Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Como decorar o quarto com elementos naturais?

Como decorar o quarto com elementos naturais?

. 4 minuto ler

A utilização de elementos naturais na decoração do quarto é um método cada vez mais utilizado para quem deseja se sentir mais próximo da natureza, mesmo estando dentro de casa. Isso acontece porque esses elementos proporcionam um espaço mais aconchegante e tranquilo.

Os elementos naturais podem ser usados em todos os cômodos da casa, porém, o quarto, por ser um local de descanso, é o que mais pede uma decoração acolhedora, que ofereça momentos relaxantes.

Dica de como decorar o quarto com elementos naturais

Por que utilizar elementos naturais na decoração do quarto?

A vida corrida e estressante nos grandes centros urbanos faz com que uma conexão diária com a natureza seja necessária. Como não é possível irmos todos os dias de encontro a ela, então temos que trazer um pedacinho dela para dentro de nossas casas.

O nosso sono é diretamente influenciado pela forma como nos sentimentos dentro do nosso quarto. Dessa forma, a sensação de calmaria e aconchego que os elementos naturais oferecem ao ambiente proporciona uma noite mais satisfatória de sono.

Contudo, o quarto não é um ambiente utilizado apenas para dormir, como também para passar tempo livre ou, até mesmo, para trabalhar ou estudar. Nesses momentos a decoração acolhedora também é necessária, mas, além disso, uma decoração sofisticada e com toques pessoais proporcionam um sentimento de satisfação em estar naquele ambiente.

Quando achamos a decoração do nosso quarto bonita, nos sentimos melhores, pois ela reflete nossa personalidade e gostos pessoais. Além disso, muitos itens de decoração natural são artesanais. Isso é importante por diversos motivos, o primeiro deles é que favorece a melhora econômica de artesãos autônomos e incentiva o crescimento desse mercado.

A preferência na utilização de elementos naturais também contribui para a sustentabilidade, pois, em sua maioria, são feitas a partir de obras-primas ecologicamente sustentáveis.

Se o seu objetivo é garantir que não haja agressão à natureza, é importante se certificar, principalmente, que a madeira utilizada para fazer os móveis seja proveniente de reflorestamento ao invés de desmatamento.

Outra vantagem da decoração, a partir de elementos naturais, é que muitas coisas podem ser feitas com nossas próprias mãos ou até mesmo são encontradas prontas na natureza. Ou seja, é uma ótima escolha para quem deseja economizar na hora de reformar o quarto.

Como utilizar elementos naturais na decoração do quarto?

Uma das características mais marcantes de um ambiente natural é a rusticidade. A madeira com uma aparência mais crua, sem tantos acabamentos que disfarçam sua natureza, é o principal elemento que dá esse toque rústico ao ambiente.

A madeira pode ser utilizada de várias maneiras, o quarto pode ter apenas um móvel em madeira rústica ou todo o cômodo pode utilizar detalhes nesse elemento. Como, por exemplo, em objetos como suportes de plantas e quadros de fotos.

Para quem deseja uma decoração mais sofisticada e suave, é importante mesclar outros elementos naturais com a madeira, pois pode correr o risco de ter um ambiente puramente rústico. Contudo, se você deseja que o seu quarto não tenha nenhum traço de rusticidade, não precisa descartar o uso da madeira, pois, utilizando-a em outros tons acaba-se por retirar seu caráter cru e rústico.

Isso não quer dizer que a madeira em diversos tons não irá remeter a natureza, pois esse é um elemento naturalmente muito simbólico. Ele é o clássico representante da natureza, por isso, é uma aposta segura para alcançar uma decoração natural.

Outro acerto na hora de utilizar elementos naturais no quarto é escolha de plantas. Assim como a madeira, ela por si só já nos faz sentirmos mais próximos da natureza. Além disso, a vantagem das plantas é que possui uma variedade imensa de opções, variando em espécie, tamanho, cor e aroma. Isso faz com que cada pessoa possa escolher a que mais combine com ela e dar um toque pessoal na decoração do quarto.

Para quem deseja uma decoração mais minimalista ou até mesmo para aqueles que não têm tempo para dedicar cuidando de grandes plantas e flores, as suculentas são um grande acerto. Elas estão famosas entre pessoas de todas as idades, pois são muito fáceis de cuidar e são extremamente bonitas e divertidas.

Outra forma de equilibrar a rusticidade da madeira com um elemento mais clean é a utilizando tecidos e texturas com tons mais suaves. Por exemplo, se você deseja colocar uma mesa de estudos de madeira crua no quarto, a rusticidade pode ser equilibrada através de uma cadeira revestida por um tecido de cor, textura ou estampa mais sofisticadas.

A textura é algo muito importante na decoração com elementos naturais, pois nos proporciona a sensação de proximidade com a natureza através do tato. O principal acerto na hora de investir nesse elemento é a utilização de peças feitas de fibras, principalmente elas são naturais.

Vários objetos podem ser feitos desse material. Os exemplos mais comuns são: cadeiras, luminárias, abajures, capas de almofadas e cestos. Esses objetos além de fornecerem beleza para o ambiente são úteis no dia a dia.

Quando pensamos na natureza sempre a associamos a tons marrons com detalhes verdes, mas vale lembrar que ela, na verdade, possui uma infinidade de cores e tons. Isso quer dizer que se o seu objetivo é fazer uma decoração mais divertida e moderna, é seguro apostar em cores que fujam do marrom e do verde.

A natureza é formada por elementos vivos, podemos representar isso na decoração do quarto através das cores, utilizando pinturas enquadradas nas paredes ou até mesmo objetos, como almofadas e pufes coloridos. Os papéis de parede com cores vivas ou estampadas são bastante utilizados e acrescenta modernidade a decoração.

Por fim, uma característica marcante da natureza é ser aberta, arejada e com muita luz. Por isso é importante, quando possível, optar por janelas maiores, para que a luz natural encha o quarto durante o dia dando um toque especial na decoração e o ar noturno torne as noites quentes mais agradáveis.

Portanto, não hesite em escolher elementos naturais para a decoração do seu quarto. Você pode utilizar apenas detalhes que fará você sentir comodidade ou pode abusar de vários elementos e fazer uma decoração totalmente baseada na natureza, te proporcionando uma imersão nesse ambiente relaxante.

Gostou destas dicas? Acesse nosso site e confira nossas cabeceiras.