Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Como combinar mais de um estilo de decoração no seu quarto

Como combinar mais de um estilo de decoração no seu quarto

. 4 minuto ler

Muitas vezes as pessoas ficam em dúvida na hora de escolher um estilo de decoração para o quarto pois é comum ter identificação com mais de um conceito decorativo. Porém, isso não é um problema, pois é possível combinar mais de um estilo de decoração e deixar o ambiente harmonioso.

Neste artigo você vai ver como fazer isso de forma harmônica e que garanta um resultado espetacular!

Criando contrastes

Para você utilizar mais de um estilo no seu quarto, uma das melhores formas é escolher dois ou três estilos que sejam opostos. Isso quer dizer que você pode escolher um estilo minimalista e um outro com mais informações.

Nesse caso, um vai complementar o outro e deixar seu quarto muito autêntico e confortável, pois a principal questão de misturar estilos é saber dosar para não deixar muito informação em um só ambiente.

Ademais, outra forma de misturar estilos é apostar em um estilo com tons mais neutros e outro com tons mais escuros. Isso vai fazer com que tenha contraste no seu quarto, mas ao mesmo tempo eles combinem entre si.

Mais uma possibilidade para construir a decoração de seu quarto com estilos diferentes é escolher um estilo antigo e um novo. Isso é uma excelente ideia, pois o resultado vai ser um quarto com características modernas intercaladas por características antigas.

Essa mistura não vai deixar com que o ambiente fique todo muito retrô, porém também não vai ser aquele ambiente que só possui referências de tendência.

Dentro desse conceito, uma dica é utilizar camas de ferro coloridas, pois assim você foca em um objeto principal e encontra o restante a partir dele. Uma cama de ferro azul, por exemplo, pode ser um objeto retrô de referência para essa mistura de decorações.

No resto do quarto você pode optar por tonalidades neutras na parede, alguns outros objetos modernos em azul para combinar com a cama e outras peças retrô, como um sofá, poltrona ou um roupeiro.

Além disso, outra forma de fazer essa combinação de estilos no seu quarto é encontrar um estilo que seja mais sofisticado e clean, com outro que é mais despojado. Isso vai criar um contraste na medida certa, sem misturar demais as informações conceituais.

Nesse caso, uma boa dica é apostar no estilo rústico e no estilo urbano. Com isso, o quarto pode ter cortinas como persianas bem urbanas, uma parede de espelho e tonalidades cinzas espalhas.

Ao mesmo tempo, esse design pode ser quebrado com alguns moveis em madeira rústica, como uma mesa de estudos e um armário. Ademais, veja qual estilo está menos predominante e incremente com objetos que façam referência a ele, como obras de arte, por exemplo.

Combine estilos parecidos

Outra combinação que funciona muito é misturar dois estilos com muita informação. No entanto, nem todas as pessoas gostam de ambientes com esses estilos.

Se você for uma pessoa adapta do estilo marroquino ou chinoiserie, por exemplo, temos a combinação perfeita para você. Esses dois estilos podem muito bem ser misturados.

Assim, você pode investir em conceitos marroquinos e chinoiserie, como utilizar paredes com papeis de parede marroquinos, armários do conceito chinoiserie e uma cama de ferro para mesclar os dois.

Com certeza, o resultado vai ser fantástico, pois os dois estilos possuem a mesma linha de design. Somente com orientações diferentes e detalhes próprios.

Outra forma de saber como combinar estilos diferentes no seu quarto é unindo estilos que dividam a mesma paleta de cores. Com isso, mesmo que as referências sejam diferentes, as cores vão fazer tudo parecer pertencer a uma coisa só.

Um exemplo que pode funcionar muito bem é investir no estilo clássico e no industrial. Para o industrial, mais uma vez a cama pode ser o objeto central do quarto. Uma cama de ferro, junto, com um baú estilo industrial e uma parede de cimento queimado atrás da cama.

Em contrapartida, você pode colocar um tapete clássico, com cortinas e adereços que remetem ao design clássico, mais elegante e sofisticado. Quadros com molduras sofisticadas podem oferecer uma boa composição na parede de cimento.

E nesse caso, cuide as cores. Escolha tonalidades que sejam harmoniosas, além de escolher texturas e estampas que não sobressaiam tanto ao outro estilo.

Ademais, ainda no conceito de escolher estilos de decorações que sejam mais parecidos, uma boa dica é pensar primeiro na base. Escolher uma base neutra é essencial para tornar o trabalho mais fácil.

Assim, escolhas paredes brancas, com uma poltrona clara e roupas de cama em tons claros também. Nesse caso, o estilo está sendo o moderno até então. A partir daí, comece a acrescentar moveis pontuais que chamem mais atenção, como móveis de cor de madeira envernizada.

Acrescente um patete terroso para unir o ambiente e mesclar as cores claras aos móveis mais rústicos. E, uma das principais dicas, escolha um papel de parede ou um quadro grande e colorido para ir na parede atrás da cama, que pode ser de ferro.

Nesse caso, como a base é neutra, o colorido da parede principal vai se fundir com a cor mais forte dos móveis rústicos e a transição do tapete e fazer com que seu quarto fique muito harmonioso e acolhedor.

Dessa forma, é possível afirmar que diversos estilos podem ser misturados de forma que o resultado seja espetacular. Para isso, não tenha medo de ousar e de misturar os estilos que você mais gosta.

Porém, tente imaginar como os móveis e objetos ficarão no local para ver se é isso mesmo que você quer. Uma boa dica é pegar a foto das referências no seu celular, notebook ou tablet e colocar no lugar em que planeja colocar o móvel ou a decoração. É uma forma de visualizar os resultados e não erros na mistura de estilos.

Viu como é fácil misturar estilos, independentemente se são parecidos ou o oposto um do outro? Então comece a planejar seu quarto agora mesmo. Clique aqui e encontre uma cabeceira de ferro que vai combinar com qualquer estilo que você escolher!