Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Como usar pontos de luz para complementar sua decoração

Como usar pontos de luz para complementar sua decoração

. 5 minuto ler

Conhecida como um dos elementos mais importantes no design, a iluminação faz toda diferença não apenas para o bem-estar daqueles que estão no ambiente, como também para deixar o local mais estiloso, requintado ou até mesmo com um toque de personalidade.

Para isso, são utilizados simples pontos de luz, como as embutidas, iluminações intradorso, de faixas, arandelas, lustres e luzes pendentes. Tudo para fazer a diferença em cada cômodo e torná-los especiais, do jeitinho que sempre quis.

Quer saber como usar a luz a seu favor e da sua casa? Descubra agora e implemente-a já em todos os lugares. Você vai se apaixonar pelo resultado!

Hall de entrada acolhedor

Meça a largura e a profundidade do hall de entrada e adicione um suporte de teto semi-embutido ou um lustre no saguão.

Se o seu ambiente for pequeno, você pode contar com um pendente simples, arandelas de parede e, quem sabe, até mesmo abajures em uma mesa lateral, já que este último deixa a entrada mais convidativa e acolhedora.

Corredor e escada iluminados

Utilizar pendentes pode ser uma ótima forma de conseguir iluminar uma escada. Já para o corredor, é interessante adicionar um acessório a cada dois ou três metros, podendo-se utilizar as de teto embutidas ou semi embutidas.

Para uma aparência diferente e inovadora, coloque arandelas que iluminem toda a parede, já que elas serão responsáveis por dar um efeito surpreende e dramático para o local, quase que à meia luz.

Cozinha funcional

As cozinhas, de uma maneira geral, demandam de muita iluminação. Por isso, é interessante adicionar pingentes sobre uma ilha ou balcão, deixando-os aproximadamente com uma distância de um metro entre o teto e a superfície. Aliás, certifique-se também de que esses pingentes não fiquem pendurados muito perto das portas dos seus armários, caso contrário, talvez não seja possível abri-las completamente.

Já para quem precisa de iluminação extra na hora de preparar os alimentos, experimente colocar uma luz sob o balcão. Isso porque, ao instalá-la neste local, você pode puxá-las para frente e obter a iluminação máxima e direcionada.

Sala de jantar elegante

Se você tiver uma sala de jantar separada, um lustre (que não possua mais que metade da largura da mesa) pode ser o ideal para manter o ambiente iluminado.

Lembre-se apenas de mantê-lo pendurado por, pelo menos, oitenta centímetros de distância entre o móvel e o teto. E, claro, para dar um charme, instale um interruptor no local para poder controlar a quantidade de luz enquanto está realizando as refeições. Isso pode facilitar sua vida!

Banheiro relaxante

Não é apenas a cozinha que demanda luz, viu? Uma excelente iluminação é primordial também para o banheiro, especialmente porque muitas tarefas, como depilação e outros comportamentos pessoais, são feitos por lá.

Assim, seja qual for o seu gosto pessoal para a decoração, você pode aproveitar para usar a criatividade e tornar as luzes uma parte importante do seu design. Uma boa maneira de fazer isso, inclusive, pode ser criando uma espécie de camarim ao redor do espelho.

Outra estratégia é utilizar uma iluminação superior. Para isso, experimente um lustre que dê o match perfeito com todas as outras luzes do local, colocando, até mesmo, um acessório montado no teto.

Ainda assim, se a sua intenção é tornar o cômodo acolhedor, pense em adicionar um interruptor para reduzir as luzes nos momentos em que quiser relaxar, quase criando seu próprio SPA em casa. Já pensou? Para quem tem banheira, é uma opção tentadora!

Sala de estar confortável

Grande parte das salas de estar exige iluminação adequada, e a sala costuma ser um desses ambientes. Especialmente porque é ali que são realizadas leitura e outras tarefas que demandam maior concentração.

Ademais, algumas luzes sem reflexos ou de baixo nível são indispensáveis para a exibição da televisão, já que o aparelho, por si só, também é responsável por trazer muita claridade para o cômodo.

Escritório para trabalhar em casa

As lâmpadas são a melhor opção para obter uma boa iluminação em um ambiente onde são realizadas muitas tarefas. As de mesa devem estar cerca de 40 centímetros acima da superfície de trabalho, a fim de maximizar a eficiência e reduzir o brilho.

Se for necessária iluminação indireta, há iluminação embutida ou de faixa, que permitirá direcionar a luz em áreas específicas ou pontos que precisem de uma atenção especial.

Quartos que te ajudam a descansar

Especialmente no Brasil, os quartos tendem a possuir iluminação superior. Por isso, quando for optar por uma luminária de teto, tente sair do óbvio e se aventure em um item decorativo que se adapte à personalidade do seu cômodo e ao seu estilo particular.

Os lustres, por exemplo, são muito populares entre os que querem dar um ar mais elegante e requintado para o espaço. Sendo assim, não tenha medo de ir em frente e inovar. Escolha um que seja semiembutido ou um acessório de montagem embutida e instale um interruptor que também possa ajustar a intensidade. Você vai perceber que esse diferencial é muito importante na hora de deixar a luz suave para tirar um cochilo.

Aliás, a iluminação do criado mudo também é um ponto a ser pensado, pois fornece luz adicional para leitura e outros pequenos afazeres. Nesses casos, garanta que o abajur não esteja a mais de 40 centímetros da lateral da cama. Ainda assim, se você não tiver espaço para luminárias neste móvel, tente arandelas de parede e mantenha suas mesas livres para outros objetos.

Área externa segura

Para garantir a segurança da sua família, uma área externa que seja bem iluminada pode impedir a ação de criminosos e ainda garantir que, caso algo aconteça, as pessoas do lado de fora poderão visualizar um comportamento incomum no local.

Para isso, invista em postes, luzes nas paredes e até mesmo pequenos pontos nos jardins. Lembre-se: quanto mais escuro o ambiente for, maior é a possibilidade de você ser abordado ou até de que alguém se esconda. Sendo assim, ilumine o máximo que puder.

Potencialize a sua decoração

Como visto acima, a iluminação é fundamental – e não apenas isso, como também crítica – na decoração do seu lar. Por esse motivo, se você estiver inovando nas luzes, tente ser consistente com a personalidade de seus ambientes e o design escolhido para cada um deles. Já se você gosta das tradicionais, opte por manter todos os acessórios e móveis no mesmo estilo.

Tenha em mente que a iluminação pode, de fato, dar um upgrade ou desestruturar um espaço. Assim, se você sente que sua sala, por exemplo, não está funcionando ou atendendo às suas necessidades, observe primeiro a iluminação. Verifique se ela é adequada à sua rotina e estilo de vida. Esta pode ser uma dica fundamental para analisar a situação e dar origem a um ambiente agradável para sua família.

No mais, não deixe de investir em outros itens decorativos, como também a cabeceira da sua cama. E, para isso, entre em contato conosco. Somos responsáveis pela fabricação tanto das cabeceiras quanto das camas em si e, justamente por isso, temos os melhores modelos para se adaptarem às suas necessidades, gostos e personalidade.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais e conheça os nossos produtos. Você pode se surpreender! Estamos te esperando.