Quarto Infantil Sem categoria

Cama beliche para irmãos, vale a pena?

Por falta de espaço, o compartilhamento de quartos entre irmãos é bastante comum. Em busca de otimizar o espaço, a cama beliche para irmãos é uma das opções. Mas será que vale a pena?

Separamos algumas vantagens deste tipo de cama, além de dicas para melhorar ainda mais o espaço com ela. Continue a leitura e descubra.

Cama beliche para irmãos: a solução para otimizar o espaço

A cama beliche é um sucesso entre as crianças e rolam até disputas entre os irmãos para decidir quem vai dormir em cima. É por isso que a solução vale a pena não só para economizar espaço, mas para oferecer um quarto lúdico e divertido para os pequenos.

Mas atenção: a cama beliche é recomendada a partir dos 6 ou 7 anos de idade, pois é a partir desta idade que as crianças possuem autonomia para subir e descer a escada com segurança.

As crianças costumam passar muito tempo no quarto e também realizam muitas atividades neste ambiente. É no quarto que elas brincam, recebem os amigos, estudam e dormem. A principal vantagem da beliche para irmãos é que ela libera espaço no piso, deixando espaço livre para um guarda-roupas maior, mesas de estudo e brinquedos.

Além disso, não deixa o espaço com aspecto “abarrotado”.

As camas não precisam ficar uma em cima da outra

Em busca de otimizar cada cantinho do espaço, o modelo de beliche utilizado não precisa ser necessariamente aquele em que uma cama fica em cima da outra. Hoje há projetos modernos em que a cama elevada pode ficar sobre a mesa de estudos, por exemplo. Essa disposição é uma forma de trazer mais privacidade para as crianças, para que elas sintam que possuem seu próprio cantinho.

Imagem Casa Tema

Privacidade é um assunto sério

Ainda falando sobre privacidade, este é um assunto sério e que costuma trazer conflitos entre os irmãos, especialmente quando eles chegam à adolescência. Ainda é possível utilizar a cama beliche nesta etapa da vida ou mesmo na fase adulta e algumas soluções podem ajudar. O uso de cortinas nas camas é uma das ideias interessantes. Elas podem ser planejadas da mesma cor da decoração para deixar o espaço harmônico.

Outra solução é apostar na marcenaria sob medida, na criação de nichos fechados. O estilo casinha na árvore é ideal para as crianças, mas pode ser adaptado para versões maduras, como o loft bed. O conceito é um nicho separado para a cama de baixo, como se fosse um micro quarto. Interessante, não é mesmo?

Ensine as crianças a arrumar a cama

Uma das desvantagens da beliche é a dificuldade para arrumar a cama superior. Para contornar este problema, é recomendável ensinar as crianças a arrumarem suas próprias camas. Afinal, se elas já possuem autonomia para subir e descer escadas, também são capazes de arrumar a própria cama.

Além disso, a maneira mais fácil de arrumar a cama superior é lá em cima. Incentive este comportamento!

Beliche para irmãos: quarto funcional e divertido

Não é porque a cama beliche é funcional que ela precisa ser sem graça. Mesmo com os modelos já prontos disponíveis no mercado, é possível trazer mais diversão para o quarto. Os quartos com beliche para irmãos ainda podem ter temas diversos, cores e muito espaço para brincar. Afinal, a principal vantagem do beliche é justamente liberar espaço no chão e deixar espaço livre para transitar à vontade.

A conclusão é que a cama beliche para irmãos vale a pena, especialmente com todas as possibilidades que oferece. Pensando em otimizar seu espaço? Visite nosso site e conheça nossos móveis.