Você se inscreveu com sucesso em Blog Icamas
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Blog Icamas
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Almofadas de nó: como fazer?

Almofadas de nó: como fazer?

. 4 minuto ler

Objetos versáteis são essenciais para a decoração de ambientes, porque permitem que sejam utilizados em vários cômodos e de formas diferentes. Sendo assim, as almofadas de nó conseguem ser versáteis e oferecer muitos outros benefícios. Quer saber como fazer almofadas de nó? Neste artigo você vai descobrir o passo a passo!

Passo a passo para fazer almofadas de nó

Antes de tudo, as almofadas de nó são objetos que servem tanto para a decoração do ambiente, quanto para o conforto das pessoas, pois é fofa e macia ao mesmo tempo em que tem grande estilo.

Ademais, você pode utilizar esse tipo de almofaça em locais como:

• Sala;

• Quarto;

• Varanda;

• Sala de brinquedos.

Os locais podem variar de acordo com sua criatividade, porque geralmente o material utilizado na almofada de nó é um material que combina com todos os ambientes, o que facilita que essa tendência cresça cada vez mais.

Quanto à confecção da almofada, alguns materiais serão necessários. O principal é o tecido que pode ser de tricoline ou malha. A estampa vai depender do seu gosto, pois o resultado fica ótimo tanto com tecidos estampados quanto lisos.

Ademais, outros materiais que você vai precisar são:

• Alfinetes;

• Tesoura;

• Fibra siliconada;

• Régua;

• Rolo vazio de papel alumínio ou algo parecido;

• Barbante.

Pois bem, depois de separar tudo que você vai precisar, comece cortando tiras de 17 cm do tecido escolhido. Para isso, é mais fácil abrir o tecido na horizontal em uma superfície plana.

Depois, você vai precisar unir as pontas das tiras para que fique uma tira grande de 4 metros. Nesse momento, prenda com o lado estampado para dentro. Para facilitar, utilize os alfinetes para demarcar e depois costure com uma máquina ou à mão, a depender da sua escolha.

A costura na máquina fica mais firme e segura, além de ser muito mais rápida. Porém, é possível obter o resultado esperado se quiser costurar à mão.

Depois de costurar os 4 metros de tira, feche uma das pontas para que você inicie a etapa de preencher a tira com o enchimento de fibra siliconada. Para esse passo, é a hora de utilizar o tubo vazio de papel alumínio, pois ele vai permitir que você alcance todas as partes da tira.

Para tanto, coloque o tubo no interior da tira e puxe todo o tecido até que fique bem enrugado em toda extensão do rolo, até o final onde vai estar costurado. Depois, vá colocando a fibra no interior do rolo e empurrando com o auxílio da regra ou de outro objeto que você tenha e que faça esse papel.

Depois de conseguir preencher completamente a tira de sua almofada, retire o rolo de alumínio para poder costurar a segunda ponta que ainda estava aberta.

Agora, chegou o momento de realizar as tramas para completar o processo do passo a passo de como fazer a almofada de nó. Pode parecer a parte mais complicada de todo o processo, mas não é.

Realizando os nós

Para conseguir dar o efeito de nós, pegue a tira e faça uma volta com ela de mais ou menos 25 cm. Vai sobrar bastante tira livre, então realize uma segunda volta de forma que fique exatamente em cima da anterior.

O final da segunda volta precisa terminar bem onde terminou a primeira volta para que fique parelho. Se quiser, para auxiliar, você pode amarrar um barbante na parte onde termina as duas voltas para que consiga trabalhar o restante do processo sem perder os dois arcos já formados.

Depois, localize o centro dos arcos e aperte de forma que fique parecendo um oito, de modo que o centro fique na mesma posição em que o barbante está amarrado. Depois, para que o número oito fique formado sem desmanchar, amarre outro barbante.

Logo em seguida, pegue o que sobrou da tira e faça duas voltas iguais envolvendo o oito bem onde o barbante está amarrado. Nessa etapa você vai ver que ficou um formato de oito com duas voltas no meio, o que deixou dois espaços vazios nas duas pontas do oito.

Com isso, pegue a ponta que ainda sobrou da tira e passe por dentro de um dos espaços passando pelas duas argolas. Repita o mesmo processo passando a tira restante por dentro do outro espaço, no sentido de continuidade.

Ainda vai restar uma parte da tira, de modo que você precisa repetir mais uma vez o último passo. Passe a tira por dentro do espaço ainda restante nas laterais do oito inicial.

Para finalizar, você precisa costurar a ponta solta que ainda resta com a outra ponta que está lá dentro da almofada. Para isso, procure a outra ponta colocando a mão entre os nós e solte o barbante que prende o interior. Assim, vai poder puxar um pouco da outra ponta e prender com a ponta externa.

Para prender, use linha e agulha, pois nesse caso a máquina de costura não é indicada. Por fim, dê leves puxadas em todas as partes para ajeitar os nós e deixar mais uniforme. Sua almofada está pronta para ser usada onde quiser. A primeira almofada que você confeccionar pode ser mais demorada, pois estará aprendendo.

Porém, o processo não é difícil e logo você vai entender bem a dinâmica e conseguir fazer sem precisar verificar as instruções.

Dessa forma, esse é um dos jeitos mais fáceis e básicos de fazer almofadas de nó. Serve tanto para tecidos lisos quanto estampados, pois os nós ficam parelhos e harmônicos.

O ideal é fazer várias almofadas desse tipo para compor o ambiente, seja um sofá em uma sala de estar, enfeite de cama ou até mesmo em sofás e poltronas de ambientes externos.

Além disso, esse tipo de almofada é ideal para combinar com estilo retrô de móveis, como os móveis de ferro. No quarto, por exemplo, as almofadas de nó combinam muito bem com uma cabeceira de ferro.

Por isso, se gostou desse passo a passo e quer montar um ambiente com esse estilo, entre em nosso site agora mesmo e veja as opções de cabeceiras de ferro que oferecemos a você!