Aromatizador de ambiente caseiro: como ajuda a dormir melhor?

Icamas 0 Comentários

A aromaterapia é responsável por proporcionar diversos benefícios físicos, mentais e emocionais ao utilizar propriedades concentradas de óleos essenciais para restabelecer harmonia e equilíbrio. Ter um aromatizador de ambiente caseiro garante que o espaço fique perfumado e contribui como forma alternativa de combate à insônia.

A combinação de alguns óleos essenciais pode ajudar a ter noites de sono tranquilas e restauradoras, evitando cansaço, estresse, hábitos ruins e doenças que podem se desenvolver pela privação do sono. Pensando em ajudar na utilização de um aromatizador de ambiente caseiro, separamos as melhores opções de óleos essenciais para relaxar e melhorar a qualidade de sono. Continue conosco para conhecer!

O poder dos aromatizantes de ambientes

De acordo com especialistas, nosso corpo reage aos aromas antes mesmo de percebermos. Quando são inalados, os óleos essenciais atingem a região do cérebro chamada hipotálamo, responsável pelo controle de emoções. Por isso, os aromatizantes têm grande poder de modificar o humor e emoções.

A aromaterapia também conta com sprays, sais de banho, velas, cremes perfumados, óleos de massagem e outros produtos. Independentemente da opção escolhida, é preciso ter cuidado na decisão da fragrância para utilizar as mais indicadas e garantir bons sonhos. Conheça quais são as principais:

Óleo de Cipreste

O óleo de cipreste é extraído do cipreste-italiano, árvore nativa europeia, vastamente utilizada na medicina popular. Sua função é sedativa, sendo um calmante para o sistema nervoso, promovendo a desintoxicação do corpo e combatendo a ansiedade. A essência do cipreste também é utilizada no combate a doenças respiratórias.

Óleo de Lavanda

Muito tradicional na aromaterapia, o óleo de lavanda é utilizado há séculos para ajudar a combater a depressão e a insônia. Estudos demonstram que seus efeitos são surpreendentes sobre o humor, além de diminuir distúrbios do sono, aliviando o estresse, ansiedade e insônia.

Ylang Ylang

Esse óleo floral traz benefícios surpreendentes à saúde, agindo como um remédio natural para a depressão. O ylang ylang ajuda a liberar emoções negativas, como tristeza e raiva, e seu efeito sedativo auxilia no combate à insônia e também à ansiedade, irritação e cansaço.

Além disso, é também afrodisíaco e tem propriedades antisséptica e antisseborreica. Seu uso deve ser somente por meio de difusão ou com diluição, pois pode causar irritação em contato com a pele.

Óleo de Camomila

Muito famosa por seus efeitos calmantes, a camomila é muito encontrada em chás, velas e produtos para aromaterapia. A inalação de seus vapores combate a depressão e a ansiedade ao acalmar a mente, relaxar o corpo e promover uma boa noite de sono.

As gotas desse óleo podem ser adicionadas ao chá, ao shampoo e em roupas de cama e pode ter melhor efeito se associadas a óleos essenciais de lavanda e ylang ylang em um aromatizador de ambiente caseiro.

Óleo de Bergamota

Conhecido como ansiolítico natural, o óleo de bergamota melhora a circulação de sangue e estimula a energia e sentimentos positivos. Além de aliviar o estresse e acalmar corpo e mente, tranquiliza aqueles pensamentos que costumam tirar o sono. É recomendado, além do uso no aromatizador, pingar algumas gotas no chá antes de dormir.

Você conheceu 5 óleos essenciais para combater a insônia. Faça seu aromatizador de ambiente caseiro e escolha a essência que melhor atenda às suas necessidades para finalmente ter boas noites de sono e melhorar sua qualidade de vida.

Gostou das dicas? Então que tal aprender a fazer um aromatizador de ambiente caseiro agora mesmo?

Comentários