Colchão de mola ou espuma: qual é a melhor opção para você?

Colchão de mola ou espuma: qual é a melhor opção para você?

Você sabia que uma boa noite de sono pode reduzir o estresse, controlar o apetite, melhorar o humor, ativar a memória, estimular o raciocínio e até rejuvenescer a pele? Muita coisa, não é mesmo? É por isso que sempre falamos, por aqui, sobre a importância de cuidar de cada detalhe do cantinho onde você dorme e, neste post, preparamos dicas especiais para quem está em dúvida entre comprar um colchão de mola ou espuma.

Se esse é o seu caso, saiba que as diferenças entre os dois modelos são bem claras e, até o fim da leitura, você provavelmente saberá qual deles melhor atende às suas necessidades. Para ficar mais fácil ainda, neste post você confere algumas perguntas que precisa se fazer na hora de escolher um colchão. Continue a leitura!

É economia que estou buscando?

Se você já andou pesquisando por ai, certamente, a primeira coisa que notou foi a diferença de preços entre os dois tipos de colchões. Existem várias espumas e sistemas de molejo (molas) diferentes, porém, de forma geral, os colchões de espuma tendem a ser mais baratos, pois não usam muitos materiais em sua composição. É o modelo mais popular entre os brasileiros e pode atendê-lo muito bem, mas é melhor considerar as questões seguintes também.

Qual deles dura mais?

Embora o colchão de espuma seja mais acessível, sua durabilidade é menor. A espuma se deforma com o uso (sabe quando você se levanta e a marca do seu corpo fica no colchão?), e isso compromete sua qualidade ao longo dos anos. A estimativa é que um colchão de espuma dure três a cinco anos, enquanto o de mola pode chegar a até dez anos de uso. Ou seja, é possível que a economia no longo prazo seja maior que a imediata.

Qual é o colchão ideal para o meu corpo?

O colchão de espuma é considerado mais firme que o de mola, mas isso pode variar, pois há muitos tipos de densidade diferentes disponíveis no mercado. O colchão de mola, por sua vez, ajusta-se melhor aos movimentos e pressões do corpo.

A densidade do colchão de espuma deve levar em conta o peso da pessoa:

  • densidade 18 (D18): é o recomendado para recém-nascidos e crianças até 3 anos;
  • densidade 23 (D23): é o recomendado para quem pesa até 60 kg;
  • densidade 28 (D28): é o recomendado para quem pesa até 80 kg;
  • densidade 33 (D33): é o recomendado para quem pesa até 100 kg;
  • densidade 45 (D45): é o recomendado para quem pesa até 150 kg.

O colchão de mola também deve levar em conta o peso, mas é classificado pelo número de molas por metro quadrado:

  • Bonnell (molas entrelaçadas): ideal para pessoas com até 90 kg;
  • Pocket (molas ensacadas): ideal para pessoas com até 90 kg;
  • Superlastic (molas entrelaçadas, porém em maior quantidade): ideal para pessoas com até 110 kg;
  • LFK (molas com maior suporte nas bordas): ideal para pessoas com até 120 kg;
  • Miracoil (molas construídas com fios de aço contínuos, sem emendas ou curvas): ideal para pessoas com até 150 kg.

Qual é o melhor colchão de casal?

Se você está pensando em comprar um colchão de casal de espuma, os modelos de látex apresentam pequenos furos que permitem uma melhor circulação de ar e a espuma memosense é mais resistente a movimentos e deformações.

Por outro lado, se você prefere um colchão de mola, é preciso ter mais atenção, pois alguns tipos fazem o colchão balançar muito e podem incomodar o seu parceiro. As molas ensacadas são as mais recomendadas para colchões de casal porque se moldam melhor ao corpo e não transferem tanto as vibrações para quem está ao seu lado.

Colchão de mola ou espuma? Qual escolher?

Imagine comprar um colchão novo e acordar irritado, cansado e com dores no corpo? Certamente, não é isso que você quer! É por isso que, independentemente de escolher um colchão de mola ou espuma, o mais recomendado é que você priorize sua saúde e o seu conforto sempre!

E aí? Qual é a sua escolha? Se for o de mola, não deixe de conferir o nosso outro artigo especial com explicações detalhadas sobre os tipos de molas de colchão mais usadas!