Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Como usar quadro na decoração do quarto do casal

Como usar quadro na decoração do quarto do casal

. 4 minuto ler

Não é de hoje que os quadros são usados para deixar o quarto do casal mais charmoso e aconchegante. O mais bacana em relação a esses elementos de decoração é que eles são super versáteis — podem ter fotos, paisagens, figuras geométricas, frases ou qualquer outra imagem vocês gostarem.

Isso sem falar que os quadros também existem em inúmeros modelos, combinando com qualquer estilo de decoração: clássica, moderna, minimalista, rústica, industrial e por aí vai. Porém, é justamente essa variedade de opções faz a harmonização deles com a decoração do quarto não ser uma tarefa tão simples quanto parece.

Por isso, separamos aqui algumas dicas para inspirar você a soltar a imaginação e apostar nos quadros para a decoração do quarto do casal. Confira!

Quadros na parede

Para pendurar

Decorar o quarto do casal com quadros é uma ótima opção para quem não tem muito espaço disponível, mas ainda quer dar um charme a mais no ambiente. Não existe uma maneira única e correta de decorar utilizando quadros — tudo vai depender do estilo de decoração, espaço disponível e, principalmente, do gosto pessoal do casal!

Uma das possibilidades é um quadro grande e único na parede. Neste caso, geralmente ele fica acima da cama do casal. Como chama bastante a atenção, é interessante que a imagem escolhida agrade ao dois e também seja o mais neutra possível, inclusive nas cores. Os quadros em preto, branco e cinza são boas opções, já que combinam com qualquer cor de roupa de cama, tapete, cortina e outros elementos do quarto.

Outra opção bacana é apostar numa composição, com dois ou três quadros que se complementem. Essa combinação pode se dar por meio das cores, estilo de ilustração ou tema. Combinar três fotos em preto e branco de lugares que o casal já visitou juntos, além de lindo, fica com um significado superespecial!

O “gallery wall” também é um conceito que vem ganhando um super destaque no universo da decoração. Trata-se de uma composição que utiliza vários quadros juntos, deixando a parede semelhante a de uma galeria — daí o nome. Mas é preciso ter cuidado! Se não for bem pensada, essa opção pode deixar o visual do ambiente poluído. Aposte na tendência se o quarto for mais clean, sem muitos elementos.

Fazer um gallery wall bacana não é tão simples. É preciso ter cuidado com os tamanhos e proporções dos quadros para que não pareça apenas um amontoado de quadros aleatórios. Para ajudar nessa missão, use a internet a seu favor!

Existem várias formas de organizá-los, dependendo dos tamanhos dos quadros, formatos, quantidade e da proposta desejada — podem ser vários quadros do mesmo tamanho formando uma figura quadrada, diferentes tamanhos e formatos para um visual assimétrico… a imaginação é o limite!

Quando o assunto é composição de quadros, principalmente no gallery wall, a chave é: esboce antes de pendurar! Para isso, siga os seguintes passos sugeridos pelo site de arquitetura e decoração Apartamento 203:

  1. O primeiro passo, é claro, é eleger a parede que vai receber o mix de quadros;
  1. Em um papel craft, faça os moldes dos quadros disponíveis e recorte-os;
  1. No chão, disponha os quadros que serão utilizados e vá organizando-os até que chegue a uma composição que você curta;
  1. Defina uma distância entre os quadros e respeite-a entre todos eles;
  1. Faça as marcações a lápis na parede e lá posicione os moldes, para ter certeza de que a composição está tão legal quanto no esboço do chão;
  1. Curtiu o resultado? Então é só fixar os quadros com pregos ou fita dupla face e pronto!

Para apoiar

Sim, nem todo quadro na parede precisa estar pendurado na parede! Utilizar os quadros apenas apoiados é uma tendência de decoração que tem feito muito sucesso. Esse jeito de dispor os quadros combina com uma decoração mais ousada e despojada, como se ele estivesse sido esquecido ali e ficado bonito mesmo assim.

Eles podem ficar encostados na parede e apoiados no chão — simples assim! Para essa opção, o ideal é utilizar quadros grandes, para um melhor equilíbrio de proporções. Outra alternativa incrível é apoiá-los em prateleiras mais estreitas. Neste caso, qualquer quadro pode ficar bacana, inclusive um mix com vários tamanhos e formatos (e quem sabe algumas plantinhas e outros itens de decoração para complementar)!

Se você é aquele tipo de pessoa que vive mudando de ideia sobre a decoração, essa é uma excelente pedida! Afinal, dá para trocar os quadros sempre que enjoar da composição anterior, deixando o quarto do casal cada vez com uma cara diferente.

Quadros em mesinhas e outras superfícies

Muitas pessoas não são fãs de quadros grandes ou composições nas paredes. Para esses casos (e quem mais quiser, é claro!), é possível utilizar modelos menores e mais simples em mesinhas de cabeceiras, cômodas e outras superfícies do quarto. O resultado é mais simples e discreto, mas sem perder o charme!

Quem nunca viu, principalmente na casa de pessoas mais velhas, uma mesinha repleta de porta-retratos com fotos da família? Essa é uma forma de utilizar quadros na decoração muito utilizada antigamente e que está voltando com tudo — mas, é claro, de uma forma repaginada! A proposta agora é ter menos quadros, com molduras que se complementem entre si e também outros elementos de decoração, como plantas e luminárias.

Para um quarto com decoração mais natural, por exemplo, fica bacana mesclar quadros de madeira, madrepérola, bambu e pedras. Já num ambiente mais clean e moderno, pode ficar legal alguns porta-retratos pretos, brancos, metálicos e espelhados. Se você não quer ousar tanto, molduras mais finas e iguais em todos os quadros deixa o espaço mais leve!

Apoiar os quadros na parede também é uma opção mais moderninha para os quadros que ficam em prateleiras, escrivaninhas, mesas de cabeceira, cômodas e outras superfícies do quarto. Além do que, como já vimos, dá para trocar os quadros com facilidade de acordo com seu humor e vontade!

Curtiu as dicas de como usar quadros na decoração do quarto do casal? Se você gosta de decoração, fique à vontade para explorar os posts aqui do blog e também nossos produtos, por exemplo a cabeceira de ferro!