Cama de ferro: conheça mais sobre este tipo de móvel secular

    Em se tratando de decoração de dormitórios, a cama de ferro é um dos elementos que têm resistido ao passar do tempo. A estrutura peculiar desse tipo de peça costuma agradar quem procura por contornos delicados e ao mesmo tempo marcantes.

    A Europa é considerada o berço de muitas criações valorizadas e utilizadas até nos dias de hoje, algo que também se reflete em móveis, por exemplo. Em relação à esse tipo de cama, entretanto, sua origem veio de outro continente: a América do Norte. Em território americano, contudo, a confecção da peça teve início ainda no século XVIII.

    Passado e presente: a trajetória das camas de ferro desde o início

    A produção dessas camas logo agradou a população do Texas, uma vez que o tipo de material empregado apresentava vantagens se comparado com os modelos que levavam madeiras em suas composições. Na época, a região texana sofria com infestações de pragas, fator que fez com que os moradores locais comprassem os móveis confeccionados em ferro, material que não proporcionava condições à sobrevivência dos temíveis parasitas.Na atualidade, tal cama de surge repaginada em diversas versões e é considerada uma das peças favoritas para se dar um toque diferenciado ao ambiente do quarto. Chamada de “Retrofit”, a principal tendência que adota com frequência móveis de modelos mais antigos também emprega tais peças sempre que a intenção é conferir uma dose de romantismo à decoração.

    Estilos que costumam combinar com camas de ferro:

    Boho Chic:

    É tido como um estilo voltado ao reaproveitamento de materiais e costuma unir humor com simplicidade. Nos dias atuais, trata-se de um modo de vida onde se acredita na possibilidade de uma vida mais equilibrada e sem desperdícios. Para esse tipo de decoração podem ser adotadas peças com cores mais vibrantes.

    Romântico:

    Um dos principais estilos considerados quando se deseja adotar móveis em ferro, é bastante empregado, sobretudo por quem opta por uma composição mais delicada e aconchegante. Camas brancas ou em tom pastel são comuns nessa forma de se decorar os ambientes.

    Clássico:

    Em geral, um ambiente que adota tal estilo tem na cama de ferro um dos principais elementos de destaque do quarto, que costuma por sua vez, ser bastante espaçoso. O diferencial desse estilo está principalmente no modo como cabeceiras e outras partes das peças são produzidas, remetendo mais incisivamente a épocas passadas.

    Vantagens de se adquirir uma cama de ferro:

    Resistência:

    O ferro é conhecido por resistir à ação do tempo. Prova disso é o fato de algumas camas confeccionadas com tal material passarem por várias gerações de uma mesma família. Assim sendo, esta é uma das principais e mais valorizadas características que as pessoas costumam levar em consideração na hora da compra do móvel.

    Elegância e beleza:

    Mesmo com gostos variados, é inegável dizer que a peça confere elegância ao ambiente onde está presente. Além disso, as variações de modelos costumam agradar dos mais modernos até os mais tradicionais.

    Facilidade de limpeza:

    A superfície lisa e resistente não requer grandes cuidados. Caso o proprietário se canse do aspecto de sua cama, este poderá optar por uma pintura na peça.

    Gostou das camas de ferro?  A Icamas é a maior fábrica de camas de ferro do Brasil. Entre na nossa loja virtual. Com certeza algum modelo vai te encantar!

    Cama de ferro: conheça mais sobre este tipo de móvel secular