Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
As melhores dicas para ter um quarto personalizado

As melhores dicas para ter um quarto personalizado

. 4 minuto ler

Decorar um ambiente requer paciência, atenção e muita criatividade. Isso também vale na hora de personalizar um quarto, afinal, esse recanto é um dos mais importantes da casa. Entretanto, para deixar o quarto bem decorado alguns aspectos devem ser levados em consideração. Pensando nisso, listamos as melhores dicas para você personalizar este ambiente.

O QUARTO

Antes de começar a escolher móveis e objetos de decoração, é preciso ter em mente qual quarto será personalizado: quarto de solteiro, casal, filhos ou hóspedes.

Essa diferença é necessária porque assim fica mais fácil montar uma decoração adequada, utilizando itens que se encaixem unicamente neste ambiente.

Além disso, analise o espaço disponível para que a personalização seja feita - um cômodo pequeno, por exemplo, pede uma decoração minimalista, a fim de aproveitar melhor o tamanho total do ambiente. Se for um quarto grande e espaçoso, é possível brincar mais com móveis e objetos.

DESCUBRA O SEU ESTILO

Definido qual quarto será personalizado, é hora de pensar qual o estilo que mais se encaixa em quem vai utilizar este ambiente.

Para quem gosta de espaços românticos, uma aposta certeira é colocar móveis com uma pegada mais vintage, como poltronas, penteadeiras e cabeceiras de ferro em estilo provençal.

Pessoas que buscam um cômodo mais simples, sem deixar a modernidade de lado, podem investir no estilo industrial, com móveis mais discretos e itens diferenciados. A decoração geométrica sempre cai muito bem nesse estilo.

Os minimalistas – decoração que está em alta no momento – podem aproveitar este ambiente para criar um espaço não apenas para dormir, mas também para relaxar e passar um tempo de aconchego, apostando em poucos objetos e móveis simples e práticos.

Existem diversos estilos de decoração; basta pesquisar e encontrar o que mais se assemelha ao dono do quarto em questão.

Para aqueles que não conseguem definir um estilo próprio, é possível mesclar opções e criar uma tendência única, porém, sempre tendo em mente que é preciso tomar cuidado com o exagero, para que o quarto não fique sobrecarregado demais e, no fim, se torne um ambiente cansativo visualmente.

APOSTE EM DETALHES

Os detalhes têm o poder de transformar qualquer cômodo. No quarto talvez não haja espaço para muitos detalhes, como objetos de decoração, nichos e quadros. Se esse for o caso do quarto que você deseja personalizar, tente então investir em móveis que tragam esses detalhes, como poltronas, armários e guarda-roupas entalhados, camas com cabeceira, recamier ou até mesmo mesas de cabeceira.

Agora se o cômodo tem bastante espaço, é uma excelente oportunidade para montar um canto mais valorizado, apostando em nichos com objetos diferentes, quadros, espelhos, tapetes, placas, artesanatos e plantas. Além disso, pode apostar em móveis maiores e em maior quantidade.

Se for uma suíte, essa personalização pode ser levada para lá também, com itens menores e mais delicados, justamente para não pesar demais na decoração.

CORES PODEM MUDAR TUDO

Não é só de objetos que se faz uma personalização: as cores influenciam muito no aspecto do cômodo e podem tanto melhorar como minar uma decoração.

Quartos infantis pedem cores infantis, variando entre tons pasteis e o colorido (aqui vale até desenhos na parede).

Quartos de solteiros ou de casal devem levar em consideração o estilo da pessoa e os móveis que já foram escolhidos, se houver.

Uma maneira de não errar a mão na pintura do quarto é investir em cores sóbrias, como o cinza, por exemplo, e o bom e tradicional branco. Nesse último caso, para não ficar um pouco sem graça, usar gesso ou rebaixar o teto podem quebrar um pouco a seriedade do branco, assim como um bom jogo de luzes (como vamos abordar mais adiante).

Quartos monocromáticos em tons neutros (especialmente o branco) têm uma vantagem enorme: permitem um contraste maior com as cores quando estas são usadas nos itens de decoração. Essa é a maneira mais fácil de personalizar um ambiente, deixando-o neutro para que seja possível causar impacto em pequenas coisas, arranjadas de forma estratégica dentro do cômodo.

OUSE

Se o quarto é espaçoso, é possível ousar um pouco mais. Como? Investindo em itens que comumente não são colocados nesse ambiente, como um frigobar, um sofá, uma pequena biblioteca ou ainda estátuas e obras de arte.

O intuito aqui não é exagerar, mas ousar um pouco para preencher espaços que podem tornar a decoração menos interessante. É sempre bom lembrar que menos é mais, porém, apostar em objetos como estes podem ser uma aposta certeira, dependendo, claro, do estilo escolhido.

ILUMINAÇÃO É FUNDAMENTAL

Como já salientamos anteriormente, um jogo de luzes pode simplesmente transformar um cômodo inteiro, ainda mais se for um ambiente pouco decorado.

Foi-se o tempo em que luzes se limitavam em uma única lâmpada ou um lustre gigantesco. Hoje no mercado existem diversas opções para iluminar um ambiente – luzes, atualmente, também são itens de decoração e existe até maneira correta de iluminar um cômodo.

Isso não significa que os lustres estão fora de moda, pelo contrário, eles ainda estão em alta e podem ser usados, principalmente em quartos de casal.

Porém, existem jogos menores e mais modernos que podem preencher o ambiente, bem como decorá-lo.

O mesmo vale para luminárias. Elas são ótimas aliadas na personalização de qualquer ambiente, porque conferem elegância e bom gosto.

Brincar com as luzes é uma maneira excelente de decorar um quarto, independente do estilo, do tamanho e dos outros componentes da decoração. Invista!

OLHO NOS MATERIAIS

A última dica (não menos importante) é saber escolher os materiais que vão compor a decoração do quarto. Estamos falando dos materiais dos móveis e também dos objetos.

Engana-se quem pensa que tudo em um quarto deve ser unicamente de madeira; o ideal é contrastar a madeira com outros tipos, como o ferro, por exemplo. E isso vale para qualquer estilo, deixe sua criatividade fluir.

Se você procura itens diferenciados para decorar o seu quarto, acesse o nosso site e conheça nossa linha de cabeceiras de ferro. Esses itens são ótimos para conferir ao seu ambiente mais conforto, atualidade e elegância. Confira agora!