Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Aposte nas cores para deixar seu quarto mais alegre!

Aposte nas cores para deixar seu quarto mais alegre!

. 4 minuto ler

Nossa percepção do mundo é influenciada por diversos fatores. O que enxergamos interfere no nosso humor, na nossa disposição e no nosso psicológico.

As cores são os principais agentes dessa influência e, dentre todos os cômodos, o quarto é o que mais exige cuidado. Mas, não é por ser um local de descanso que não pode ser divertido! Entenda neste artigo, como você pode apostar nas cores para alegrar o seu quarto!

Além de interferirem no nosso humor, as cores também têm o poder de transformar o ambiente de forma positiva ou negativa. Harmonizar o quarto envolve mais do que a escolha das cores. É preciso pensar em tons e combinações também.

O excesso e a falta de harmonia entre as cores escolhidas podem trazer uma sensação desagradável.

Algumas cores remetem a sentimentos mais fortes e impulsivos, como o vermelho e o laranja, por isso é importante saber equilibrar as cores, para que possam remeter a sensações mais agradáveis, principalmente no quarto.

Para o quarto, os tons mais claros costumam ser mais indicados por, geralmente, serem mais associados à sensação de tranquilidade. Mas muitas pessoas preferem a elegância dos tons mais escuros, como o azul escuro, ou o aconchego do marrom.

As cores vão dizer se o seu quarto será elegante, aconchegante, alegre e até mesmo espaçoso. Utilize as cores para ampliar o ambiente e para alegrá-lo também!

Cores mais escuras darão a impressão de um quarto menor e, com o tempo, serão mais cansativas em ambientes pequenos. C

ores quentes são mais alegres e a longo prazo continuarão estimulantes.

Caso você não queira ousar muito na diversidade de cores no seu quarto, aposte em objetos coloridos como luminárias, travesseiros, colchas e até mesmo armários.

equilíbrio é algo muito frisado por decoradores de ambientes, logo, se você gosta muito de alguma cor quente, como o amarelo e laranja, busque o equilíbrio visual inserindo alguma parede ou objeto em cores frias. Sempre busque contrabalançar os elementos do quarto!

As possibilidades são infinitas na hora de alegrar o seu quarto. Algo muito utilizado hoje em dia, é a aplicação de texturas nas paredes, o uso de revestimentos 3D e papéis de parede em diversas formas agregando dinamismo e modernidade ao ambiente. O efeito fica incrível!

Combine com a sua personalidade!

Com tantas formas de alegrar o seu ambiente favorito, fica difícil saber por onde começar, não é? Para resolver qualquer impasse, siga sempre a sua personalidade!

Comece organizando suas preferências e os seus limites. Nem sempre temos tempo o suficiente para reformar toda a pintura de um cômodo. Então, lide sempre com a sua realidade atual!

Se esse for o seu caso, uma ótima forma de alegrar o quarto sem gastar muito do seu tempo é apostar em pontos de cor. Os pontos de cor são pequenos detalhes coloridos ou monocromáticos que irão deixar o seu quarto mais divertido!

Se você tem tempo e não tem medo de ousar, invista em cores mais vibrantes nas paredes equilibradas com cores mais suaves, como o branco. O vermelho é muito energizante, sabendo utilizar com bom gosto, irá transformar o seu quarto em um ambiente cheio de vida e alegria!

No caso de uma personalidade mais discreta, porém marcante, aposte na modernidade dos papéis de parede geométricos coloridos em uma parede inteira ou em parte dela. Os tons de verde misturados costumam transmitir essa tranquilidade e segurança das personalidades mais confiantes.

As cores ideais para a personalidade romântica e sensível normalmente são as mais suaves. Na verdade, qualquer cor em tom mais claro se adéqua a essa forma de ser, pois trazem sempre a sensação de calma e acolhimento. Pessoas sensíveis costumam ser criativas e podem alegrar o quarto brincando com tonalidades da mesma cor!

As cores são elementos tão interessantes, justamente porque oferecem possibilidades infinitas de combinações. Você pode deixar o seu quarto mais alegre com uma cortina colorida, uma colcha, uma escrivaninha, quadros com bordas de cores diferentes, entre muitas outras ideias!

O que está faltando para você começar a incluir mais cores no seu dia a dia? A influência de um quarto colorido, divertido e jovial será extremamente positiva, especialmente depois de um dia exaustivo ou meio desanimado, além de te estimular a atividade, inspirando um dia mais dinâmico todas as manhãs!

Será uma injeção de ânimo!

As cores e os móveis

Busque harmonizar as cores com seus móveis para dar equilíbrio. Por exemplo, se você optar por cores mais escuras, combine com os móveis mais claros e vice-versa. Combinar os móveis com o ambiente não se trata apenas de cor, é importante pensar no material de que tais móveis são feitos.

Caso a sua preferência seja os tons mais escuros, como o azul escuro, não hesite em apostar em armários e escrivaninhas de madeira. Essa combinação traz muito conforto e elegância. Lembre-se que tons escuros são ideais para quartos mais amplos!

A cama é a estrela do quarto e deve estar de acordo com o resto da decoração. A cabeceira de ferro é a mais simples de combinar com qualquer cor que você vá escolher. Se você optou por formas geométricas na parede, você pode utilizar uma cama de ferro com linhas retas, por exemplo.

Caso a sua opção tenha sido os tons mais suaves e românticos, a cabeceira de ferro com curvas sinuosas fará uma composição perfeita com o ambiente. Principalmente, se for na mesma cor da parede, porém em um tom mais forte. Será um contraste bonito e harmônico, sem perder a alegria do romantismo!

A cabeceira de ferro é uma ótima forma de alegrar o seu quarto. Com seus diferentes modelos, ornam muito bem com diversos estilos de decoração (não deixe de ler o nosso artigo sobre os que mais combinam com a cama de ferro!) e mantêm o aconchego e a personalidade do seu quarto.

Além disso, existem as cabeceiras de ferro esmaltadas em diferentes cores e tamanhos, aproveite para escolher a cabeceira de ferro que mais combina com o seu quarto ideal e divirta-se!