Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Como decorar quartos pequenos

Como decorar quartos pequenos

. 4 minuto ler

Quartos pequenos podem ser decorados e terem ótimos resultados, mas para isso você precisa apostar nos conceitos corretos. Por isso, aqui você vai conhecer 3 decorações e várias dicas para usar em quartos pequenos e ter um ambiente muito mais agradável.

Conceitos que expandem o ambiente

Quando você tem um quarto pequeno, para decorar é preciso utilizar técnicas que vão fazer com que o quarto pareça maior do que realmente é, pois você não quer ter um ambiente que parece menor. Por isso, as decorações precisam ser pensadas com calma.

E uma das decorações que mais funcionam para esse tipo de ambiente é a decoração com espelhos. Os espelhos, quando posicionados adequadamente, dobram o espaço do local no aspecto visual, pois refletem o pouco espaço existente.

Nessa perspectiva, uma dica ótima é usar guarda-roupa com espelhos nas portas. Nesse caso, é importante que o espelho seja grande, de preferência indo do teto ao chão. Desse modo, haverá a sensação de continuidade no reflexo.

Além disso, você pode colocar um espelho em toda uma parede do quarto. Além de dar a sensação de mais espaço, vai deixar o ambiente muito aconchegante e ainda você pode conferir o visual sempre que quiser.

Junto com a dica do espelho, nesse modelo de decoração, as paredes são brancas. O branco é uma cor que também consegue fazer o ambiente parecer mais amplo. Isso porque é uma cor que reflete toda a luz e dá uma sensação de continuidade.

Se não quiser usar branco, pode usar outras cores claras, como o nude. E para quebrar um pouco o conceito claro, utilize pontos de cores em algumas partes do quarto.

Você pode apostar em uma roupa de cama com cor mais vibrante, ou em alguns objetos decorativos que sejam de uma cor que você goste. Dessa maneira, mesmo com as paredes brancas, o ambiente vai ter vida.

Outro modelo possível de decoração para quarto pequeno é apostar em prateleiras. Nesse caso, em vez de utilizar estantes e móveis que ocupariam espaço do chão, você aproveita espaços inutilizados nas paredes.

Você pode colocar prateleiras acima da cama, por exemplo. É um bom lugar para você poder guardar seus objetos pessoais, sem ocupar espaço no quarto.

Além disso, dê preferência por prateleiras em tom branco, pois também vão dar a sensação de que há mais espaço.

Nesse caso, combine as tonalidades das prateleiras com a cor das mesas de cabeceira, o que vai dar um toque harmonioso no quarto e trazer uma sensação de continuidade na decoração.

Ademais, utilize cortinas claras para que não escureçam a área da parede e acabem por tirar espaço do quarto.

No entanto, a dica de utilizar cores claras não quer dizer que você não possa levar outra cor para suas paredes. Nesse caso, se quiser ter uma parede colorida, aposte em um tom neutro, como o cinza.

Com o restante das paredes na cor branca, o resultado vai ser ótimo. E uma dica é pintar a parede que for receber decorações. Pode ser a parede da televisão, de uma escrivaninha, de onde você vai colocar prateleiras ou algo do tipo.

Dessa forma, vai dar mais ênfase à parede e reunir as informações em um só lugar. Com isso, o restante do quarto vai seguir no conceito de amplitude e deixar o ambiente maior do que é.

Otimize os espaços

Outro modelo de coração para quartos pequenos é utilizar móveis planejados. Pois isso vai permitir que todos os espaços sejam aproveitados da melhor maneira possível. Assim, uma dica é utilizar armários aéreos, porém,com a linha de altura um pouco mais baixa.

Isso vai fazer o pé direito parecer maior, o que vai dar uma sensação de espaço no ambiente.

Assim, com esse modelo decorativo, uma parte importante é pensar em um guarda-roupa para que não ocupe tanto espaço. Nesse sentido, como vai ser um móvel planejado, ele pode ser definido para ficar em um local que não teria tanto uso.

Além disso, ter poucos detalhes de objetos no quarto também é uma dica para que o resultado seja muito mais aconchegante e espaçoso. Quanto mais informação, menos espaço o quarto vai aparentar ter.

Nesse sentido, uma dica ótima é utilizar camas de ferro, pois darão a sensação de que a cabeceira é menor do que se utilizar camas box com cabeceira que tapa boa parte da parede.

Como a cabeceira de ferro é vazada, ela dá um toque diferenciado e permite que a parede continue sendo vista.

Dessa maneira, esse estilo de cama combina com qualquer estilo de decoração que você escolher, seja mais retro ou mais moderno. É uma cama clássica que pode ser combinada facilmente com o restante do quarto.

Se quiser utilizar tapetes, nesse modelo ou em qualquer outro, use tapetes em tons claros. Dessa forma, o chão também vai refletir luz e transparecer mais espaço ao quarto.

Para a iluminação de uma decoração de quarto pequeno, o ideal é investir em luzes brancas, pois elas vão fornecer maior índice de claridade e combinarão com os tons claros da parede, dando mais destaque.

Além disso, aposte em pendentes e luzes de teto, sem utilizar abajures de chão. Pois o que você quer é que nada atrapalhe a circulação. Quando mais livre forem as áreas de circulação, melhor.

Dessa forma, decorar um quarto pequeno não é uma tarefa difícil. Existem várias possibilidades que podem deixar seu quarto com aspecto mais amplo e com mais espaço.

A ideia é sempre pensar em cores que refletem luz, não utilizar móveis que atrapalhem ou diminuam o espaço de circulação e focar em formas de criar a sensação de continuidade entre as paredes, teto e chão no ambiente.

Assim, com certeza seu quarto ficará com uma decoração muito bonita e funcional, mesmo que o tamanho não seja dos maiores.

Entre em nosso site ainda hoje e aproveite para conhecer as cabeceiras de ferro que temos para sua cama. Elas poderão ajudar na composição de sua decoração e garantir um quarto muito mais elegante e sofisticado.