Você pode optar, por exemplo, por uma parede verde, trazendo plantas trepadeiras como a hera e vasos suspensos. Outra possibilidade é o uso de vasos de floreiras e apoio de móveis.

Plantas em prateleiras acima da cama ou mesa de trabalho trazem um toque especial ao quarto, permitindo mais cor para a decoração. O uso de móveis de madeira e de ferro permitem uma composição ainda mais harmoniosa com as plantas.

Invista em vasos ou cachepôs que façam sentido com a decoração do quarto, sobretudo roupa de cama e cortinas, você notará uma decoração mais uniforme e visualmente atrativa.

Por outro lado, se prefere ambientes coloridos, diversifique a escolha de cores e faça o melhor aproveitamento de sua floresta urbana.

Você ainda pode apostar em bonsais ou terrários para utilizar em mesas de cabeceira. Essas opções exigem poucos cuidados e irão trazer um toque verde para o seu quarto.

Veja no próximo tópico, como cuidar das plantas.

Cuidados com as plantas no quarto

Conforme a escolha das plantas, é necessário observar a necessidade de irrigação e adubação. Na ausência de tempo, você pode optar pela compra de vasos auto irrigáveis. É importante remover as folhas mortas periodicamente e fazer a poda, se sentir necessidade.

Verifique o crescimento das plantas para entender se o vaso deve ser trocado. O importante é manter as plantas saudáveis, respeitando o espaço que elas precisam para sobreviver. É essencial considerar também a drenagem dos vasos.

Irrigação em excesso irá prejudicar as plantas. Uma dica para conter isso é utilizar filtro de café, isopor ou pedras na parte inferior do vaso. Lembre-se ainda que as plantas necessitam de adubação para se manterem sempre saudáveis.

Os fertilizantes podem ser, inclusive, naturais como cascas de bananas ou ovos. A escolha da terra é também importante para manter as plantas bonitas e saudáveis. Prefira terras orgânicas como, por exemplo, húmus de minhoca.

Ficou inspirado? Ter plantas no quarto é uma tendência interessante para melhorar a sua decoração e trazer mais vida para a sua casa. São diversas opções de plantas e composições para uma escolha assertiva.

Se você está em busca de uma nova decoração, conheça as nossas opções de cabeceiras de ferro. Esses itens irão fazer a diferença em sua floresta urbana!