Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Cabeceira fixada na parede ou com encaixe no box: qual escolher?

Cabeceira fixada na parede ou com encaixe no box: qual escolher?

. 4 minuto ler

Com o surgimento das camas box, temos à disposição os mais variados estilos de cabeceira. Hoje elas são fabricadas com diversos materiais, além de serem personalizáveis. Dentro dessa grande diversidade de modelos, você pode contar com duas opções de montagem: a cabeceira fixada na parede e a cabeceira fixada no box.

As camas box hoje são a opção preferencial dos consumidores porque economiza espaço e até o dinheiro. Como sua estrutura é do tamanho do colchão, você tem um móvel mais compacto. Além disso, a produção poupa o material que seria utilizado na estrutura da cama e por isso você tem um produto com um melhor custo-benefício.

Depois de adquirida a cama box, é preciso pensar na cabeceira. Em tese, basta que se opte por um modelo que não pese no valor final. Mas existem fatores que você precisa levar em consideração. Vamos analisar as opções disponíveis, mas antes entender um pouco as funcionalidades da cabeceira, o que será fundamental na sua tomada de decisão.

Como escolher a cabeceira?

Cabeceira fixada na parede: A cabeceira fixada na parede é encaixada diretamente na parede, de modo que a cama seja um móvel à parte. Dessa forma, se você mudar a cama de lugar, irá precisar tirar a cabeceira para instalá-la novamente.

Cabeceira fixada no box: O encaixe desse modelo é diretamente no box da cama. Dessa forma, você tem um só móvel e pode colocá-lo em qualquer ambiente, ou seja, ele oferece a possibilidade de mudar a cama de lugar.

Cada modelo possui suas características, por isso será preciso analisar seu caso. Vamos ver o que você deve analisar!

Material

Pense, antes de tudo, no material ideal para seu quarto. Existem três tipos principais: de madeira, metal e planejada. Cada um possui características diferentes em termos de preço, manutenção, montagem e limpeza. A cama de metal, especificamente de ferro, oferece algumas vantagens a mais, como veremos.

A resistência das camas de madeira e planejadas irão depender da qualidade da madeira utilizada. Por outro lado, a cama de metal é a mais resistente entre todas. Além disso, a cama de metal também costuma ter o melhor custo-benefício porque o material é mais barato.

A cama box personalizada costuma ser mais cara e o material em madeira eleva o preço. Em relação à manutenção, a madeira precisa de materiais especiais e o móvel planejado precisa de manutenção especializada. Já o metal, diminui o preço e facilita a manutenção, principalmente se a sua cabeceira for fabricada com ferro.

Funções da cabeceira

Uma das funções da cabeceira é a proteção da parede que costuma sofrer com arranhões e manchas. A cabeceira até pode esconder outros problemas, como infiltrações e estragos na pintura. Outra função importante da cabeceira é que ela serve como encosto para as costas. Para quem gosta de se sentar na cama e ler antes de dormir, é um item fundamental.

Há ainda o fator decoração porque é muito mais bonito ter uma cabeceira combinando com o design do quarto. Ademais, uma cabeceira garante que a cama fique mais fixa, pois sozinha, dependendo do seu peso, ela pode se mover. Tudo isso é importante pensar na hora de decidir entre cabeceira fixa na parede ou encaixada no box.

Mobilidade da cama

Se você é do tipo de pessoa que muda os móveis de lugar com frequência, talvez seja melhor adquirir uma cabeceira que se encaixa diretamente no box. Além disso, a depender do peso da cama, não é bom mover o móvel com frequência. Por isso, leve em consideração esse fator.

Limpeza

Evidentemente, você precisará limpar a cabeceira e é importante checar o material para que a manutenção seja feita rapidamente. São poucas as pessoas que usam esse critério na hora de adquirir uma cama, mas ele é fundamental. Como mencionamos anteriormente, recomendamos fortemente as cabeceiras de cama de ferro por gerarem também uma facilidade na limpeza.

Montagem

Um dos fatores principais que pesam na escolha é a montagem. Procure entender como que o encaixe da cabeceira é feito, tanto os modelos de fixação na parede, quanto na cama. Dependendo da complexidade da montagem, você irá precisar contar com um montador. Além de pesar nas economias, toda vez que precisar tirar a cama de lugar você precisará levar isso em consideração.

Custo-benefício

Se ao analisar todos os critérios acima você ainda tiver dúvidas, é interessante checar os valores de cada modelo. O mais recomendado é optar, primeiramente, por uma cabeceira que seja funcional e combine com seu quarto. Em seguida, compare preços e escolha um produto com um bom-custo benefício, pois há opções para todos os bolsos.

Já fez a sua escolha?

Como as camas box conquistaram o gosto do consumidor, hoje o volume de vendas desse produto é muito grande. Contudo, nem todas as pessoas acreditam que é preciso comprar a cabeceira, uma vez que basta encostar a cama na parede. Embora essa possa ser uma estratégia de economia, existem funcionalidades das cabeceiras que precisam ser levadas em consideração.

As cabeceiras sempre geram mais conforto e sofisticação no seu quarto. Com um design bonito, elas agregam beleza, modernidade ou um tom clássico. Além disso, são bastante adaptáveis e podem ser fixadas na altura desejada. Outros modelos possuem criados-mudos, prateleiras ou nichos para que você guarde objetos como livros.

Por isso, é sempre recomendável ter uma cabeceira, não importa se é fixada na parede ou na cama. É importante você analisar seu caso, se vale a pena fazer buracos na parede ou compactar a cabeceira em um só móvel. Como dissemos, se você costuma mudar os móveis de lugar, pode ser que seu caso seja de obter uma cabeceira encaixada no box. Mas se você quer ter uma cabeceira mais firme, é ideal encaixá-la na parede.

Em todo caso, opte por móveis fabricados em excelente material, que agreguem beleza, durabilidade e uma boa manutenção. As cabeceiras de ferro são ideais por serem mais resistentes, terem uma longa vida útil e facilitarem a limpeza. Confira os modelos que temos em nosso catálogo, pois com certeza você vai encontrar um ideal para seu quarto!