Aprenda técnicas de como manter o quarto arrumado

Aprenda técnicas de como manter o quarto arrumado

Nada melhor que chegar em casa após um dia cheio e encontrar o nosso cantinho limpo e organizado nos esperando, não é mesmo? Mas nem todo mundo sabe como manter o quarto arrumado, seja por falta de tempo ou pela boa e velha preguiça de sempre.

Neste post, vamos ensinar algumas técnicas valiosas para ajudar você a organizar e conservar a limpeza do próprio quarto. São pequenos cuidados que não só mudam o aspecto do ambiente, como também melhoram o seu humor e sua saúde. Continue a leitura e confira!

Bote ordem no armário

Isso pode dar um pouco de trabalho no início, mas é para facilitar a sua vida depois! Reserve um dia ocioso para esvaziar o guarda-roupa e se livrar de peças que não têm mais utilidade. É um ótimo exercício para recordar boas memórias, inclusive. Só não vale se apegar demais e continuar entulhando aquele monte de roupas que não usa há anos.

Todo mundo precisa se renovar de vez em quando e mudar o quarto, um ambiente que diz tanto sobre nós. Por isso, doe ou venda aquilo que não serve mais e que pode cair bem em outra pessoa. As roupas desgastadas não têm outra saída: o jeito é se livrar delas, pois só vão acumular pé e mofo, um pesadelo para quem sofre de alergias.

Sacuda a poeira

Aproveite que o armário está vazio e passe um pano úmido. Os móveis acumulam muita poeira, e se não você não limpá-los com frequência, as partículas podem cair nas roupas. Não precisa fazer uma faxina completa toda semana, mas um paninho de vez em quando não custa nada, vai!

O mesmo vale para a roupa de cama, cobertores, lençóis e travesseiros. Habitue-se a dar uma sacudida neles após se levantar. Isso vai ajudar a preservar a limpeza dos tecidos e manter sua cama sempre organizada e livre do mau cheiro.

Arrume a cama

Essa prática ajuda muito quem não sabe como manter o quarto arrumado. Afinal, cama bagunçada o dia todo transmite sensação de desleixo e pode fazer muito mal. A colcha ou cobre leito não servem apenas para decorar o quarto. Essas peças protegem o lençol das partículas que ficam suspensas no ar, algumas delas capazes de causar irritações no trato respiratório.

Se você não está a fim de passar a noite inteira espirrando, é melhor incluir a arrumação da cama como uma das primeiras tarefas da manhã. E quem sabe concluir essa pequena meta logo cedo não o motive a fazer mais coisas ao longo do dia?

Invista em uma decoração mais clean

Quanto mais enfeites e lembranças guardadas, mais trabalhosa é a limpeza das cômodas e cabeceiras. Não há nenhum problema em preservar pequenas recordações, mas a verdade é que esses pequenos objetos comprometem (e muito) a organização.

Prepare uma caixinha de lembranças para seus suvenires e opte por uma decoração mais básica, com menos móveis e coisas para ajeitar. Isso também vale para a cama, afinal, será que você precisa mesmo de capa de colchão, capa de edredom, saia e um monte de almofadas? Reflita e simplifique!

Não falhe na limpeza e na higiene

Cada pessoa tem disposição diferente para as tarefas domésticas, mas deveríamos tratar a limpeza com uma atividade tão básica e importante quanto escovar os dentes ou tomar banho.

Pelo menos uma vez por semana, varra seu quarto e passe um pano para remover toda a poeira e sujeira acumuladas. E não esqueça de trocar as roupas de cama regularmente, afinal de contas, transpiramos durante a noite e também transportamos impurezas na pele e nas vestimentas.

Organizar a rotina nos faz tão bem, assim como manter o quarto arrumado. O grande segredo nos dois casos é simplificar a sua vida. Muito além de buscar a boa aparência, ser disciplinado(a) na limpeza e arrumação é saber valorizar sua saúde, seu tempo e seu espaço!

Gostou do artigo? Que tal seguir a gente nas principais redes sociais e acompanhar outras dicas? Acesse agora mesmo os perfis da Icamas no FacebookTwitterPinterest e Instagram!