Aprenda como fazer aromatizador de ambiente caseiro para o quarto

Icamas 0 Comentários

O aromatizador de ambiente caseiro é uma tendência tanto para decorar quanto para proporcionar um cheiro agradável para a sua casa. Como ele pode ser usado em todos os ambientes, é preciso que você preste atenção na função da essência escolhida, a fim de verificar se ela é capaz de relaxar ou de estimular. No quarto, por exemplo, é preciso optar por uma que seja capaz de proporcionar relaxamento, ou que seja afrodisíaca para estimular os momentos de intimidade.

De qualquer forma, com um pouco de criatividade e conhecendo melhor as propriedades dos aromas, você mesmo pode fazer seu artigo e usá-lo na sua decoração. Pensando nisso, acompanhe o passo a passo que preparamos!

Defina como quer fazer seu aromatizador

Existem duas formas de fazer um aromatizador de ambientes: com essências ou com frutas e especiarias. Mas é importante que você esteja ciente de que o cheiro durará apenas algumas horas, caso decida utilizar frutas e especiarias, certo? Veja, abaixo, como o aromatizador de ambiente caseiro pode ser feito!

Com essências

Você encontrará os ingredientes para preparar o seu aromatizador com essências em lojas de produtos naturais e/ou em comércios especializados em artigos para perfumes. Confira os itens que vai precisar:

  • 200 a 500 ml de álcool de cereais (milho, arroz etc.);
  • 50 ml de essência;
  • 10 ml de fixador;
  • 50 ml de água;
  • palitos de churrasco;
  • corante (na cor que desejar);
  • frasco de vidro para o aromatizador;

Misture todos os ingredientes em um recipiente e deixe no freezer ou em um lugar escuro para descansar entre dois e cinco dias. Como esse período de repouso varia, o ideal é ir sentindo o cheiro para saber se já está bom ou se precisa deixar mais um pouquinho.

Após esse tempo, coloque os palitos de churrasco e prontinho! Você já pode usar o seu aromatizador no ambiente desejado.

Com frutas ou especiarias

Cascas de laranja, limão, tangerina, cravo, canela, anis estrelado, alecrim e várias outras frutas e especiarias podem ser utilizadas para aromatizar ambientes — sendo que essa é uma ótima forma de perfumar o espaço com aquilo que você já tem em casa.

Para fazer, basta misturar os ingredientes naturais (à sua escolha) em água e deixar ferver até que fique com um aroma agradável. Depois, coloque a mistura em um frasco sem tampa e deixe no ambiente que deseja perfumar.

Escolha corretamente o aroma para o quarto

Assim como as cores e a decoração do quarto podem influenciar o seu humor, os aromas também têm essa característica. Você sabia que existem até mesmo terapias que utilizam os aromas como tratamento? Pois bem! A própria filosofia do Feng Shui também considera importante prestar atenção aos cheiros para criar ambientes realmente aconchegantes e revigorantes.

Por isso, para o quarto, o ideal é escolher aromas que favoreçam o relaxamento e o descanso. As essências recomendadas são: hortelã, laranja, capim-limão, gerânio e camomila. Agora, se você terá uma noite de casal, que tal apostar em uma essência afrodisíaca? São elas: canela, sândalo, jasmim, cardamomo, entre outras.

Para não provocar sensações desconfortáveis ao quarto, evite os cheiros que estimulam a concentração, a fome e a alegria — portanto, evite eucalipto, alecrim e limão.

Utilize seu aromatizador de ambiente caseiro como decoração

Para usar o seu aromatizador como decoração, invista em um frasco bonito ou decore-o com um laço de renda ou de juta. Além disso, você pode posicioná-lo sobre uma bandeja na mesa lateral da sua cama ou do seu sofá.

Viu só como é fácil fazer um aromatizador de ambiente caseiro? Além de decorar, ele vai proporcionar cheiros no seu quarto que vão ajudar você a relaxar e a ter uma boa noite de sono!

Se gostou do post e ficou interessado em nosso conteúdo, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba muito mais dicas sobre decoração e relaxamento diretamente na sua caixa de entrada de e-mail! Até a próxima!

Comentários