Saiba como eliminar ácaros de uma vez por todas

    Visíveis apenas por microscópios, os ácaros pertencem à classe dos aracnídeos. Normalmente habitam o interior das fibras do carpete, travesseiros e colchões, e são capazes de provocar grandes incômodos na vida. Por isso, no artigo a seguir, vamos informar como eliminar ácaros do seu convívio.

    Você vai conhecer um pouco mais sobre esses parasitas, quais efeitos eles desencadeiam na saúde e como retirá-los dos principais cômodos da casa. Continue conosco para saber como eliminar os ácaros de uma vez por todas!

    Efeitos dos ácaros na saúde

    Os ácaros se alimentam de material orgânico — células mortas do corpo —, por isso, sua proliferação é maior nos lugares em que existe elevada concentração desse material, como travesseiros, colchões, cobertores, poeira e coisas do tipo.

    A presença desses parasitas pode desencadear alergias e inflamações nasais, piorando doenças respiratórias como rinite, bronquite e sinusite. Em alguns casos, as alergias podem evoluir para quadros mais sérios, como asma crônica. Alguns sintomas comuns são:

    • coriza;
    • coceira;
    • irritação e lacrimejamento nos olhos;
    • espirros;
    • congestão nasal.

    Como eliminar ácaros

    Assim como nosso corpo, os objetos e ambientes também precisam de limpeza profunda. Por isso, devemos ter certos cuidados com a limpeza dos ambientes para eliminar os ácaros. Veja com fazer isso nos principais cômodos da casa.

    Sala

    Nesse ambiente de conforto, os móveis e objetos preferidos dos ácaros são: sofás, tapetes, cortinas e almofadas. Para combatê-los, é preciso aspirar o pó (incluindo da cortina, se não for possível lavá-la), higienizar as superfícies das mobílias com pano úmido ao menos 1 vez por semana, além de manter o ambiente arejado e iluminado.

    Cozinha

    Nunca deixe panos ou toalhas nas mesas, bancadas e armários por um longo período. Além de restos de comida, as impurezas do ar também se depositam sobre esses tecidos, tornando-se alvo de ácaros, fungos e bactérias. Troque as toalhas e panos regularmente e não deixe-os secando sujos, pois isso facilita a proliferação de micro-organismos.

    Banheiro

    Até mesmo o banheiro é um ambiente em que os ácaros estão presentes. No entanto, o único foco nesse espaço são as toalhas (de banho e rosto). Evite deixá-las expostas por muito tempo úmidas e acumulando impurezas. Troque-as com regularidade e não as deixe enroladas quando estiverem molhadas.

    Quarto

    O quarto é o espaço em que o foco de reprodução dos ácaros é maior, pois nele estão colchões, cobertores, travesseiros de cabeça e travesseiro de corpo, que funcionam como grandes depósitos de microorganismos. O acúmulo desses parasitas aumenta se o tempo de troca e limpeza for maior que o recomendado.

    Lave regularmente as roupas de cama. Deixe travesseiros, edredons e colchões no sol, evitando condições úmidas e dificultando a sobrevivência e reprodução dos ácaros. Troque-os conformo o tempo orientado pelos fabricantes. Dê preferência a camas fáceis de limpar, como as camas de ferro, e mantenha o quarto sempre arrumado.

    Métodos caseiros para combater os ácaros

    Além das recomendações, algumas receitas simples e caseiras funcionam como uma alternativa extra no combate dos parasitas.

    Solução antiácaros

    Essa solução funciona como inseticida caseiro para eliminá-los das superfícies. Veja os ingredientes e modo de fazer:

    • ½ copo de álcool;
    • ½ copo de água destilada;
    • 30 gotas de óleo essencial de sua preferência (limão, lavanda, eucalipto).

    Misture os ingredientes em um borrifador. Utilize em objetos e superfícies que acumulem pó. Após aplicá-lo, deixe a substância evaporar antes de entrar em contato com o objeto. Não é recomendada a aplicação na presença de grávidas e crianças menores de 3 anos.

    Vinagre no combate aos parasitas

    Outra substância muito utilizada e que pode reduzir em até 87% o número de ácaros é o vinagre. Misture 200 ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água. Em seguida, com a ajuda de uma escova ou pano, aplique em persianas, cortinas, carpetes e outras superfícies do tipo. Deixe secar e, após a desinfecção, passe o aspirador para retirá-los.

    Você viu como eliminar ácaros pode ser fácil se nos atentarmos a alguns detalhes e mantermos a limpeza em dia? Coloque nossas dicas em prática e diga adeus a esses parasitas nocivos!

    Gostou das dicas acima? Tem alguma receita para combatê-los? Então, deixe um comentário e compartilhe com a gente!

    Saiba como eliminar ácaros de uma vez por todas