Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Como escolher o abajur perfeito para o seu quarto

Como escolher o abajur perfeito para o seu quarto

. 4 minuto ler

Em qualquer casa, os dormitórios precisam ser planejados para ser um espaço de recolhimento, introspecção, acolhimento, descanso e bem estar. Por isso, é importante que cada móvel e item de decoração seja pensado com muito carinho, para suprir as suas necessidades. Na hora de escolher o melhor abajur para o quarto, não é diferente.

Pensando nisso, preparamos um guia super completo para facilitar a empreitada de selecionar a iluminação ideal para o seu cantinho, de acordo com o seu estilo de vida!

Confira:

Escolhendo a estética do abajur

O abajur é um objeto que desperta interesse por uma necessidade funcional, é claro. Entretanto, mais do que apenas um item com uma utilidade específica, é também um objeto de decoração. Por isso, é fundamental que harmonize com o restante do espaço em que está inserido - além de servir ao propósito original de iluminar o cômodo de uma maneira mais aconchegante e intimista.

O visual é uma preocupação de muitos consumidores na hora de encontrar os abajures dos sonhos. Algumas dicas, contudo, podem facilitar a busca. Olha só:

Avaliação do ambiente

O quarto é um dos ambientes mais particulares do seu lar. Justamente por isso, é natural que reflita sua personalidade, seus gostos e seus interesses.

Cada tipo de decoração pede um abajur diferente. E essa máxima não se refere apenas a detalhes como cores e estampas das cúpulas, por exemplo, mas também o material em que os abajures são produzidos.

Quem dispõe de um cômodo mais clean e minimalista, em tons neutros como o branco, por exemplo, pode apostar sem medo em modelos clássicos de abajur, com base de vidro, cristal, acrílico ou PVC, mantendo a paleta monocromática.

Essa escolha segura imprime um ar de requinte, sobriedade e refinamento no ambiente, e pode ser potencializada por meio do posicionamento de outros objetos-chave, por exemplo livros, velas e vasos de flores.

Já os modelos mais modernos, com visuais mais arrojados, design inovador e materiais como madeira clara e alumínio, se encaixam superbem em quartos com uma cara mais jovem, ou com aspecto inspirado na tendência industrial.

Nesse caso específico, um detalhe muito importante é que, na hipótese de que o cômodo conte com duas mesinhas de cabeceira, não é esteticamente necessário que ambos os abajures posicionados nos dois móveis sejam idênticos. É possível ousar, desde que a decoração permita esse movimento.

Sombra também é visual!

Na hora de adquirir um abajur novo, muita gente acaba prestando atenção apenas no formato ou nas cores, não é verdade?

Mas um detalhe importante que também influencia muito no aconchego que será oferecido pela peça, bem como para a estética que você está buscando para seu cômodo, é o padrão de luz e sombra.

Como assim? A gente explica!

Os modelos mais tradicionais de abajur - aqueles mais simples, com as cúpulas lisas, sem estampas, e uma abertura na parte de cima do objeto, onde a lâmpada é encaixada - projetam sombras mais discretas e difusas, com um foco definido pelo posicionamento da cúpula. Aí, não tem muito erro. Novamente: os modelos clássicos são seguros.

Contudo, as variações moderninhas de abajur podem contar com alguns detalhes que afetam a sombra projetada pelo produto. Uma pessoa que goste de ler no quarto e sente ou deite-se ao lado da fonte de iluminação, por exemplo, pode ficar particularmente incomodada com essa característica.

Para evitar desconfortos causados pelos padrões de sombras, preste atenção redobrada nos abajures com cúpulas de vidro (sobretudo decoradas, em formatos diferentes ou imitando vitrais) ou com arandelas (aqueles suportes de metal fixos à parede).

Abajur ou luminária?

Passeando pelas lojas ou por fotos de referência na internet, é possível que você tenha se deparado com aquela dúvida: qual é a melhor opção para o meu quarto, um abajur ou uma luminária? Afinal, qual é a diferença entre os dois produtos?

A principal diferença entre os dois tipos de peça está no foco de luz. As luminárias de mesa possuem um foco mais direcionado, direto e adaptável. Isso significa que, para escrivaninhas e espaços similares de trabalho ou estudo, essa é a opção mais indicada.

Já o abajur é projetado para proporcionar uma luz mais suavizada, agradável e bem distribuída, sem direcionamento (numa mecânica parecida com a chama de uma vela). É a melhor escolha para quem só deseja ter uma iluminação acolhedora nos momentos que antecedem a hora de dormir.

Abajur mais adequado para o quarto x abajur mais adequado para a sala

É possível utilizar o mesmo tipo de abajur na sala e no quarto? A resposta é: depende.

Em geral, na sala, abajures têm um papel mais decorativo do que funcional. Por isso, detalhes, como o posicionamento, design e tamanho, servem mais à forma como o objeto se encaixa esteticamente no espaço.

Já no quarto, é preciso se atentar a algumas outras questões. Tudo, desde a posição da peça (como geralmente o abajur fica ao lado da cama, é importante avaliar se a pessoa que estará deitada mais perto do abajur é canhota ou destra, para facilitar a mecânica de acender e apagar) até as sombras e o tipo de lâmpada utilizada influenciam no conforto.

A lâmpada ideal para o abajur do seu quarto

E falando em conforto: você sabia que até a lâmpada utilizada no abajur influencia na sua interação com o item?

Primeiramente, é fundamental pensar que cada temperatura de cor terá um determinado impacto sobre seu humor. A lâmpada amarela, por exemplo, é a opção mais quente e acolhedora. Portanto, a mais indicada para abajures localizados no quarto.

A lâmpada branca proporciona uma atmosfera mais fria e não é recomendada para abajures que ficam posicionados ao lado da cama. Contudo, podem compor a decoração de cômodos mais modernos e industriais.

E aí? Gostou das nossas dicas para escolher o abajur ideal para o seu quarto? Então, temos mais uma recomendação preciosa para dar.

Que tal revolucionar ainda mais a decoração do seu dormitório com cabeceiras e camas de ferro? Há opções tanto para quem preza pela tradição quanto para quem quer apostar em um visual mais moderno. Clique aqui para saber mais!