Afinal, quais são as causas da insônia?

    As causas da insônia estão entre os temas mais estudados e discutidos nos últimos tempos. Os distúrbios do sono ainda envolvem uma série de questões não respondidas, entretanto, novas descobertas estão ajudando a esclarecer essa doença que intriga médicos há anos e perturba a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

    De acordo com dados da OMS, a insônia já afeta 40% dos brasileiros e aproximadamente 11 milhões deles dependem de medicamentos para dormir. Esse é o seu caso? Então continue a leitura, pois, neste artigo, falaremos sobre as mais recentes descobertas que explicam as causas desse mal. Acompanhe!

    Hereditariedade

    Um estudo chefiado por Murray Stein da Universidade da Califórnia analisou o DNA de 33 mil soldados norte-americanos que apresentavam problemas no sono mais acentuados do que a média da população nos Estados Unidos. Os resultados apontaram fatores genéticos entre as causas da insônia e depressão entre os participantes com descendência europeia.

    Esse é um dos primeiros estudos que trazem embasamento científico aos padrões de sono observados em vários membros de uma família. Se seus pais, tios ou irmãos sofrem de insônia, as suas chances de apresentar o problema podem ser maiores, o que deve servir como um alerta para que os cuidados sejam ainda maiores.

    Alimentação

    De acordo com a nutricionista Tatiana Zanin, alimentos que estimulam o sistema nervoso central podem dificultar o sono, como café, bebidas energéticas, chá-mate e açaí, entre outros. O ideal é evitá-los após as 16 horas para que o cérebro possa se regular naturalmente para o descanso.

    Entre os idosos, é ainda importante se atentar à falta de cálcio no organismo, algo que também pode contribuir para a insônia. Alimentos ricos em cálcio, como leite e iogurte, são essenciais para as pessoas mais velhas.

    Condições de saúde e doenças

    Várias condições e doenças podem interferir na qualidade do sono, tais como a idade, estresse, ansiedade, alergias, síndrome das pernas inquietas e até diabetes, mal de Parkinson e Alzheimer. A causa da insônia, porém, nem sempre está ligada à patologia em si, mas aos medicamentos utilizados.

    Entre as principais doenças relacionadas ao sono, a depressão é a mais relatada entre os pacientes. Segundo o site WebMD, 80% das pessoas com depressão não tratada apresentam alguma dificuldade para dormir, o que classifica esse problema como um dos principais sintomas da doença.

    Uso excessivo de aparelhos eletrônicos

    Um estudo preliminar realizado por pesquisadores das Universidades de Stony Brook e Wisconsin apontou uma relação entre o tempo que os adolescentes passam em frente às telas e doenças como insônia e depressão.

    O próximo passo da pesquisa será analisar se essas alterações persistem na idade adulta, entretanto já há um consenso entre médicos e pesquisadores sobre os malefícios do uso de aparelhos eletrônicos em excesso, principalmente nas últimas horas antes de adormecer.

    Atividade física

    Não vamos incentivar você a abandonar a academia, muito pelo contrário. O estilo de vida sedentário também pode ser uma das causas da insônia, além de trazer várias outras consequências para a sua saúde no curto e longo prazo.

    Em contrapartida, pessoas com maior dificuldade para dormir devem evitar a prática de exercícios de quatro a seis horas antes de se deitar, deixando um espaço de tempo considerável para o organismo desacelerar e se preparar para o repouso.

    Dores e desconfortos

    Dores pelo corpo e desconfortos frequentes podem estar relacionados a uma série de fatores, como má postura, excesso de atividade física, traumas musculares (pancadas) e síndromes como a fibromialgia.

    Por outro lado, a cama e o colchão desgastado também podem ser a causa do desconforto. Os colchões devem ser trocados após alguns anos, pois suas propriedades vão sendo perdidas com o uso. Da mesma forma, as camas, quando não são feitas de material resistente, podem ceder com o tempo e prejudicar a acomodação do colchão.

    Como você pôde perceber, as causas da insônia são bastante abrangentes e envolvem desde os nossos hábitos às nossas condições de saúde. Estamos sempre falando aqui no blog sobre a importância do sono para a qualidade de vida, portanto, não deixe esse problema para depois, você merece dormir bem.

    Está gostando das nossas dicas? Então nos siga nas redes sociais! Estamos no FacebookTwitterInstagram e Pinterest.

    Afinal, quais são as causas da insônia?