Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Como deixar seu quarto vintage e chique em 5 passos

Como deixar seu quarto vintage e chique em 5 passos

. 4 minuto ler

Decorar o quarto é uma das tarefas indispensáveis se você deseja um ambiente com a sua cara! Nem sempre, porém, essa é uma missão fácil de realizar. São muitas opções e, antes de começar, você precisa decidir o que quer.

Na hora da decoração do seu cantinho, é fundamental que você conheça os seus gostos e saiba quais são seus objetivos. Um dos estilos que mais se destaca atualmente é o vintage.

Se você curte essa vibe, esse estilo é para você! Ele oferece um universo amplo de possibilidades de decoração: são opções de móveis, artigos decorativos e elementos que enriquecem ainda mais seu cômodo.

O estilo vintage normalmente inclui uma estética simples, mas cheia de personalidade, delicadeza e charme. Você gosta desse tipo de decoração? Neste artigo, te mostraremos 5 dicas de como transformar o seu cantinho seguindo essa tendência!

Vintage ou Retrô: qual a diferença?

Antes de sair correndo atrás de objetos e elementos que possam te inspirar na decoração, é interessante saber exatamente com o que está trabalhando, certo? Por isso, conhecer a diferença entre os estilos vintage e retrô se torna essencial.

Mesmo que pareçam e sejam usados muitas vezes como sinônimos, esses dois termos têm significados bem distintos. Quer saber mais?

• Vintage

Essa nomenclatura faz referência a aspectos de décadas passadas, mais precisamente do período entre 1920 e 1970.

O mais interessante desse estilo é que os elementos são originais dessa época, normalmente, e não cópias. Isso faz com que a atmosfera antiga e cheia de histórias esteja ainda mais presente!

Um ponto negativo aqui é que, em alguns casos, essas peças têm o valor um pouco elevado, por serem antiguidades e por exigirem manutenção e preservação constantes.

• Retrô

Esse estilo é quase o oposto do vintage: ao invés de peças originais, aqui os artigos de decoração são apenas inspirações. Isso quer dizer que elas se inspiram em itens antigos, mas são releituras.

Essas peças podem, inclusive, ser compradas novas em alguns lugares especializados, com designs que remetem ao velho, mas se aproximam do novo.

5 Dicas para transformar o seu quarto em um refúgio vintage

Agora que você já sabe a diferença entre os estilos vintage e retrô, podemos continuar com a missão de transformação completa do seu cantinho. Essas são dicas valiosas que podem facilitar seu trabalho e garantir o resultado!

1. Defina um período específico para sua inspiração!

Como o estilo vintage compreende várias décadas, é interessante, antes de mais nada, definir em qual delas você vai concentrar sua inspiração. Isso, porque cada uma delas é diferente e pode agregar elementos distintos na sua decoração.

Os anos 20 e 30, por exemplo, são característicos por seus móveis escuros e itens barrocos. Já os anos 50 e 60, são cheios de elementos românticos e delicados. E os anos 70 e 80 são perfeitos para aqueles que amam cores diversas!

É claro que nada impede você de misturar esses estilos e demonstrar toda sua criatividade na decoração. Mas lembre-se: harmonizar o cômodo é sempre um aspecto importante que não deve ser deixado de lado!

2. Garimpe bastante!

Em antiquários ou lojas específicas desse segmento, você pode conseguir itens de decoração raros e exclusivos para o seu cantinho. Por isso, é indispensável paciência e disponibilidade para procurar.

Além disso, você também pode garimpar decoração dentro da sua própria casa: quem não tem um parente próximo que guarda artigos lindos e valiosos de épocas passadas?

Essa alternativa é ainda mais interessante, porque mistura elementos e conecta você aos seus antepassados. Esse elemento nostálgico é muito bem-vindo no estilo vintage e o melhor é que você não vai gastar muito!

3. Aposte em paredes diferentes e divertidas!

Se você vai investir no estilo vintage, é fundamental que se aproprie de elementos que remetam a essa vibe.

Os quadros são uma solução bastante fácil e efetiva para decoração. Além de garantir às paredes o ar antigo que você deseja, também abrem a possibilidade de você utilizar fotos da sua própria família.

Divirta-se escolhendo diferentes tipos de moldura e, caso necessário, restaure as fotos que precisarem de manutenção. Se essas imagens forem em preto-e-branco, o clima vintage está ainda mais garantido!

O papel de parede também pode ser um grande aliado na sua missão. Vários modelos vintages estão disponíveis para você escolher e apreciar. Figuras e cores variadas vão fazer você se encantar!

4. Invista no seu mobiliário!

Um dos pontos mais importantes na decoração vintage é a mobília que você seleciona. A madeira é uma tendência em móveis vintage, assim como o aspecto clean e a cor branca.

Se você não tem acesso à mobília vintage propriamente dita, existem várias empresas que fabricam móveis retrô lindos, com o design e a variedade que você procura. Aposte nelas!

5. Acessórios decorativos trazem muito charme!

Se você quer uma decoração vintage completa para o seu quarto, um dos elementos mais importantes é a atmosfera do espaço. Você conquista uma aura de antiguidade com itens básicos e muita criatividade.

Esses são apenas exemplos dos elementos que podem inspirar você:

– Telefones antigos;
– Abajures;
– Tapetes;
– Máquinas de escrever;
– Caixotes e malas;
– Flores;
– Porta-retratos;
– Discos;
– Baús;
– Espelhos ovais emoldurados.

Alguns desses objetos são encontrados em antiquários com preços bem em conta. Portanto, não há desculpa para não os incluir no seu planejamento!

Para te ajudar nessa repaginada do seu cantinho, a Cabeceira oferece camas e cabeceiras de ferro exclusivas e cheias de charme e estilo!

Nossos produtos são de fabricação própria, mas entregamos em qualquer lugar do país. Além disso, trabalhamos com diversos modelos e com os mais variados tamanhos, inclusive medidas personalizadas.

Acesse nosso site e fique por dentro de todas as nossas opções e novidades! Lá, você também encontra nosso telefone, endereço de e-mail e um canal de atendimento online para esclarecer todas as suas dúvidas!

A decoração do seu ambiente, do jeito que você deseja, é uma tarefa muito mais fácil com ajuda. Somos capazes de te auxiliar nesse processo e garantir que você ame ainda mais o seu cantinho!