Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Como uma decoração funcional pode otimizar o espaço do seu quarto

Como uma decoração funcional pode otimizar o espaço do seu quarto

. 4 minuto ler

A decoração funcional é extremamente importante. Nos casos em que o quarto é grande, é mais fácil aproveitar o espaço. Mas e quando o ambiente é pequeno? A solução para isso é investir em uma decoração funcional. Entenda como isso pode ser decisivo para aproveitar todo o espaço do seu quarto.

O que é um quarto funcional?

O quarto funcional é aquele que é decorado com o objetivo de priorizar as funcionalidades presentes nele. Ou seja, é um ambiente útil, que vai usar os espaços disponíveis de maneira inteligente para maximizar o que é possível colocar no quarto.

Por isso, se o seu quarto tem alguns espaços vazios ou se você não está satisfeito com a disposição dos itens, este artigo será muito útil porque ensinará a colocar mais coisas em um espaço menor, o que causa a otimização e melhora o funcionamento do ambiente. Vamos lá?

Como uma decoração funcional pode otimizar o espaço do seu quarto

Para criar um quarto funcional, é preciso fazer escolhas. Boas escolhas vão definir não só se o quarto será funcional, mas também se a aparência dele será agradável para você. Abaixo, segue algumas dicas que mostram como uma decoração funcional pode ser interessante para a otimização do espaço.

Espelhos

Os espelhos já são amplamente conhecidos por, ao ser colocados em locais estratégicos de um quarto, conseguirem ampliar o ambiente. Você pode tanto colocar espelhos pendurados como utilizar espelhos nas portas do guarda-roupas. Só o uso dos espelhos já dá uma boa mudada na percepção do tamanho do quarto.

Você também pode usar um quadro ou um penduricalho na parede, mas nem sempre eles serão as melhores opções para criar a amplitude no quarto. Dependendo da forma como eles carregam o ambiente, o que vai acontecer é que, aparentemente, haverá uma diminuição do tamanho do quarto.

Escolha dos móveis

A funcionalidade de um quarto tem muito a ver com os móveis que são escolhidos para ele. Quer ver? Se você pretende criar um quarto funcional e ainda não comprou os móveis, é importante pensar de que forma a escolha deles impactará no ambiente, ou seja, quão funcionais esses móveis serão.

Não é indicado comprar mais móveis do que o necessário e, além disso, a decoração funcional procura utilizar esses móveis nos locais em que mais são indicados. Uma dica para isso, caso seja possível, é comprar móveis planejados para seu quarto em específico.

Usando os espaços superiores

Em um quarto, principalmente se for pequeno, é interessante usar todos os espaços possíveis. Os espaços que normalmente são negligenciados são os superiores, em que se pode colocar prateleiras de livros, uma televisão ou outros itens importantes que são usados todos os dias.

É nos espaços superiores que também pode ser acoplado itens, como uma bicicleta. Além disso, é possível contar com uma cabeceira inteligente para a cama, servindo de nichos que podem ser preenchidos com itens úteis ou até decorativos. O que achou da ideia?

Usando cores claras

Assim como os espelhos têm a capacidade de ampliar visualmente o ambiente, usar cores claras causa o mesmo efeito. Portanto, considere a ideia de pintar as paredes de cores frias, como branco ou palha, e considere também usar cores claras quando for escolher os móveis, está bem?

Ainda assim, você precisa saber que mesmo as cores claras podem sobrecarregar um ambiente, portanto, converse com um pintor experiente em mistura de tintas para que você chegue a um resultado agradável e que continue funcional.

Papéis de parede

O estilo de decoração funcional também admite o uso de papéis de parede para causar uma sensação de espaço maior no ambiente. O que não se pode fazer — e que causa o efeito reverso — é colocar papéis de parede em todas as paredes. O ideal é separar uma delas para colar o papel.

Se você não quer colocar um papel de parede, não se preocupe, ainda é possível colocar alguma textura ou uma cor diferente em uma das paredes para conseguir esse efeito de destaque. Além disso, é bastante possível que o ambiente não fique só visualmente mais amplo, mas também mais elegante.

Mezanino ou segundo andar

Um quarto funcional deve ser útil, e uma das maneiras para criar um ambiente assim é fazendo uso de um mezanino ou segundo andar. Nesses casos, na parte de cima, é colocada a cama e, na parte de baixo, pode ser feito um escritório ou simplesmente uma mesa para estudos.

Se, além de implementar esse recurso de uso do espaço superior no seu quarto, você também quer colocar isso no quarto do seu filho, é possível. Mas lembre-se que, em qualquer caso que você for colocar um mezanino ou segundo andar, terá que garantir que o pé de apoio será firme o bastante para segurar o peso.

Luminárias pendentes

Se você é adepto ao uso de abajures no quarto, deve ter percebido que eles ocupam um espaço que poderia ser usado por algum outro item funcional. Como estamos falando em otimizar o espaço do seu dormitório, a dica é investir em outro tipo de iluminação.

Você pode usar luminárias pendentes do teto para iluminar lugares em específico, e pode usar uma boa iluminação em cima a fim de iluminar o quarto como um todo. Dessa forma, você pode usufruir do seu espaço para estudos ou algum outro espaço em específico sem ligar as luzes do quarto.

Cama baú

Mas o que a gente faz com as baguncinhas do quarto? Há a possibilidade de investir em uma cama baú, em que dá para guardar muita coisa. Como estamos falando de uma decoração funcional, concentre-se em deixar à vista apenas o essencial, o que se usa com alguma frequência, está bem?

Use móveis e objetos com rodinhas

Os móveis e objetos com rodinhas não proporcionam uma sensação de mais espaço no quarto, mas podem ser usados para aumentar a funcionalidade do ambiente, afinal, com as rodinhas é possível mover os móveis e os objetos a fim de ter mais espaço para executar determinada tarefa.

O que achou das dicas? Somos uma fábrica de camas e cabeceiras de ferro que visa lhe entregar um produto de qualidade e com ótimo preço. Certamente um dos nossos modelos combinará com seu quarto. Se você se interessou, busque nosso produto no site.

FONTES

Quarto pequeno? Saiba como otimizar o espaço

Quarto Pequeno: 12 Ideias Para Aproveitar os Espaços