Saiba como limpar o seu quarto com facilidade

    Quer descobrir como limpar o quarto sem precisar gastar um dia inteiro faxinando? A gente ensina a você! Mas, antes de tudo, é bom deixar claro que não há muito segredo para manter a higiene e a organização. É preciso muita disciplina todos os dias para não deixar o trabalho acumular.

    Quinze minutos está bom para você? Pois esse é tempo necessário para fazer uma limpeza geral no seu quarto de acordo com Anna Shepard no livro Limpe e Arrume sua Casa, obra na qual retiramos algumas das dicas a seguir.

    É claro que isso não se resume apenas a estética. Limpar o quarto é, também, um exercício capaz de melhorar a sua qualidade de vida. Afinal, quem não se sente bem ao chegar em casa e encontrar tudo fresco e limpinho, não é? Então, vamos às dicas!

    Renove o ar do ambiente

    Abrir portas e janelas logo cedo para deixar o ar circular é uma dica certeira para se livrar dos ácaros e, principalmente, da umidade que costuma deixar aquele cheiro desagradável de mofo nas paredes e nos móveis. Renovando o ar do ambiente, você também se previne de infecções, já que vírus e bactérias são arrastados pelo vento, isso sem falar no bem-estar de respirar o ar limpo e fresco da manhã.

    Arrume a cama todos os dias

    O autor e almirante americano William H. McRaven ganhou popularidade na internet por meio de um dos seus mais famosos discursos,no qual defende, enfaticamente, que“se você deseja mudar o mundo, deve começar arrumando sua cama”.

    Segundo ele, essa primeira tarefa cumprida é capaz de motivar você a fazer várias outras coisas ao longo do dia. Se você anda precisando de um “empurrãozinho” na vida, quem sabe essa simples atitude seja um bom começo?

    Troque a roupa de cama semanalmente

    É impossível não notar a diferença ao dormir com uma roupa de cama limpa. O conforto e sono melhoram, e, se você é do tipo que sofre com alergias, garanto que é um alívio se ver livre da poeira.

    Portanto, não perca tempo e procure trocar lençóis, colchas, fronhas e cobertores frequentemente. Se a dica anterior estiver sendo seguida à risca, a limpeza dos tecidos pode durar um pouco mais. Porém, o ideal é trocar a roupa de cama todas as semanas.

    Limpe o piso do quarto

    Já parou para imaginar a quantidade de resíduos que seus sapatos podem transportar e como limpar o quarto é importante para manter essa sujeira fora de casa? Isso sem falar na poeira que, naturalmente, se acumula pelo chão.

    Acredite: varrer rapidamente o piso e passar um pano úmido com algum produto desinfetante diluído em água pode deixar qualquer cômodo muito mais higiênico, aconchegante e, ainda, deixar aquele cheiro agradável de casa limpa que todo mundo reconhece.

    Higienize o ar-condicionado

    Em regiões muito quentes, o uso de aparelhos de ar-condicionado vem se popularizando entre as famílias. Entretanto, se você tem um dispositivo como esse na sua residência, deve saber que ele exige manutenções periódicas para garantir o seu bom funcionamento.

    A higienização do filtro, por sua vez, é a principal delas, que deve ser feita, em média, a cada 30 dias (o que pode variar de acordo com a rotina de uso do equipamento).

    Limpe o guarda-roupa

    Quando armários e guarda-roupas passam longos períodos fechados, aquele ambiente se torna um paraíso para aranhas, traças e ácaros. Não apenas isso: as suas roupas ficam com mau cheiro e os tecidos podem perder a qualidade. A dica é passar um pano úmido por dentro e por fora do móvel, retirando a poeira e vestígios de insetos, e deixar as portas e gavetas abertas após a limpeza para que a umidade não se acumule.

    Muito fácil, não é? É apenas uma questão de hábito até se acostumar com essas pequenas tarefas básicas. O melhor é saber que são simples atitudes, tais como limpar o quarto e mantê-lo arrumado, que fazem toda a diferença na sua saúde e na qualidade do seu dia a dia.

    Gostou do artigo e quer ficar por dentro de outras dicas como essas? É só assinar a newsletter para receber todas as novidades do blog no seu e-mail!

    Saiba como limpar o seu quarto com facilidade