Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Como transformar o quarto em um local mais aconchegante?

Como transformar o quarto em um local mais aconchegante?

. 3 minuto ler

Já parou para pensar em como tem sido suas noites de sono? Se você acorda ainda mais cansado e indisposto para enfrentar o dia? Pois bem, todos esses problemas têm uma relação direta com o ambiente onde você dorme e, por isso, mesmo que algumas dicas são essenciais para deixar o quarto mais aconchegante e confortável:

• Dê prioridade ao conforto: quando chega o momento de mobiliar uma casa, o quarto é um dos principais cômodos a ser escolhido. Isso, porque boa parte de nossa vida se passa nele. A cama, lençóis, travesseiros, cômodas e guarda roupas devem ser cuidadosamente analisados e escolhidos de acordo com o gosto pessoal de cada um, mas o conforto deve ser a prioridade.

É essencial buscar por móveis, principalmente a cama, que ofereçam o máximo de conforto de acordo com a necessidade da pessoa. Pensar em fatores como altura, limpeza e distribuição dos espaços é muito importante para evitar estresses no quarto. Priorize opções confortáveis e o aconchego se torna realidade;

• Aposte nas cores leves: quem disse que as cores não influenciam no nosso descanso? Pois bem, esse pequeno detalhe é de importância singular na composição de um ambiente. Na decoração do quarto, as cores devem ser pensadas para proporcionar aconchego e descanso, por isso, os tons mais leves são preferência para esse ambiente.

É fundamental apostar em cores mais leves, como azul, branco e creme, que são mais neutros e estimulam o sono. Cores muito fortes como vermelho e amarelo devem ser evitadas, pois são estimulantes, quentes e dificultam você a pegar no sono. Escolha a cor ideal e, acredite, seu quarto será muito mais aconchegante;

• Escolha da iluminação: uma casa deve atender às necessidades de quem mora nela, e nesse sentido, a iluminação é um dos principais fatores a serem analisados. A luz é essencial em todos os cômodos, mas no quarto, o seu protagonismo é fundamental. Alguns fatores devem ser levados em consideração, como tamanho do ambiente, altura e a quantidade de iluminação necessária.

Outro ponto a ser considerado é que muitas pessoas gostam de ler antes de dormir, por isso que é legal pensar em alternativas criativas, que não consumam tanta energia e não forcem a visão. Lustres, abajures e luzes embutidas são belíssimas opções, mas é necessário avaliar os custos para evitar surpresas desagradáveis. Acredite ou não, a iluminação torna o ambiente mais aconchegante e quando escolhida da forma certa, afasta a sensação de cansaço;

• Evite acúmulo de bagunça/sujeira: nada pior do que passar um dia estressante no trabalho, chegar em casa e se deparar com uma bagunça infinita. Pois bem, quando falamos em aconchego, nos referimos também a toda uma sensação psicológica que é adquirida pela experiência com a qual lidamos. A bagunça é um fator totalmente estressante e que tira qualquer um do sério.

Para quem busca transformar o quarto em um local mais aconchegante, deve ter em mente que isso perpassa pelos pequenos detalhes e não acumular bagunça em hipótese alguma. Nada de acumular roupa suja, recipientes com comidas ou papéis pelo quarto, pois isso irá atrapalhar sua mobilidade no local e o seu sono. A organização é fundamental para garantir aconchego no seu quarto e boas noites de sono;

• Escolha o projeto certo para você: o momento de planejar uma casa é sonhado por muitas pessoas, e é comum contar com especialistas nesse momento, sobretudo, arquitetos e engenheiros. Não somente na construção inicial, mas também em reformas de cômodos específicos.

Esses profissionais geralmente apresentam projetos de acordo com a vontade de cada pessoa, mas muitas vezes não é possível realizar tudo de acordo com os sonhos e isso depende de muitos fatores: financeiros, estruturais etc. Desse modo, é necessário ter os pés no chão e priorizar o que proporciona seu conforto pessoal.

Para um lugar ser aconchegante, ele precisa de conforto e de detalhes que o aproximem o máximo possível da nossa personalidade. Por esse motivo que é essencial deixar claro o seu estilo e quais as necessidades que o ambiente deve suprir. Afinal, é impossível relaxar em um local desproporcional a nossa condição e que não tem nada a ver com a nossa personalidade.

Qual a importância de transformar o quarto em um local mais aconchegante?

Muitas pessoas consideram o quarto como um ambiente de rápida passagem, onde sua única função é acomodar pessoas na hora de dormir. A realidade é que o quarto vai muito além dessa descrição e é um dos cômodos mais importantes de uma casa.

De fato, passamos boa parte da nossa vida dormindo e esse já é motivo suficiente para ter um carinho especial pelo ambiente onde descansamos nosso corpo.

Atentar a fatores como pintura, iluminação e organização vai muito além de decoração, mas de uma questão de saúde. A má escolha das cores atrapalha o sono, iluminação ruim pode causar problemas na visão e a falta de organização provoca um desgaste mental, colaborando para o estresse e provocando aquela sensação de “peso”, de nunca estar relaxado o suficiente.

Essas questões são relevantes para a saúde de qualquer pessoa, pois uma má noite de sono pode ocasionar doenças e gerar baixa produtividade no trabalho. Portanto, não tenha medo de seguir as dicas citadas aqui e transforme o seu quarto agora mesmo em um local mais aconchegante. Faça isso por você!

Conheça a nossa linha exclusiva de cabeceiras de ferro e deixe o seu quarto ainda mais bonito.