Aprenda como organizar um quarto sem guarda-roupa

    Uma maneira de fugir da mesmice, utilizar melhor os espaços e criar uma decoração arrojada e moderna é ter um quarto sem guarda-roupa. Pode parecer uma missão impossível, mas com criatividade e dedicação é fácil deixar seu quarto organizado e confortável, mesmo não tendo um armário.

    Nesse artigo, separamos algumas dicas que vão ajudar a arrumar suas roupas, calçados e acessórios, sem perder tempo com um guarda-roupa. Continue a leitura e confira alternativas para ter um quarto personalizado economizando espaço e esbanjando organização!

    Aposte em araras

    A arara é a melhor maneira de manter as roupas esticadas e organizadas, principalmente se o quarto for pequeno. Pode ser com rodas nos pés, facilitando a limpeza, ou fixa, com a barra presa no teto ou parede.

    Caso não queira deixar as roupas expostas, basta instalar cortinas. Isso vai mantê-la longe da vista e também da poeira.

    Pendure suportes e ganchos

    Outra forma de montar uma estrutura em que as roupas podem ser penduradas, assim como na arara, é usar suportes de prateleira (mão-francesa) virados para baixo. Depois de fixar, é só colocar os cabides.

    Ganchos também podem ser úteis para organizar os pertences no quarto. Instale atrás de portas e espaços mortos para pendurar bolsas, casacos, toalhas, roupões e chapéus.

    Utilize prateleiras

    Outra opção para manter o quarto arrumado otimizando espaço é utilizar prateleiras nas paredes. Você pode guardar sapatos, toalhas, lençóis,travesseiros e roupas dobradas. Essa alternativa facilita a organização e limpeza dos objetos e contribui para acessá-los rapidamente.

    É possível encontrar suportes individuais, para fixá-los na parede e aproveitar melhor a área, e prateleiras prontas, muito parecidas com estantes.

    Invista em gavetas embutidas

    A gaveta embutida é uma alternativa compacta e prática para substituir o armário, mantendo acessórios, roupas e objetos arrumados sem ficarem expostos.

    Podem ser colocadas embaixo de camas, guardando lençóis, sapatos e colchas, ou de bancadas, auxiliando na organização de objetos e eletrônicos. Por fim, debaixo de araras suspensas favorecendo a decoração do quarto.

    Tenha caixas e gaveteiros

    Gaveteiros e caixas de armazenamento são ótimos para organizar o ambiente. Acomode os pertences nos recipientes e coloque ao pé da cama, encostadas em uma parede vazia ou embaixo de prateleiras, araras e mesas.

    Você pode escolher modelos prontos ou decorar com papéis estampados, fitas coloridas e etiquetas, sempre se preocupando em harmonizar com as cores das paredes, para ter espaço e praticidade sem prejudicar a decoração.

    Prefira guardar malhas, roupas de praia e trajes que não amassam com facilidade.

    Recicle caixotes

    Os caixotes utilizados em feiras e mercados podem ter inúmeras utilidades. Depois de lixadas e pintadas, essas peças podem ser empilhadas, coladas ou fixadas em paredes. É possível criar sapateiras, prateleiras, nichos e estantes de vários tamanhos, substituindo facilmente um guarda-roupa e criando uma decoração rústica e personalizada.

    Também podem ser instaladas rodas, facilitando o transporte e criando alternativas para guardar sapatos, roupas, almofadas e tapetes. Para não precisar ceder a um armário, outros móveis podem ser utilizados, como cômodas, roupeiros e armarinhos.

    Você percebeu que não é necessário investir em móveis para ter organização. As dicas acima vão ajudar a organizar os pertences de seu quarto sem guarda-roupa de forma exclusiva, fácil e arrojada.

    O sofá-cama é um móvel muito utilizado em quartos compactos pela sua versatilidade. Que tal saber mais conhecendo 5 dicas para usá-lo na decoração?

    Aprenda como organizar um quarto sem guarda-roupa