Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Como escolher o papel de parede ideal para seu quarto

Como escolher o papel de parede ideal para seu quarto

. 4 minuto ler

Decorar a casa é um dos momentos mais gostosos em nossas vidas. Trazer uma nova cara para o lar é fundamental para o bem-estar, principalmente porque podemos personalizar da forma que preferimos, sem depender de modelos produzidos de forma padronizada.

Entre os detalhes, estão os papéis de parede para colocar no quarto. São tantas opções de estilos e cores que as pessoas podem ficar em dúvida no momento de fazer a escolha. Por isso, vamos falar sobre dicas para selecionar o papel de parede mais adequado, levando em consideração diversos fatores importantes. Confira!

Como escolher o papel de parede ideal para o quarto?

O primeiro passo pode parecer simples, mas é fundamental para que a escolha seja a melhor possível: definir bem qual é o estilo dos donos do quarto. Antes de qualquer coisa, é preciso que as pessoas que ficarão no ambiente gostem da decoração. Entre as opções, estão modelos mais coloridos ou mais sóbrios. Além disso, um quarto de casal, por exemplo, pode ter uma temática mais carinhosa e romântica.

De qualquer forma, são várias as opções. O importante é que haja total conhecimento do que é o papel de parede desejado. Se isso não acontecer, o conforto é muito menor e, com o tempo, será necessária nova troca, gerando custos financeiros e estruturais ruins, além da dor de cabeça de refazer o procedimento.

Detalhes para escolher o melhor papel de parede

Depois de saber bem qual é o estilo preferido pelo dono do cômodo, começam as escolhas mais gerais e técnicas, digamos assim.

– Sensação de cômodo mais espaçoso ou mais intimista: é importante saber se a intenção é deixar o quarto com uma cara mais intimista ou mais espaçosa. Independente do tamanho real do cômodo, é possível mudar a impressão a partir dos papéis de parede.

Tons mais claros, por um lado, trazem um ar de espaço maior e mais largo. Ao contrário, estampas escuras permitem uma característica mais intimista, ligada a um ambiente mais reservado, propício para gerar uma sensação de conforto e intimidade.

Além disso, o tamanho das estampas e dos desenhos também tem influência no aspecto citado acima. Contornos menores e mais curtos se unem aos tons claros para gerar ideia de expansão do quarto. Desenhos largos e maiores se juntam com as cores escuras na busca pelo ar de intimismo.

– Combinação com o restante do quarto: um detalhe importante para deixar o papel de parede mais belo e harmonioso, trabalhando e se unindo com o estilo e cores dos móveis e adereços do quarto.

O estilo dos objetos, como cama, criado-mudo, cabeceira e guarda-roupa precisa ornar com a escolha do papel de parede. Caso contrário, haverá uma ruptura muito brusca no visual do espaço, gerando estranhamento. Com o passar do tempo, os donos do cômodo podem até se acostumar, mas certamente as eventuais visitas não terão uma impressão positiva.

Se os móveis são mais claros e com estilo leve, um papel de parede escuro e com estampas mais rústicas talvez não sejam as ideias. O mesmo vale no sentido contrário. Voltando à nossa dica inicial, provavelmente este problema será evitado se o estilo dos donos do quarto for respeitado e representado na decoração. Afinal, as chances são maiores de haver harmonia entre papel de parede, móveis e adereços.

– Possibilidade de relaxamento e suavidade: algo recomendável quando se pensa nas estampas de um quarto, independente do estilo dos habitantes daquele espaço, é lembrar que este cômodo é um local utilizado, principalmente para momentos de relaxamento, como a hora do sono.

Por vezes, isso pode (e deve) ser levado em conta por quem usará o espaço. Cores fortes, que prendam a atenção e gerem maiores distrações para as pessoas, não ajudam no sono, já que estimulam o cérebro a funcionar. Uma estampa mais suave, em tom claro, é uma boa opção para aqueles que precisarem de um ambiente totalmente favorável para pegar no sono, por exemplo.

– Estilo romântico para o quarto de casal: se o quarto a receber o papel de parede for de um casal, também podemos pensar em detalhes específicos para este tipo de situação. Afinal, um cantinho romântico e carinhoso para os parceiros é bem legal para fortalecer ainda mais a relação.

Sendo assim, estampas com flores, corações e outros símbolos que remetem ao amor são uma boa pedida. Também podem ser usados desenhos que remetam a alguma característica específica daquele casal. Assim, ao entrarem no quarto ele serão estimulados a lembrarem de bons momentos, melhorando o bem-estar e o sentimento de alegria.

– Detalhes relacionados à saúde: este talvez seja um aspecto menos pensado, mas, em determinados casos, questões de saúde podem ser pensadas no momento de escolher o melhor papel de parede. Isso por conta dos materiais usados na confecção do adereço.

Por exemplo, alguns tipos são mais propícios para quartos de crianças, como é o caso dos papéis de parede acetinados. Eles absorvem uma menor quantidade de poeira, o que ajuda os pequenos a não terem problemas de alergia ou outras complicações respiratórias.

Para os pais que pretendem colocar um papel de parede no quarto do filhinho, pensem na estampa preferida (bichinhos, corações, bonecos…), mas não deixem de considerar os acetinados como a melhor opção.

Estas são algumas das dicas, relacionadas a diversos aspectos, que buscamos trazer para ajudar quem pretende trocar o papel de parede, ou colocar um novo no quarto, seja ele individual, de um casal, de uma criança. Todos estes detalhes são importantes e terão relevância na escolha.

Ao mesmo tempo em que o estilo de cada um é livre, existem alguns pontos importantes a serem considerados em qualquer caso, como harmonia com móveis, característica do quarto, estímulo ao sono e até saúde. Com tudo isso sendo levado em conta, ficará mais fácil definir a melhor opção.

Gostou de saber mais sobre estampas e papéis de parede para o quarto? Então expanda este conhecimento e pense também em uma bela cabeceira de ferro, que traga beleza e eficiência para o cômodo. Produzimos este produto com qualidade e conhecimento de mercado, buscando a melhor relação custo-benefício para os clientes. Não perca tempo e confira nossas cabeceiras de ferro.